Pular para o conteúdo

Colorimetria para principiantes

Colorimetria para principiantes

Colorimetria é a ciência que estuda a medida das cores e desenvolve métodos para quantifica-las transformando-as em valores numéricos. Mede e analisa a composição de uma cor (tonalidade, brilho, saturação). A cor é uma percepção visual de um objeto provocada por um feixe de luz sobre as células da retina (olho). Mas não vamos complicar.


Super Recomendo! Marketing Digital Beleza


As cores resultam da soma em proporções iguais ou diferentes, de 3 cores primárias: amarelo, azul ciano e vermelho magenta.

colorimetria cabeleireiro

Em proporções iguais, temos as cores secundárias verde, vermelho alaranjado e azul violeta. A soma das secundárias, em proporções iguais ou diferentes, dá origem às cores terciarias e assim por diante.

Círculo de cores ou estrela de Oswald

circulo-de-cores estrela-de-osvald

 

Dada a formação das cores, temos que as cores complementares são as cores que, se somadas, se anulam. Esse é um conhecimento muito importante já que cabeleireiros lidam com tinturas e este círculo o a estrela pode informar que tipo de cor ele deve utilizar se, após a aplicação de alguma tintura o cabelo ficou avermelhado por exemplo. Para neutralizar o vermelho é só acrescentar um pouco de verde à tintura. O verde é a cor complementar do vermelho, juntos se anulam. Acontece também com os loiros… se ficar muito amarelado, deve-se adicionar violeta à tintura ou utilizar um tonalizante violeta para neutralizar o amarelo, e assim por diante.

Os corantes e os pigmentos estão presentes em tudo que vemos. Naturais ou sintéticos fazem parte da composição de vários produtos, não só em cosméticos. Em cosméticos, os corantes e os pigmentos servem para colorir os próprios produtos ou os cabelos (tinturas, tonalizantes) e a pele (maquiagens).

Em cabelos, as colorações podem ser:

Coloração temporária ou coloração por deposição

coloração temporária

Promovem até 30% de cobertura dos fios brancos. Começam a ser removidas após a primeira lavagem. São usadas para neutralizar outras cores como por exemplo tons amarelados em cabelos grisalhos. São sintéticas – corantes ácidos, ou naturais – Henna. Estas tinturas não permeiam as cutículas, se depositam nelas (moléculas grandes demais para permear), mas podem permear parcialmente se o cabelo passou anteriormente por tratamento químico que o deixou poroso.  Promovem uma coloração gradual com o tempo. São aquelas utilizadas em tonalizantes. Vantagens: Fácil e rápida aplicação. Desvantagens: Odor desagradável, a mudança da cor é progressiva e não imediata, leva muito tempo.

Coloração semi-permanente

mecanismo de coloração semi-permanentes

Promovem até 50% de cobertura de fios brancos, e são tinturas não oxidativas, aquelas com apelo de “sem amônia”. Tem duração da cor de 5 a 10 lavagens e utilizam corantes catiônicos que tem afinidade com a fibra capilar.

 

Coloração Permanente

coloração permanente

Promovem até 100% de cobertura de fios brancos e a cor dura mais de 10 lavagens. São tinturas oxidativas, agem em meio altamente alcalino (amônia) e oxidante (água oxigenada). Os corantes e acopladores entram no córtex, causam a descoloração da melanina e depositam os corantes (moléculas pequenas que polimerizam no córtex ficando impedidas de sair da fibra capilar).

Referência

– Pinheiro et al 2002. Mecanismos de degradação da cor de cabelos tingidos: um novo modelo de proteção. Disponível em: www.cosmeticsonline.com.br/2011/detalhes-artigos/627


Super Recomendo! Marketing Digital Beleza


8 comentários em “Colorimetria para principiantes”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.