Pular para o conteúdo

Nanotecnologia nos cabelos e pele – parte 1

Já repararam na quantidade de produtos para cabelos e pele lançados nos últimos tempos utilizando ativos nanotecnológicos?

Vários não é?


Super Recomendo!


Mas o que é um “ativo nanotecnológico”?

É um ativo que foi “miniaturizado”, diminuído à escala nanométrica, isso quer dizer, partículas muito pequenas de diâmetro de 0,1 até 100 nanômetros. Um nanômetro é igual a 0,000000001 metro !!! Para se ter uma ideia, um átomo tem diâmetro médio de aproximadamente 0,1 nanômetro.

Foto: Fapesp

Foto: Fapesp

E por que “miniaturizar” esses ativos?

Esses ativos apresentam performance superiores quando comparados com ativos convencionais. Isso acontece porque quanto menor o ativo maior a permeação dele nas camadas do cabelo ou da pele, consequentemente, maior poder e área de ação. Também, esses ativos por terem uma estrutura “encapsulada” tem uma liberação no cabelo, na pele controlada e prolongada.

Fonte: Illumin

Fonte: Illumin

Mas esses ativos, por serem tão pequenos não podem entrar na corrente sanguínea e causar algum dano à saúde?

Não ! Esses ativos destinados para uso cosmético passam por longos estudos durante seu desenvolvimento para que sejam desenvolvidos em um tamanho que permeiem mais camadas que os convencionais mas de um tamanho que não seja suficiente para chegar até a corrente sanguínea. Esse tamanho de partícula para que seja um ativo seguro é maior que 100 nm.

Mais nanotecnologia em cosméticos nas próximas postagens, aguardem !


Super Recomendo!


1 comentário em “Nanotecnologia nos cabelos e pele – parte 1”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.