Pular para o conteúdo

Marketing boca a boca em serviços de estética

Como alavancar o marketing boca a boca na estética

Como alavancar o marketing boca a boca na estética.

como-atrair-clientes-na-estetica-marketing-clinicas

Uma coisa é fato, o marketing boca a boca não é algo novo, na realidade este foi o método utilizado na primeira venda da história, vindo a alavancar muitas outras.

Este tipo de marketing sempre foi muito relevante, mas ganhou muito mais força com o advento da internet, principalmente com o uso das redes sociais, tendo um status ainda mais poderoso, e tudo isso não é à toa. Você já parou para pensar quantas pessoas recorrem a opinião de outras no momento em que estão em dúvida para se adquirir um serviço ou produto? O Quanto pessoas são influenciadas por uma opinião positiva de um parente, amigo ou colega?

O ser humano não quer errar ao contratar um serviço de estética, ou qualquer outro que seja, ou até a compra de um produto, e busca pistas para saber se aquele produto ou serviço é de qualidade, e nada melhor do que recorrer a opinião de quem já o utilizou para se sentir mais seguro em sua compra.

É muito comum alguém mencionar que está satisfeito ou insatisfeito em relação a algo que acabou de comprar? Com certeza você também está incluído nesta lista de pessoas, afinal, este tipo de comportamento de compartilhar as experiências e repartir as incertezas é algo que faz parte do ser humano e que alimenta o marketing boca a boca.

No entanto, a grande dúvida é em relação a como que as clinicas ou profissionais  podem aproveitar esse marketing boca a boca na estética para poderem alavancarem seus negócios, certo?

Fique tranquilo, pois iremos auxiliar com que você consiga sanar essa e muitas outras dúvidas em relação a como implementar o na estética.

Saiba mais sobre o marketing boca a boca na estética

Fazendo marketing boca a boca

O famoso marketing boca a boca é uma indicação do cliente motivada por um serviço de excelência e um atendimento ao cliente espetacular realizada por você e pelos funcionários da sua estética.

Ou seja, o marketing boca a boca na estética ocorre entre os clientes que amam e aprovam o seu conceito de qualidade, credibilidade e confiança.
Uma indicação pode ser extremamente valiosa e na grande maioria das vezes pode vir de um amigo seu, ou simplesmente de um cliente que adquiriu o serviço de estética de sua empresa,  e devido a uma série de características que você lhe proporcionou, acabou tendo uma ótima experiência e resolveu lhe indicar.

Como é possível melhorar esse marketing boca a boca na estética e conseguir a indicação de mais clientes?

Confira:

Experiência do cliente com o serviço de estética

banner-atendimento-ao-cliente

 

Quando estamos nos referindo a experiência, isso não significa que é apenas profissional, mas sim, a experiência em relação a compra que o seu cliente possui quando decide lhe contratar.
Isso pode estar relacionado com diversos fatores, mas, o Principal é o atendimento ao cliente. Oque você precisa entender é que mesmo que o seu serviço seja o melhor, se o seu atendimento ao cliente for deficitário, certamente a experiência de seu cliente será negativa e gerará a você um marketing boca a boca que comprometerá a sua imagem.

A dica é:

Sempre pense em todas as etapas que a sua clientela está envolvida dentro do processo de compra, posteriormente, tente melhorar a sua experiência em cada uma delas, principalmente a que diz respeito ao atendimento.

Comunique o Valor do seu serviço de estética (Não é o e não preço)

Saiba comunicar todo o valor que seu serviço de estética possui para o cliente, inclusive com o uso de materiais de apoio, como banners, flyers, placas, mas principalente na conversa informal do dia a dia.
Lembre-se que o valor que você vê, na maioria das vezes não é percebido pelo cliente, por isso, você deve comunicar sempre.

Explique ao cliente o seu porquê, qual a sua missão dentro da estética, que você tem funcionários muito qualificados e preparados para atende-lo, ou se você trabalha só, que você é este profissional qualificado e preparado, que você se preocupa com o bem estar e a saúde do cliente, seguindo todas as regras de biossegurança na estética, que seus cosméticos são de qualidade extrema com teste de eficacia, e seus aparelhos de estética possuem registro na Anvisa.

Enfim, você tem que fazer uma lista dos benefícios e pontos fortes do seu serviço e comunicar isso ao cliente. Assim sendo, enxergando o real valor, as chances de ele te indicar serão muito vmaiores.

