Pular para o conteúdo

Aproveite as férias na praia sem a casa mofada

  • por
É hora de curtir a praia – e não o mofo!

É só abrir a porta da casa de praia e sentir aquele cheiro de mofo! O nariz coça, os olhos ardem, a pele fica irritada! Quando você entra, os móveis estão mofados e outros itens branquinhos, com aquela camada de bolor por cima… Um horror, não é? São manchas difíceis de remover!

Para amenizar o problema, você pode pegar quadradinhos de algodão cru – de 15 centímetros de diâmetro – e colocar giz de quadro negro (ou sagu), casca de canela, casca de laranja seca e cravo. Amarre a trouxinha em forma de sachet e espalhe pela casa. O aroma da laranja com as especiarias se espalha pelos ambientes – o que desperta a atenção de quem fica na casa.

Voltando à receita, o cravo, a canela e a casca de laranja in natura são bactericidas, fungicidas e antimofo – e ótimos para combater as traças! Não provocam alergias em crianças e nem em adultos. É possível fazer estes saches com essências sintéticas, mas adianto que eles não farão o mesmo efeito – o melhor são sempre os óleos essenciais. E mais: as essências sintéticas podem causar alergia principalmente em quem tem rinite.

Ainda para o armário, também recomendo aromas como cedro com lavanda e lemongrass com laranja e lavanda. Basta colocar os óleos em saches de sagu ou giz e até mesmo em bolinhas de cerâmica.

Também desenvolvi um spray antisséptico, feito com óleos essenciais, que ajuda bastante no combate a este problema. Pode ser utilizado sobre cortinas e áreas úmidas da casa para evitar o surgimento de mofo. Também pode ser aplicado em telas das janelas, nos ralos, nos banheiros, nos armários e em todos os locais que você imaginar. Gostou? Então tome nota:

Spray antimofo e bolores

– 90 ml de água
– 5 colheres de sopa de vinagre branco
– 40 gotas de óleo essencial de Tea Tree (Melaleuca alternifolia)
– 30 gotas de de óleo essencial de Gerânio (Pelargonium graveolens)
– 40 gotas de óleo essencial de Palmarosa (Cymbopogon martini var. Motia)

Misture todos os ingredientes em um frasco PET, com spray, de 110 ml. Antes de usar, é preciso agitar bem para misturar os óleos essenciais. Este produto não deve ser aplicado na pele.

 


Samia Maluf
SAMIA MALUF
Psicóloga, formação em Aromaterapia e é autodidata em Aromacologia.
Atende pacientes e consultora para empresas e spas.
+ Veja mais artigos

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.