Pular para o conteúdo

A massagem SHANTALA e o bebê do futuro

A massagem SHANTALA e o bebe do futuro
Shantala, é uma técnica de massagem indiana, para acalmar bebês. Descoberta pelo obstetra francês Frederick Leboyer, quando estava em viagem pela Índia, e se deparou com a cena de uma mulher, que massageava seu filho em calçada pública, seu nome era Shantala. Leboyer pediu para fotografá-la e filmá-la, e o fez por alguns dias, captando cada movimento, cada gesto. Em homenagem a essa mãe, Leboyer deu o nome específico, pois faz parte da rotina de cuidados com o bebê.

Benefícios da massagem Shantala

Os cientistas observaram as seguintes características positivas atribuídas à aplicação de massagens em bebês:

  • A regulação das funções fisiológicas digestivas e respiratórias, o que contribui para evitar a manifestação de cólicas, prisão de ventre e dor de barriga, e para favorecer a digestão;
  • O desenvolvimento da propriocepção, ou seja, a consciência do próprio corpo;
  • O ganho de peso para o bebê;
  • Auxilia o sono tranquilo;
  • Favorece a troca afetiva entre pais e filhos;
  • Estimula o sorriso e a interação.

+ Aprenda a montar seu site GRÁTIS em 5 minutos


Qual produto usar para fazer a massagem Shantala?

Deve ser realizada com óleo natural de origem vegetal, levemente aquecido. Preferencialmente com cheiros mais suaves.

Quem deve fazer a shantala?

Não existem restrições, podendo ser feita por babás, mas o ideal é que seja feita pela mãe ou pelo pai. Lembre-se que um dos benefícios é diminuir o vínculo entre mãe (pai) e o bebê. Uma dica é que não se fale durante a massagem, o ideal é que o bebê sinta o carinho, o amor através do toque e olhar.

Como é feita o tratamento natural ?

A shantala pode ser feita em crianças de até 9 anos. Para começar, coloque uma música suave e deixe o ambiente aquecido. O bebê não pode sentir frio. Com o nascimento do bebê, o que as mamães e os papais têm de mais precioso com ele é o toque, pois é através desse ato que a criança irá conseguir perceber o mundo externo que ele está após o nascimento e poderá sentir todo amor e carinho transmitido pelos pais.

Já para os pais, os benefícios da massagem feita irá trazer a confiança em lidar melhor com o bebê, aumento da leitura dos sinais, além de dar a possibilidade de conhecer melhor o corpo do seu bebê, unindo mais os laços familiares. Uma boa hora para se fazer a shantala é antes do banho, pois o banho completa o relaxamento e retira o excesso de óleo terapêutico do bebê.

Vídeo sobre a massagem Shantala

http://www.youtube.com/watch?v=PDEQYUSpvng

 


Cristiane Achkar
CRISTIANE ACHKAR
Acupunturista, massoterapeuta, esteticista e consultora de bem estar e qualidade de vida.
+ Veja mais artigos

 

2 comentários em “A massagem SHANTALA e o bebê do futuro”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.