Como melhorar o desempenho da sua equipe?

Um dos trabalhos mais difíceis dentro de um salão de beleza com certeza é lidar com  equipe, na verdade lidar com o ser humano é uma grande lição de aprendizado.

Quanto maior o desafio, maior a necessidade de se trabalhar em equipe. – John Maxwell

Vamos começar analisando contextos; Se o sua equipe é iniciante, bingo! Ótima oportunidade para desenvolver um grande trabalho de aprendizado e treinamento. Mas se sua equipe for antiga, vai exigir muito da liderança, principalmente se eles estiverem cheios de vícios devido a rotina e falta de treinamento. Tenho percorrido vários salões tentando motivar e treinar equipes, mas não tem sido fácil, afinal, não vai ser com uma palestra ou duas que iram aparecer os resultados, é preciso pulso firme, mudanças de hábitos, motivação total da parte dos lideres.

Quando falamos de faturamento, tem muitas coisas que a casa pode fazer para atrair mais clientes. Marketing, parcerias e bom atendimento são algumas obrigações que o salão tem para alcançar novos clientes. Mas e o profissional? Como ele se posiciona a respeito desta situação? Geralmente o que vemos são profissionais acomodados, sempre reclamando do ganho, mas não fazem muita coisa para mudar esse quadro. As redes sociais, por exemplo, são ótimas ferramentas para divulgarmos nosso trabalho, mas ao invés disso, muitos preferem usar como entretenimento. Imagine se um profissional, cabeleireiro, manicure, depiladora ou esteticista separar um tempo todos os dias para divulgar seus trabalhos para novos clientes, ou entrar em contato com aqueles que a um tempo não aparecem no salão, com certeza as chances de retorno aumentariam. Imagine as manicures parando de reclamar e vendendo mais serviços como: adesivos, unhas decoradas, esfoliação e hidratação, francesinha, entre outros. Imagine esteticistas animadas, dispostas a dar uma cortesia para clientes novas e tentando vender mais pacotes de serviços de acordo com a necessidade de cada cliente. Claro que uma equipe assim não se encontra por ai, mas é possível começar um trabalho de treinamento, é claro que começando pela liderança, sem o exemplo deles a equipe nunca sairá da zona de conforto.

Lembro-me quando treinei uma equipe de 40 pessoas, sendo 8 cabeleireiros, 10 manicures, 2 esteticistas, 1 podóloga, 2 depiladoras, 3 massagistas, entre outros funcionários. Foi um grande desafio, mas uma situação me chamou a atenção, o cabeleireiro que garantia o maior faturamento da casa, foi o maior interessado em crescer, e em 2 messes ele aumentou 20% do faturamento, ele só precisava de umas dicas de marketing pessoal e técnicas de vendas. São muitos fatores que eu poderia descrever aqui, com certeza contribuiriam para o crescimento de sua equipe, mas vamos partir do básico. Estabeleça metas, arrume a casa, faça reuniões periodicamente, depois sente com cada profissional, só assim é possível fazer um diagnóstico da equipe e procurar uma solução adequada.


 

Fernando Paravano
FERNANDO PARAVANO
Cabeleireiro, maquiador e consultor de salão de beleza
+ Veja mais artigos

 



Fernando Paravano é cabeleireiro e maquiador a 16 anos, trabalhou nos melhores salões de São Paulo e se especializou nas técnicas de corte das academias Tony Guy e Vidal Sassoon, ministra cursos e palestras em feiras, centros técnicos e salões de beleza, com uma didática diferenciada tem cativado um publico alvo em seu trabalho, também presta consultoria para novos empreendedores na área da beleza, dentro e fora do Brasil. Contatos: (11)97158-3245


One thought on “Como melhorar o desempenho da sua equipe?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *