Pular para o conteúdo

7 cuidados de higiene que todo Maquiador deve fazer

7 cuidados de higiene que todo Maquiador deve fazer

1. MATERIAL SUJO. Não lavar os pincéis (ou higienizar) a cada uso. O profissional deve ter muitos pincéis, ou seja, ter vários pincéis de cada função, para usar um kit em cada cliente. Gosto que a minha cliente sinta os pincéis bem macios e cheirosos. Há também uma preocupação com higiene, claro.

Já vi pincéis imundos em salões, que parecem nunca terem sido lavados. Pincéis de base tão sujos que são visivelmente manchados de toda cor, cheios de poeira grudada, com as cerdas descabeladas e tortas, com fungos. Imaginem o grau de contaminação desse material?

Se o profissional ainda conta com poucos pincéis ou tem aqueles preferidos, que gostam de usar em qualquer maquiagem, basta usar os higienizadores de pincéis e álcool 70 entre uma maquiagem e outra. Mesmo que o pincel tenha sido usado uma vez e esteja aparentemente limpo, imagine aplicar pó no nariz de uma cliente muito gripada e depois de meia hora enfiar o mesmo pincel na cara da cliente seguinte? Pode haver contaminação. Gripe, conjuntivite, herpes…

2. PINCEL DE BOCA NO BATOM. Ao aplicar batom na cliente, passar o pincel diretamente no batom e depois na boca, de novo no batom e na boca. Assim, o maquiador leva muitas bactérias e vírus para o produto e depois para a boca da outra cliente. Legal, né (só que não)? Os batons devem ser raspados com uma espátula de aço inoxidável ou acrílico, sempre higienizadas com álcool 70 antes e depois do uso. O maquiador deve pegar com a espátula a quantidade necessária de batom e levar o pincel somente até a espátula.

3. SOPRAR SOMBRAS, BLUSH, PINCEL E ATÉ O ROSTO DA CLIENTE. Já vi tudo isso ser feito ou indicado em revistas, sites, na televisão, em salões. Segue a mesma lógica dos números 1 e 2.

4. USAR SALIVAS PARA PEQUENAS CORREÇÕES. Também não precisa mais explicar. Nojo!

5. USAR UNHAS COMPRIDAS E ANÉIS GRANDES. Unhas longas juntam bactérias e sujeira, podem ser foco de contaminação e mesmo machucar a cliente. A mesma coisa para os anéis.

6. CHUPAR O LÁPIS DO OLHO ANTES DE APLICAR. Mais um exemplo de maquaigem feita com baba. Também já presenciei o fato. A pessoa dá uma chupadinha básica na ponta do lápis de olho e em seguida aplica no olhinho da cliente! :S

7 . NÃO LAVAR (OU HIGIENIZAR) AS MÃOS ENTRE CADA MAQUIAGEM.

Agora, se você não faz nenhum dos 7 ítens acima, parabéns você está pronta para se jogar no mercado profissional de maquiador. Confira as vagas disponíveis para maquiador aqui no site do Carreira Beauty.

Fonte: Blog MAC maníaca

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.