Pular para o conteúdo

A diferença entre maquiagem definitiva e micropigmentação

A micropigmentação é o de­pósito de pigmentos na camada subepidérmica da pele com o auxílio de um dermógrafo e agulhas apropriadas. O pigmento é introduzido em camada super­ficial, que sofrerá um desgaste juntamente com a camada cór­nea. Assim, sua permanência será temporária. A partir do 12° ao 18° mês, o pigmento poderá sofrer um clareamento gradativo necessitando de uma reavaliação e, se necessário, será feito o retoque para que seu traço e cor sejam acentuados. Mas, na maio­ria dos casos, sua permanência na pele é de dois a cinco anos.


O aplicativo mais comentado pelas esteticistas:


São várias as regiões onde se pode realizar a micropigmen­tação. As mais comuns são as sobrancelhas, olhos e lábios. “A pele saudável é o limite”, diz Vilma Hupalo, micropigmenta­dora.

diferenca-maquiagem-definitiva-micropigmentacao

Nas sobrancelhas podem ser realizadas algumas técnicas, como a tridimensional, que provoca efeito esfumaçado no sentido do crescimento dos fios. É indicada para poucas falhas a moderada. A técnica degradê permite a união do efeito esfu­maçado com a técnica de fio a fio. É indicada para quase todos os tipos de sobrancelhas. Já a técnica fio a fio reproduz um fio preenchendo falhas, dando volume e forma à sobrancelha, realizada na maioria das vezes em pessoas que possuem um volume de pêlos razoável.

A técnica compacta consis­te em fazer um traço perfeito, reproduzindo uma sobrancelha. É utilizado mais em casos em que a pessoa tem poucos pêlos ou nenhum.

Por fim, a técnica esfumaça­da é um efeito de maquiagem, como se fosse uma sombra pas­sada ligeiramente na sobrance­lha, para dar mais cor e volume. É utilizada mais em sobrancelhas com médio volume.

Delineador e contorno dos olhos

Nos olhos, a micropigmentação não é realizada na mucosa, como quando se utiliza lápis de olho. O pigmento é introduzido na linha rente aos cílios superiores e inferiores, “dando um efeito incrível de cílios mais volumosos e olhos com vida, contornados.” A intenção, segundo Vilma, é “não deixar aquela imagem de maquiagem carregada, pesada, de como se a mulher estivesse acordando de maquiagem. E sim de realçar a sua beleza.”

O efeito lifting ou iluminador visa deixar as pálpebras ilumina­das com efeito lifting. É ideal para realçar o traçado da sobrancelha.

Já o contorno e preenchi­mento labial é uma técnica utili­zada para contornar os lábios que não possuem um delineamento natural, ou seja, são assimétricos. O preenchimento é ideal para dar cor a lábios muito claros, que nem se percebe a linha branca (linha entre a pele e a mucosa), ou apenas para dar a cor que deseja ter nos lábios.

Despigmentação

Com a utilização de um de­terminado cosmético, serve para remover o pigmento já introduzido na pele, corrigindo cores indesejadas (azuladas, esverdeadas, avermelhadas e acinzentadas) e a assimetria da sobrancelha. Segundo Vilma, pode ser utilizada também para a remoção de tatuagem. Neste caso, é necessária uma avaliação para ver a que grau se chega de clareamento da tatuagem, poden­do após a despigmentação, fazer um trabalho de camuflagem.

De acordo com Vilma, com a moderna técnica em micropig­mentação fio a fio 3D, as imper­feições são disfarçadas, realçando os traços mais marcantes do ros­to feminino. “Olhos delineados, bocas expressivas, sobrancelhas desenhadas, marcas do rosto rosadas fazem parte de um rosto bonito, sendo uma das principais características de uma aparência jovem. E por meio da micropig­mentação é possível recuperar esses traços que são apagados com o envelhecimento”, conclui Vilma.

Maquiagem Definitiva X Micropigmentação

Micropigmentação: é um pro­cedimento diferente da antiga maquiagem definitiva, porque é, na verdade, uma maquiagem temporária. O aparelho usado tem uma rotação menor que o da tatuagem, deixando o traço mais suave. O pigmento usado é próprio para o rosto e não sofre variação de cor como o da tatuagem, que após alguns anos azulava as sobrancelhas.

Maquiagem definitiva: é um tipo de tatuagem que perfura a camada mais profunda da pele. Se o resultado não agradar, é complicado livrar-se do pro­blema.


O aplicativo mais comentado pelas esteticistas:


9 comentários em “A diferença entre maquiagem definitiva e micropigmentação”

  1. Avatar
    zeni da Rocha Recuero

    Pessoal o jato de plasma e o laser conseguem desfazer este tipo de pigmento mal feito nas sobrancelhas. Geralmente e feito no por 3 ou mais sessões. Dependendo como a pele ira reagir ao tratamento. Demora mas vocês alcançam o resultado.Busquem informações. Espero ter ajudado vocês. ABraços- Esteticadelcuerpo.

  2. Fiz contorno dos olhos e fiquei mto arrependida!
    Ficou feio e torto!
    Sem falar que me envelheceu muito!
    Gostaria muitíssimo de retirar!
    Quero mto saber mais a respeito!
    Como faço para contactar vocês?!
    Vilma me socoreeeee!!! (rs…)
    Desde já agradesço!
    Nyna …S2…

    1. Assim como a Nyna lá de cima, fiz a micropigmentação do contorno dos olhos ha 1 semana, mas eu qro retirar totalmente. Qro voltar aos meu olhos naturais de antigamente. Como faço para isso? Aguardo retorno.

      1. Conseguiu, Clara? Eu tmbm tô arrependida… foi mal feito, ja tem quase 1 ano que nem me olho direito no espelho, porque um olho ficou maior que o outro… tô procurando conselhos… obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.