Pular para o conteúdo

O que são alisantes capilares e quais são os mais usados nos salões?

O que são alisantes Capilar

Alisantes capilares são produtos cosméticos, preparações químicas com pH alcalino (acima de 12,0) portanto são preparações que alisam ou relaxam , reduzindo o volume dos cabelos. Têm em sua composição substâncias irritantes à pele que podem causar queimaduras no couro cabeludo e também levar à quebra e queda de cabelo. Teoricamente, esses produtos se utilizados corretamente de acordo com instruções dos fabricantes e se esses produtos forem devidamente registrados na ANVISA , não devem causar danos.


Super Recomendo! Marketing Digital Beleza


Os produtos alisantes são formados por: agente alcalino, fase oleosa e fase aquosa basicamente. Como agentes alcalinos fortes, podemos encontrar  substâncias com propriedades de alisamento mais comuns em produtos atualmente, tioglicolato de amônio, hidróxidos de sódio, potássio,cálcio ou de lítio e hidróxido de guanidina. O uso do formol (formaldeído solução a 37%) não é permitido como alisante em cosméticos, somente como conservante da formulação (até 0,2%)  ou formador de resina em esmaltes (até 5%) segundo RDC 162/01 ANVISA. O formol também pode deixar os cabelos endurecidos e quebradiços pois solubiliza óleos e portanto dissolve o cimento intracelular e a membrana que envolve as fibras de queratina, tornando –as desprotegidas, sem maleabilidade e brilho. Quando era permitido o uso do formol em escovas progressivas para alisamento, este tinha a função de conservar a forma “chapada” do cabelo e não alisar, a função de alisar era da chapinha.

Os alisantes capilares mais utilizados

Guanidina – é o alisante de cabelo que se forma através da mistura de hidróxido de cálcio e carbonato de guanidina. O preparo deverá ser realizado pelo profissional, porque requer habilidade, se a mistura for preparada com maior quantidade de hidróxido de cálcio prejudicará os cabelos com ressecamento excessivo da fibra capilar.
A guanidina tem maior força na quebra das ligações de cistina do que o tioglicolato de amônio.

Tioglicolato de amônio – a força de alisamento do tioglicolato de amônio é a menor dentre todas as bases, no entanto é o que promove menor dano a fibra capilar, com menos perda de proteínas. O alisamento a base de tioglicolato de amônio é compatível com cabelos que passaram por descoloração, como luzes e mechas, ou colorações, mas o teste da mecha sempre deverá ser realizado.

Hidróxido de lítio – esta é a base mais forte de todas, porque seu potencial de quebra de cistina é maior. Ele permite um alisamento mais rápido, porém não significa que seja menos agressivo que os alisamentos a base de sódio.
Dentre os alisantes de cabelo este é o menos utilizado também, porque seu custo é alto e quase não é encontrado no comércio.

Hidróxido de sódio – a ação desta base é intensa e rápida, mais forte que a guanidina. Muito utilizado na técnica de alisamento. Além de seu alto poder de quebra da cistina ele também possui moléculas menores facilmente penetráveis na fibra capilar.


Super Recomendo! Marketing Digital Beleza


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.