Pular para o conteúdo

Gordura Visceral X Gordura subcutânea

Obesidade é considerada um grave problema de saúde pública da atualidade, apresentando prevalência crescente nas últimas décadas em diversas populações.


Super Recomendo!


Existem basicamente dois tipos de acúmulo de gordura, a gordura visceral ou intra-abdominal e a gordura subcutânea.

 

A gordura subcutânea é a gordura localizada abaixo da derme antes dos músculos, tanto que em pessoas mais acima do peso é difícil visualizar os ventres musculares abdominais por exemplo. Você pode pinça-la entre os dedos e para avaliá-la é muito utilizado o adipômetro por profissionais educadores físicos e nutricionistas.

A gordura visceral é a gordura que se deposita abaixo dos músculos entre os órgãos na cavidade peritoneal, não sendo possível palpá-la. Esse tipo de acúmulo é mais comum em homens do que em mulheres. A gordura visceral afeta negativamente a saúde, aumentando a inflamação nos órgãos, em parte porque ele libera substâncias chamadas adipocinas, que são proteínas de sinalização celular que aumentam a pressão arterial e influenciam a insulina.

gordura-visceral

A gordura visceral, também diminui a quantidade de adiponectina no corpo, um hormônio essencial para a queima de gordura que ajuda a acelerar o metabolismo, o que significa que existem mais triglicérides ao entrar na corrente sanguínea. A combinação da diminuição da sensibilidade à insulina, hipertensão e triglicérides elevadas, muitas vezes pode resultar em aterosclerose, colesterol elevado LDL (o tipo mau), e é um fator importante para o desenvolvimento de diabetes.

Uma das principais diferenças entre eles é que o tecido adiposo visceral é metabolicamente mais ativo e os adipócitos apresentam uma maior atividade lipolítica que o tecido adiposo subcutâneo, essa é uma das explicações do porque é mais fácil eliminar aquela barriguinha do que o culote.

É importante reconhecer o tipo de acúmulo do seu cliente para poder indicar o melhor tratamento para ele. Em geral para gordura visceral recomendamos atividade física e dieta, já para gordura subcutânea podemos lançar mão de diversos tratamentos estéticos, mas isso não é regra e depende de uma boa anamnese. Cada profissional baseado nos seus conhecimentos e nos recursos que dispõe irá sugerir após a anamnese o plano de tratamento ideal para seu cliente.

Até a próxima!


Super Recomendo!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.