Pular para o conteúdo

A mudança de comportamento influencia no sucesso do seu salão de beleza?

Temos a obrigação do alto conhecimento, saber dos nossos defeitos e qualidades, saber do nosso limite, temos que ser críticos de nós mesmos, apontar para nós mesmos os nossos erros, e o fundamental é corrigi-los. Ai sim, entra a magia milagrosa, mudança de comportamento!

Nosso comportamento impacta diretamente em nosso SUCESSO ou FRACASSO, escolhemos diariamente, mesmo que inconsciente qual caminho iremos trilhar, através das nossas atitudes e decisões.

“Você sabe para onde está caminhando”?

Se você está nesse momento lendo esse artigo, não demore mais para ser autor da sua própria história. Tome as decisões, mais próxima do acerto, e se não acertar, saiba que é saudável e inteligente dar um passo para traz, e em fim recomeçar. Vivemos diariamente na correria, do ter que fazer para ontem, sem tempo muitas vezes para comer, pensar, refletir. O dia parece não corresponder às inúmeras coisas que temos que fazer: pagamentos, compras, atendimento ao cliente, levar filho para escola, lição de casa, reuniões, atendimento de fornecedor, fiscalizar a limpeza, cuidar da casa e muito mais… Pecamos exatamente na correria do ter que fazer. Nesse momento de estresse diário causado pela síndrome do “Pensamento Acelerado” não pensamos antes de agir, esquecemos de algumas atitudes imprescindíveis e vamos somente fazendo o que devemos naquele momento. Veja este exemplo: Você está sem tempo para verificar seu estoque e não percebeu que está sem Ox e Pó Descolorante, tem uma cliente já agendada há dias para fazer luzes. Quando via preparar o procedimento se dá conta da falta dos produtos. O que vc. faz? Sai correndo para comprar em qualquer lugar, o que achar, conclusão: pagou o dobro nos produtos, o resultado ficou longe do que deveria, o serviço não teve qualidade, e isso vai se repetindo…e assim vai, o café, açúcar, papel higiênico, etc… Isso quando esquece de pagar os boletos em dia, pagando juros e multas, e ainda tem de apagar os incêndios diários: falta isso ou aquilo, faz a correria que não estava programada e desfoca no atendimento ao cliente. E pior, o cliente percebe tudo, o cliente vai cansado, o salão “X” é muito bom, mas é tão desorganizado e ai vai… O resultado disso tudo vem no final do mês, as contas não fecham. Mas o dinheiro entra! E onde está esse dinheiro? Meu Deus, o que estou fazendo de errado? Trabalho duro e não sobra nada!

Como é seu financeiro?  A receita bruta entra na conta do salão ou na sua? Ou você usa uma conta só para suas contas pessoais e contas do salão? Se andam juntas você não consegue responder como está seu financeiro. Não sabe quanto realmente lucra ou perde. Ainda tem as promoções relâmpago que você faz, sem saber como anda seu financeiro, e acaba ganhando um dinheiro ilusório, porque o dinheiro entra, mas será que teve lucro ou apenas empatou? Ainda pior, você pode estar bancando totalmente essa promoção e não percebe.

Você sabe qual é o custo real do seu salão de beleza, sabe quanto custa para abrir as portas todos os dias? Será que tem um ralo enorme dentro do seu salão e não sabe onde ele se esconde?

Mudança imediata de comportamento ou o frcasso!

Não é fácil, como nada nessa vida é! Então de um tempo para você. Pense em suas atitudes e decisões, se organize, o planejamento é fundamental. Crie uma rotina de trabalho e a siga rigorosamente. A “força de vontade” é necessária, saia da zona de conforto, lembre-se seu dinheiro está indo diretamente para um ralo que você precisa identifica-lo com a máxima urgência. Se não identificar “GRITE” e contrate um consultor, pesquise bastante antes da contratação, o desespero e a emergência também não é saudável. Se dê esse tempo e busque as mudanças que precisa fazer e faça!

Desenvolva rotinas de trabalho para toda sua equipe!

Depois de identificar suas fraquezas e implantar as mudanças necessárias, com certeza vai enxergar que seus profissionais e funcionários tem vícios que atrapalham o bom funcionamento do seu negócio e que é impactado diretamente no seu financeiro. Se o gestor precisa de mudanças, a equipe toda precisa mudar também. Mais uma vez, se de um tempo para pensar. Pegue um caderno e escreva “Análise e Mudanças” e comece: recepção, limpeza, profissionais, estoque, manicure, manobrista, etc… Coloque toda sua equipe no caderno reflita nas tarefas atuais, desenvolva a rotina funcional necessária e aplique. Com a implantação das mudanças de comportamento de todos o ralo desaparece e o lucro vem para todos.

Correria do dia a dia

Identificando que sou um só, preciso de ajuda nas minhas próprias tarefas.

Sabendo reconhecer quais mudanças são necessárias, dependendo do tamanho do seu salão e movimento, você deve perceber que o gestor, quando também é o profissional, jamais conseguirá desenvolver uma rotina onde consiga fazer tudo, contrate imediatamente um gerente! Sim, você precisa focar no serviço e no atendimento ao seu cliente. Isso já demanda praticamente todo seu tempo e não vai conseguir administrar e fiscalizar tudo. É humanamente impossível. Nunca veja essa contratação como “gasto”, pois isso é uma economia ilusória e perda de dinheiro, esse é um ralo real. O gestor/profissional tem a obrigação de acompanhar o gerente para não ser enganado, mas não precisa executar todas essas tarefas, portanto contrate um gerente e dobre seu faturamento.

Boa Sorte!

 

Rebeka Borges
Rebeka Borges
Consultora e Coach
Gestão de Pessoas e Marketing

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.