Relacionamento com o seu cliente

Pense no fato de que o cliente escolheu você em meio de tantos outros concorrentes e isso acabou sendo uma honra. Portanto, saiba cultivar esse cliente e trabalhe ele com ações que sejam capazes de sempre mantê-lo informado em relação a sua empresa e mostre que você não se esqueceu dele. Hoje há diversos meios de fazer isso, como o envio de e-mail , sms, whatsapp, midias sociais etc. Mas não se trata de envio de promoções, e sim relacionamento.

O maior exemplo que eu vi sobre este tipo de abordagem foi dado por Joe Girardi, considerado pelo Guiness Book, o maior vendedor do mundo. A maior arma de Joe, foi, justamente, pelo relacionamento com o seu cliente e todos que estavam em volta do seus clientes.

Se deseja saber mais sobre Joe Girard, leia o seguinte livro e tenha excelentes ideias para implementar no seu negócio de estética.

marketing boca a boca com joe girardi

Marketing boca a boca na estética

Resultados dos serviços de estética

O marketing boca a boca funciona para qualquer tipo de empresa que venda qualquer tipo de produto ou serviço, mas, isso realmente irá funcionar caso tais companhias sejam muito boas e o seu serviço de estética realmente  dê resultados e sendo assim, que valha a pena ser comentado.
Se o serviço  em questão não der resultados, de certa forma as pessoas ainda irão falar sobre ele, porém, não irão dizer coisas positivas, muito pelo contrário. Essa é a grande beleza do boca a boca: os bons produtos e profissionais vencem e os considerados ruins, perdem.

Por isso, deve existir por parte do profissional de estética, uma busca incessante por conhecimento, testar cosméticos e equipamentos, e além disso cobrar e motivar o cliente para que ele siga as orientações que lhe foram dadas, para que o resultado seja o melhor possível, gerando assim, o Burburinho, conhecido como Buzz Marketing ou marketing boca a boca.

Marketing boca a bocas na mídias sociais

Além de seu cliente poder postar para todo mundo ver que ele está com você fazendo um tratamento de estética incrível, você pode também fazer o mesmo, com a autorização do cliente, é claro. Muitos bons profissionais de estética fazem isso e obtém excelentes resultados com esta prática. Se o cliente autoriza essa postagem, é por que ele está validando a sua qualidade.

No  fan page da sua estética no Facebook, provavelmente tenha um campo de avaliações, onde as pessoas podem avaliar o seu serviço de estética com 1, 2, 3, 4 ou 5 estrelas. Imagine alguém entrar na sua fan page e ver um monte de depoimentos ao seu favor. As chances desta pessoa lhe contratar serão muito maiores, concorda?

Depoimentos dos seus clientes em Vídeo 

Outra técnica legal é selecionar clientes extremamente satisfeito com o seu serviço de estética e solicitar a ele, um depoimento rápido em vídeo, para que você possa divulgar nas mídias sociais, principalmente no facebook e no seu youtube.

Ao ver esses depoimentos, quem não conhece o seu serviço de estética terá uma primeira pista de que poderá confiar em você, facilitando assim o seu processo decisório, e consequentemente, aumentando as chances de esse cliente fechar com você e não com os seus concorrentes.

Comece agora mesmo

Uma boa forma de se começar isso é adicionando ao marketing que você já está fazendo, uma cultura de atendimento excelente, busca incessante por resultados e coroar isso com um bom relacionamento com o seu cliente.

Vale ressaltar que nem tudo que você tentar irá funcionar, mas, fique tranquilo, pois isso é natural.

marketing boca a boca funciona bem melhor quando você pensa em como conseguir ganhar as recomendações e o respeito de seus clientes dando-lhe a eles mais do que eles esperavam.

[epico_capture_sc id=”59″]

Não existe um botão exato que você possa apertar e de repente a sua empresa ou você mude, por isso, comece procurando por pessoas que estejam interessadas em começar e abraçar a sua causa, opte por funcionários que realmente acreditam em sua marca e acima de tudo em sua empresa. Defina sua missão, visão e valores com base nestes princípios e empenhem-se em colocar essa cultura na mente de todos as pessoas envolvidas no processo, clientes, funcionários, fornecedores e principalmente, na sua mente.

O que importa é realmente começar. Uma vez que todos consigam sentir o gosto do quanto é bem-sucedido este tipo de marketing, o sucesso será inevitável.
Agora, após conferir um pouco mais sobre o famoso marketing boca a boca, que tal começar a colocar tudo em prática e aguardar pelos resultados, os quais sem dúvida alguma serão extremamente satisfatórios.

Boa sorte.

 

Cristiano dos Santos
Cristiano dos Santos
Empreendedorismo na Estética – Empreender é poder
+ Veja mais artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.