Pular para o conteúdo

O que fazer quando seu paciente tem medo de agulha?

O que fazer quando seu paciente tem medo de agulha

[quote]

“A sensação percebida pela aplicação das agulhas de Acupuntura é rápida e de pequena intensidade, sendo comumente não dolorosa devido ao pequeno diâmetro (0,25 mm) da agulha e à técnica de inserção. “

[/quote]

8 Dicas aos profissionais de acupuntura

  1. A Acupuntura é um procedimento seguro e apresenta baixa ocorrência de complicações. Contudo, trata-se de um procedimento invasivo realizado em regiões do corpo próximas de vasos sanguíneos, nervos e órgãos, logo, a segurança da Acupuntura é maior quando praticada por profissionais qualificados e treinados para o diagnóstico das doenças e para a aplicação das agulhas. 
  2. A tensão emocional de alguns pacientes associada ao medo da inserção de agulhas relacionada à aplicação de injeções (geralmente na infância onde a injeção é um castigo: “Se não se comportar vai tomar injeção !”), costuma ser a principal causa geradora do medo que leva alguns pacientes a não procurarem a Acupuntura.
  3. Na consulta inicial o profissional deve abordar o assunto com o paciente explicando a diferença da aplicação de Acupuntura em relação às injeções, mostrando que nas injeções o calibre da agulha é muito maior, a técnica de aplicação é diferente e que além da perfuração há injeção de líquido contendo a medicação, fatores que não ocorrem na Acupuntura.
  4. O acupunturista deve sugerir que o paciente tenha uma primeira experiência com uma ou duas agulhas antes do início do tratamento, evitando ansiedade excessiva e dando tranqüilidade ao paciente que percebe como a Acupuntura não é dolorosa.
  5. É importante saber, que como os pontos de Acupuntura são locais de concentração de terminações nervosas, a região dos pontos tende a ser mais sensível, principalmente se o ponto encontra-se em desequilíbrio devido ao adoecimento do paciente. As pessoas possuem sensibilidade dolorosa em diferentes graus e esta sensibilidade é influenciada pelo estado emocional, pelas experiências anteriores de dor e pela integridade das estruturas transmissoras de estímulos no organismo, logo, algumas pessoas podem ser ou estar mais sensíveis a pequenos estímulos. Algumas vezes, o posicionamento da agulha próxima a estruturas nervosas ou na superfície da pele pode causar desconforto e nesta situação deve-se informar o profissional   para que o mesmo proceda com a correção da inserção da agulha, cessando imediatamente a sensação de incômodo.
  6. Após a inserção da agulha poderá ocorrer sensação discreta de peso local, choque elétrico, formigamento ou irradiação que são momentâneas, pouco freqüentes e consideradas normais, pois representam a ativação das terminações nervosas pela acupuntura.
  7. O bom conhecimento da anatomia humana e suas variações, a prática qualificada e supervisionada na formação profissional, o conhecimento estruturado da Acupuntura e a atualização profissional constante, são condições importantes para evitar complicações no exercício da Acupuntura.
  8. “Assim, a acupuntura é um procedimento bastante seguro e que traz muitos benefícios aos pacientes, sendo muito importante que seja praticada em local e com materiais adequados, por um profissional com boa formação e treinamento para o diagnóstico das doenças e para a aplicação das agulhas.”

Cristiane Achkar
CRISTIANE ACHKAR
Acupunturista, massoterapeuta, esteticista e consultora de bem estar e qualidade de vida.
+ Veja mais artigos

 

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.