Pular para o conteúdo

O que fazer quando o cliente está com pediculose (piolho)

pediculose-piolho-cabeleireiro-salão-de-beleza

Receber um cliente com piolho (pediculose) em seu salão de beleza é algo que pode acontecer com qualquer cabeleireiro. É um assunto chato e delicado para tratar nessas situações, muitos profissionais não sabem como reagir. Porém, não podemos fingir que não vemos, afinal é uma doença e temos que ajudar nossos clientes, tudo isso usando muita ética, discrição e profissonalismo. Agindo assim, você estará ajudando o cliente e fidelizá-lo em seu salão.


Super Recomendo! Marketing Digital Beleza


O que é o piolho?

O piolho capilar, nome científico Pediculus humanus capitis é um inseto pequeno que se alimenta de sangue, não possui asas e pode ser morto com água acima de 60 graus Celsius, mas essa temperatura é muito quente para lavar a cabeça.

pediculose-piolho-cabeleireiro-salão-de-beleza

Como e pediculose é transmitida?

O piolho capilar se espalha através do contato com o cabelo de outra pessoa. Como fios de cabelo podem ficar depositados na escova ou pente de um cabeleireiro, os insetos podem se espalhar dessa maneira. Portanto, seguindo as regras da Anvisa lavando e esterilizando pentes, tesouras e escovas entre cada cliente, você evita a transmissão de pilho.

O que fazer com clientes no salão com piolho?

A pediculose não impede o atendimento de clientes em salões de beleza. Mas é importante que os cabeleireiros sejam treinados para manter a discrição e adotar procedimentos cautelosos a fim de evitar uma infestação, como agendar um horário reservado para este cliente e separar todos os objetos que o atendimento requer. É recomendável descartar pentes e esterilizar cuidadosamente toalhas, tesouras e navalhas.

Caso seu cliente não saiba que tem piolho, chame-o a um lugar reservado e com cuidado nas palavras avise-o que ele está com pediculose e deixe-o confortável que no seu salão de beleza uma vez ou outra aparecem clientes com problemas e indique-o ao dermatologista. Existe shampoo que você compra na farmácia para pediculose (tenha sempre no seu estoque) e avise o cliente que você pode aplicá-lo na lavagem do cabelo.

Caso a cliente queira fazer algum tratamento de progressiva, permanente ou coloração é melhor evitar, pois esses produtos podem causar desconforto ao cliente. Qualquer processo químico precisa ser evitado nesse período. Os piolhos causam eczemas no couro cabeludo, os quais costumam ser uma porta aberta para outras infecções e irritações na pele.

tratamento-piolho

Como prevenir a pediculose no salão de beleza

1. Manter pentes e escovas sempre lavados, esterilizados e secos.
2. Higienizar toalhas e roupões diariamente.
3. Lavar bem as luvas usadas na lavagem e na tintura.
4. Alertar o cliente assim que notar o problema.
5. Limpar as cerdas da escova para não acumular fios entre uma cliente e outra.

Prevenindo em casa

1. Trocar as roupas de cama e de uso pessoal diariamente.
2. Tomar banho todos os dias e lavar o cabelo quando necessário.
3. Não emprestar pentes e escovas para outras pessoas.
4. Evitar deixar o cabelo úmido e prender só quando estiver seco.
5. Observar regularmente a cabeça das crianças à procura de piolhos e lêndeas.

Piolho: riscos do cabeleireiro

O assunto é delicado pois você pode perder o cliente ou então pode trazer sérios problemas pro seu salão se não for feito da forma correta. Caso você não limpe corretamente os seus materiais e contaminar demais clientes do seu salão, você pode perder vários clientes e podendo ocorrer até um processo contra você. Porém, feito um atendimento discreto, profissional e ético com o cliente com pediculose, o cliente ficará tão satisfeito com seu profissionalismo que você poderá fidelizá-lo. Não discrimine clientes, pois um bom profissional é aquele que está preparado para as mais diversas situações.


Super Recomendo! Marketing Digital Beleza


3 comentários em “O que fazer quando o cliente está com pediculose (piolho)”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.