Pular para o conteúdo

Dicas para formar uma boa equipe com o hairstylist Fernando Paravano

Dicas para formar uma boa equipe com o hairstylist Fernando Paravano

Muitas pessoas tem me procurado para tirar dúvidas a respeito de abrir um salão de beleza ou esmalteria (Nail bar). Percebo que eles sempre estão com as mesmas informações “gerais” referentes a abertura de qualquer outro comércio, mas não basta saber o quanto pretende investir, escolher o ponto certo, publico alvo etc, é preciso se preparar adequadamente para a realidade do negócio. Conhecer detalhes sobre o dia-dia dos bastidores dos salões de beleza e como sobreviver em meio de tanta concorrência, são apenas alguns desafios que vem pelo caminho.


Super Recomendo!


Como formar uma boa equipe? Como consultor e profissional da área, tenho dois motivos principais que me inspiraram para a área de consultoria, porém, meu trabalho ainda é limitado devido minha rotina como cabeleireiro e maquiador. 1- Não deixar o novo empreendedor a mercê dos profissionais (capacita-lo para lidar com a equipe); 2 A equipe não ficar na mão dos novos empreendedores (abrem um lindo salão, contratam os profissionais e fecham depois de dois anos).

Formar uma equipe exige conhecimentos da rotina de um salão, posso destacar aqui um casal que estão prestes a inaugurar um grande salão no interior de São Paulo. Eles estão se preparando a um ano, além dos cursos de gestão, ela esta fez um curso de manicure e um de cabeleireira,  tudo para poder entender melhor  da área. Não estou dizendo que todos tem que seguir este caminho, mas conhecimento nunca é demais. Tive péssimas experiências com empreendedores que não é da área, quando precisavam tratar de questões importantes, porém técnicas deixavam muito a desejar. Como formar uma equipe sem saber avaliar um bom profissional antes de contrata-lo?  Existem umas séries de questões que gosto de conversar com meus clientes:

. Como deve ser o perfil de um profissional de uma área específica, ex: manobrista, recepcionista, cabeleireiro, assistentes, manicures, etc.

. Formação de filosofia interna: ajuda os profissionais entenderem direitos e deveres.

. Tipos de gerencias: contábil, administrativo, técnico.

. Tipos de contratação.

.Sempre conte com a opinião de um profissional experiente antes de contratar outro.

Nem todo bom profissional  tem um bom caráter: avalie ele durante 3 meses antes de contrata-lo.

. Procure referencias de antigos empregos .

.Treinamento de equipe constantemente: Não existe milagre, uma boa equipe se constrói com o tempo.

. E por ultimo, inclua em sua lista de leitura o livro “As 17 incontestáveis leis do trabalho em equipe” do autor John Maxwell.


Super Recomendo!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.