Pular para o conteúdo

4 dicas úteis para você ser um chefe bom nota 10

4-dicas-uteis-para-voce-ser-um-chefe-bom-nota-10

Quem disse que ser chefe é uma tarefa fácil? Ser respeitado sem ser temido e saber impor as regras de forma clara e objetiva, sabendo lidar com as diferenças de cada um é essencial para que não só a convivência entre toda a equipe seja harmoniosa, mas também para obter bons resultados ao final de cada mês.


Super Recomendo! Marketing Digital Autônomo da Beleza
Posts Prontos Beleza


“Existem duas formas de liderar uma equipe. Ou os funcionários têm medo de você e te obedecem; ou eles têm admiração por você e te obedecem! Sempre procurei trabalhar da segunda maneira. Se dou o exemplo, trato os assuntos profissionais com profi ssionalismo e fora do trabalho me comporto como amigo, meus funcionários acabam sendo cúmplices das nossas clientes e dividem bem a amizade com o trabalho.

A equipe confia no meu trabalho devido o sucesso das tarefas executadas (cabelos feitos) e o resultado é retorno das clientes”, explica o hair stylist Luiz Cintra, do salão Emília Borges (SP).

Outra forma de manter os funcionários unidos é quando existe admiração pelos serviços que estão sendo realizados, pois dessa forma raramente é preciso dar bronca ou reclamar de algo mal feito, além da democracia quanto a metodologia de trabalho empregada. Caso o grupo não esteja de acordo com as regras estabelecidas, o ideal é que o chefe esteja aberto a novas ideias, sempre com o objetivo de encontrar o equilíbrio entre o que é bom para o salão, para a equipe e principalmente para a cliente.

1) Não Misture as Coisas

Nada impede que você seja amigo dos seus funcionários, porém, é bom deixar claro que a amizade existe no salão, mas que os assuntos relacionados a trabalho devem sempre ser tratados de forma profissional. “Tudo que preciso falar, mandar ou reclamar, deixo bem claro que é sempre visando nosso crescimento profissional, aumentar nossa clientela e consequentemente aumentar o faturamento. Procuro observar muito o que todos fazem e visualizar a maior qualidade de cada funcionário, extraindo as melhores habilidades e potencial de cada um”, afi rma Luiz. Já das portas do salão para fora, o tipo de relacionamento pode ser diferente, incluindo brincadeiras, happy hour e porque não uma balada.

2) Hora da bronca

Mesmo que os ânimos estejam exaltados, lembre-se que não existe nada pior que sair aos gritos na frente de todo mundo. Nesse momento, a melhor coisa a se fazer é chamar a atenção do funcionário em particular. Um bom chefe chama a pessoa em um canto ou em uma sala reservada e explique o que aconteceu, além de dizer como você gostaria que as coisas fossem feitas, afinal, apontar os erros é fácil, difícil é ensinar, por isso que uma conversa é sempre válida.

Caso a bronca seja coletiva, espere o salão fechar e reúna a equipe. Se o problema for sério e envolver uma cliente, a melhor maneira de proceder é chamar a atenção da pessoa no mesmo momento para que a cliente veja que as providencias foram tomadas.

3) Regras em Prática

Para que a metodologia de trabalho seja implantada de forma eficiente, não existe uma regra especifica, mas, dar o bom exemplo é o primeiro passo. “Seja você o exemplo. Chegar antes do horário, estar sempre bem arrumado (barba feita, cabelo penteado, maquiagem feita), são algumas atitudes que você pode adotar.”

Outra dica é ser rígido quanto as regras, abrir muitas exceções em um ambiente com muitos funcionários pode acabar sendo desastroso e você perderá as rédeas da situação.

4) Motive a sua Equipe

Elevar a autoestima do seu funcionário, pode ser uma maneira de aumentar a sua produtividade. Elogie o seu bom desempenho sempre que possível, e for merecido, e de preferência em público. “Procuro colocar metas para os funcionários e metas para a equipe. Dessa forma, todos ajudam a todos (para meta em equipe) e todos procuram produzir mais e melhor (meta individual). Premiar bons resultados com dinheiro, folga ou mesmo um presente também acho uma forma interessante de motivar o individuo”, aconselha Luiz Cintra.

Uma boa maneira de saber se os seus métodos estão dando resultado é avaliar o estado emocional e profissional da equipe. Se tudo está funcionando bem, quer dizer que estão motivados e consequentemente felizes no ambiente de trabalho.

Dicas para ser um Excelente Líder (chefe)

Veja como pequenas ações no dia a dia podem fazer toda a diferença na hora de lidar com a sua equipe.

1. Oriente sua equipe sempre que necessário.

2. Seja transparente e justo nas decisões.

3. Compartilhe os bons resultados com a equipe, valorizando e reconhecendo o mérito de cada funcionário.

4. Tome decisões em conjunto e assuma a responsabilidade.

5. Saiba delegar tarefas.

6. Em caso de falhas, busque junto com os funcionários aprender com os erros e identificar as falhas do processo.

7. Realize feedbacks com frequência.


Super Recomendo! Marketing Digital Autônomo da Beleza
Posts Prontos Beleza


1 comentário em “4 dicas úteis para você ser um chefe bom nota 10”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.