Autoconhecimento é tudo! você se conhece? Sabe onde quer chegar?

A importância do alto conhecimento facilita a descoberta do que exatamente queremos e onde queremos chegar, e ainda nos alerta para os conflitos desnecessários.

Super Recomendo! Marketing Digital Autônomo da Beleza
Posts Prontos Beleza


Você já parou por um momento para se perguntar qual é o seu maior defeito? Faça essa pergunta diante do espelho olhando bem fundo nos seus olhos. Seja honesto (ninguém está vendo)… Se conseguiu chegar a uma conclusão vai se surpreender como muitas coisas que dão errado em nossas vidas é porque não paramos para pensar, falar e depois agir. Neste mesmo exercício, se pergunte qual é a sua maior qualidade. Será que vc. a explora de modo saudável e ampla para que sua vida seja mais fácil?

Por isso que o autoconhecimento é fundamental e muito saudável, pois interfere diretamente em nossa vida pessoal, profissional e interpessoal. Temos que parar de falar e agir antes de pensar! Temos que desenvolver o “refletir” e “analisar” uma situação ou o relacionamento com as pessoas.

Para aprofundar o seu autoconhecimento, faça este outro exercício: pegue um caderno e vá escrevendo quais são os defeitos que você enxerga na sua pessoa, pense nas palavras que você diz as pessoas que estão ao seu lado todos os dias! Todos os seres humanos, tem seus dias de fúria, raiva, ódio, derrotas, desilusões e frustrações, assim como dias de alegrias, vitorias, conquistas e reconhecimentos. Portanto, porque temos que achar que o outro é sempre o culpado, e ele é que tem que mudar?

Se você conseguir identificar que algum de seus defeitos gerou alguma situação desagradável, MUDE! Mude suas atitudes, baseado na sua descoberta. Não tenha vergonha de voltar atrás.

Continue se exercitando… Agora escreva também suas qualidades. Crie suas metas e foque em seus objetivos. Escreva se o que está fazendo é o que realmente quer para melhorar sua vida. Nunca perca o foco, dando espaço para os defeitos. Planeje cada passo e explore muito suas qualidades.

  • Crie desafios para si mesmo e perceberá as mudanças positivas

Não é fácil, como nada nessa vida é, por exemplo: emagrecer é bem difícil, deixamos sempre para amanhã ou para próxima segunda. É nesse momento que entra em cena a “força de vontade”, ela é fundamental e quando nos conhecemos, não deixamos as picuinhas do dia a dia atrapalhar nosso sucesso, seja ele profissional e/ou pessoal.

  • Conseguimos fazer tudo que queremos!

Caso não consiga identificar seus defeitos e qualidades: GRITE! Procure ajuda de um profissional. Uma dica é aprender a observar os defeitos (sem criticá-los) e as qualidades do outro. Se parar para pensar, você também comete alguns erros dos outros. Tente filmar seu comportamento ou gravar suas conversas. Você vai perceber seus defeitos ou suas qualidades imediatamente apenas pelo tom da sua voz. Analise, vai perceber que falou algo que não deveria ter falado ou tomou atitudes que não levaram a nada, e irá reverter a situação com atitudes positivas! Com um pouco de força de vontade, você mesmo irá procurar por mudanças positivas, as picuinhas não farão mais partes da sua vida, porque você saberá administrar os conflitos. Todos nós, seres humanos, somos errantes e falhamos diariamente. O fato de saber que falhamos e ter a consciência para reverter, sempre com atitudes positivas “se desculpar, pensar antes de agir e falar, nos colocarmos no lugar do outro e/ou ouvir o “outro” é fundamental para evitar conflitos.

Muitas vezes não sabemos nos expressar e damos margem para que os outros interpretem como bem entenderem.

  • Acabando Com As Picuinhas Diárias

Sabendo reconhecer nossos erros e entender que o outro não entendeu o que falamos, tudo fica fácil, porque falamos novamente e a pessoa entende e a picuinha desaparece, e isso não é MAGICA e alto conhecimento.

Então saiba o que falar, como falar, em que hora falar e vai perceber que tudo começa a ficar mais fácil.

A paciência também é uma atitude fundamental. Quando você precisar repetir várias vezes o mesmo assunto, não se irrite e não comece a julgar o outro. Muitas vezes as pessoas não são o que achamos, não é mesmo! Nem sempre o que vemos com facilidade é o mesmo para os outros.

  • existem milhares de pessoas que não sabem ou não querem admitir seus defeitos e não acreditam em suas qualidades!

A importância de saber quem somos é fundamental. Todo ser humano necessita diariamente de outros para conversar, trocar ideias, divergir, trabalhar, chorar, sorrir… Lembre-se toda instituição é feita de pessoas.
Seus clientes, seus colegas, seus parceiros de trabalho são pessoas, na sua casa existem pessoas. À nossa volta, o tempo todo, tem milhares de pessoas que nem sabem quem são, não sabem dos seus próprios defeitos e qualidades. É mais fácil criticar o outros do que enxergarmos a nós mesmos. Boa Sorte em suas descobertas!


Super Recomendo! Marketing Digital Autônomo da Beleza
Posts Prontos Beleza




Rebeka Borges

Consultora e Coach Gestão de Pessoas e Marketing


One thought on “Autoconhecimento é tudo! você se conhece? Sabe onde quer chegar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *