Pular para o conteúdo

Os Benefícios do Visagismo (por Philip Hallawell)

Os Benefícios do Visagismo para o Profissional de Beleza

A grande tendência de todos os mercados é o que se chama customization – a personalização no oferecimento de produtos e serviços. Empresas, como a Dell computadores, que conseguiram isso obtiveram grandes vantagens e liderança no seu mercado. Na área da beleza, é o visagismo que se enquadra nessa tendência.

O profissional dessa área, que exerce o visagismo, não trabalha com padrões de beleza, ou com soluções padronizadas, derivadas das tendências de moda. Busca soluções que revelam o que é singular nos seus clientes, adaptando as tendências de moda ao estilo de cada um.

O seu atendimento é personalizado. Analisa o seu cliente para identificar suas características físicas – positivas e negativas – e sua personalidade, pois sabe o que o formato do rosto, os formatos e proporções das feições, a cor da pele e outras características físicas revelam do temperamento. Essa análise lhe permite identificar o que faz cada pessoa ser única.

A análise profunda permite um relacionamento diferenciado e personalizado com seu cliente, em que procura conhecer seu estilo de vida, suas atividades profissionais e pessoais, suas necessidades e situações específicas de cada momento da sua vida. Os clientes, quando conhecem o visagismo, surpreendem-se e se encantam. A percepção de que sua imagem revela tanto de si mesmos faz com que valorizem a criação consciente e dirigida que só o visagista consegue.

A criação da concepção, ou idéia básica do que se deseja expressar com a imagem, é feita pelo cliente, com a ajuda do visagista. Envolve uma profunda reflexão, por parte do cliente (falaremos mais sobre isso no próximo artigo), que será continuada, quando sair do salão.

Cabe ao profissional transformar esse conceito em imagem. Ele só pode ser considerado um verdadeiro visagista se tiver domínio da linguagem visual, além de domínio de técnicas de corte, coloração e maquilagem. O conhecimento da linguagem visual lhe permite criar conscientemente, sem depender unicamente de sua intuição e de sua inteligência visual. Ele sabe o que as linhas, as cores, os formatos e outros elementos visuais expressam e como usá-los para criar a imagem que o cliente deseja. Também sabe como explicar ao cliente o que pretende fazer, porque escolheu determinada solução, como a imagem afetará o seu comportamento e como será percebida por outras pessoas.

O visagista deve alertar seus clientes sobre o poder da imagem. Recentes pesquisas neurobiológicas comprovam que toda imagem cria um impacto emocional, antes que seu significado seja compreendido racionalmente. É por isso que se diz que a primeira impressão é que vale. As linhas, formas e cores têm significados fixos, compreendidos intuitivamente da mesma maneira por todas as pessoas, independentemente de sua cultura ou raça, mas agem sobre a emoção e não a razão. A imagem de uma pessoa, portanto, afeta as pessoas, com quem se relaciona, emocionalmente, criando sensações positivas ou negativas. Mas também afeta a própria pessoa, seu comportamento e sua auto estima.

O visagista, por conhecer a linguagem visual, sabe o que determinada imagem expressará e como afetará as relações de uma pessoa e sua auto estima.

Os benefícios que o visagismo traz ao profissional, portanto, são inúmeros. Os clientes valorizam muito mais seu trabalho, têm muito mais confiança nos procedimentos indicados por ele, porque são embasados em conhecimento, e ele mesmo tem maior confiança. Todo trabalho é único e sua criatividade está sendo exercida constantemente, o que propicia maior prazer e evita a rotina. O visagismo transforma o profissional de beleza em um artista. Ele se sente realizado, porque vê que está criando beleza e bem estar e está beneficiando os seus clientes em todas as esferas de sua vida.

Na esfera comercial, isso se traduz em clientes fiéis, que tendem a usar os seus serviços com mais freqüência, porque têm consciência da importância da imagem pessoal.

Percebem que, para cada ocasião, é preciso ter uma imagem adequada e como é importante que seja tratada por um visagista. Também têm consciência que a imagem deve refletir as mudanças que ocorrem ao longo das suas vidas. Por tudo isso, seus clientes indicam seus serviços a outros com prazer, segurança e entusiasmo.

Finalmente, o visagismo abre oportunidades para o profissional, principalmente com empresas, para que cuide da imagem de seus funcionários.

Fonte: Philip Hallawell

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.