Pular para o conteúdo

Dor de cabeça? Trate-a de maneira natural

  • por
dor-de-cabeca-aromaterapia

Não são somente as contas do início do ano que nos trazem dor de cabeça: ela pode surgir por muitos outros motivos também. Tensão muscular, irritação, problemas do dia a dia, efeito colateral de medicamentos, má alimentação, falta de atividade física, má circulação sanguínea, há vários motivos para que a dor apareça e, por isso, também existem muitas formas de tratá-la. Uma delas é a Aromaterapia. Essa ciência trata doenças por meio dos Óleos Essenciais – substâncias retiradas de plantas que trazem todos os benefícios terapêuticos delas concentrados em apenas uma gota. Como há várias causas para as dores de cabeça, também temos vários Óleos Essenciais que podem tratá-las de maneira bastante eficaz.

Um dos óleos mais indicados é o de Lavanda. É muito seguro, de aroma de fácil aceitação, e pode ser usado até mesmo em crianças, idosos e pessoas convalescendo de outras doenças. Muitas vezes, dores de cabeça são causadas por tensão e estresse e a Lavanda é indicada para o relaxamento, sendo perfeita para se usar à noite, pois também ajuda a adormecer e a dormir em paz. Use-o em um Aromatizador Plug, colocando 20 gotas de Óleo Essencial de Lavanda com 5 gotas de Óleo Essencial de Limão Siciliano e 5 gotas de Óleo Essencial de Copaíba.

Outro Óleo Essencial para a dor de cabeça é o de Hortelã Pimenta. Funciona bem em casos de dores por tensão e sinusite. Use-o aplicando nas têmporas (dilua uma gota em duas gotas de Óleo Vegetal de Calêndula ou Semente de Uva ou Girassol ou Creme Base Neutro, tudo da marca By Samia Aromaterapia) e em inalação, cheirando-o diretamente do frasco. Outro bom local para massagem para tratar uma dor de cabeça é na região do peito e do pescoço. O Óleo Essencial de Hortelã Pimenta é muito eficaz no alívio de dores de cabeça por congestão nasal, se inalado. Ele ajuda a acabar com o congestionamento que causa a pressão nos seios da face e com a dor.

Outro método de utilização de Óleos Essenciais para a dor de cabeça é colocar algumas gotas de Óleo Essencial em uma bola de algodão, tecido, lenço, ou alguma parte de algum tecido. Inspire profundamente do pano de tempos em tempos, até que a dor de cabeça diminua. Para as dores de cabeça, os Óleos Essenciais também podem ser adicionados em compressas frias. Basta manter a compressa sobre a testa para o alívio da dor de cabeça.

Agora, se a dor de cabeça é causada por ressaca, o melhor é utilizar o Óleo Essencial de Lemongrass (capim cidreira). Deve-se usar em compressas frias na testa, sempre diluindo os Óleos Essenciais em álcool e, após este procedimento, colocar em água. Use 10 gotas de Óleos Essenciais em uma colher de café de álcool e, depois, dilua este em 20 ml de água gelada para molhar o pano da compressa.


Samia Maluf
SAMIA MALUF
Psicóloga, formação em Aromaterapia e é autodidata em Aromacologia.
Atende pacientes e consultora para empresas e spas.
+ Veja mais artigos

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.