Pular para o conteúdo

Passo a passo de marketing para profissional da beleza

Passo a passo de marketing para profissional da beleza

Todo mundo já ouviu falar que “marketing é a alma do negócio”, mas o que a maioria não sabe é por onde começar. Você que é cabeleireiro, esteticista, manicure, depiladora ou designer de sobrancelha sempre tem dúvidas por onde começar a divulgar e conseguir mais clientes, para isso o Carreira Beauty irá te ajudar no marketing especialmente para o profissional da beleza.


Super Recomendo!


Você além de ter que estar atualizado com as técnicas, saber executar bem o seu serviço também tem que se preocupar com agendamento de clientes, cuidar das contas a pagar e a receber e ainda cuidar do marketing para crescer. O que vocês não percebem é que o marketing já faz parte das suas vidas e está dentro de suas mentes. Não é verdade que a sua profissão (ou pequena empresa) nasceu de uma ideia? E para isso foi necessário muita criatividade, inspiração e ainda mais transpiração para transformar esse sonho em realidade. Então, você pode!

A partir de agora, decida colocar o marketing na sua rotina, como um processo permanente, assim como os demais dos quais já dá conta todos os dias. Mesmo que possa dedicar uma hora apenas ou algumas por semana, é possível alavancar fortemente a sua marca e começar a perceber a mudança na visibilidade.

Comece pelo check list básico:

1. Seu perfil profissional está nas redes sociais? É fundamental aproveitar esse canal para divulgar os seus serviços e conversar diretamente com o seu consumidor, entendendo do que ele gosta e conhecendo melhor o seu comportamento. Não cometa o erro que muitos fazem, o correto é separar o perfil profissional do seu perfil pessoal.

2. Já realizou pesquisas com os seus clientes? Pode ser uma pergunta básica a cada dois meses, para que concorram a um brinde, mas é importante saber o que acham do seu serviço (ou do seu salão), dos serviços e produtos, além de ser uma oportunidade valiosa para receber dicas e sugestões.

3. Você faz campanhas de marketing ao longo do ano? Nesse momento, talvez você esteja se perguntando por onde começaria, o que poderia fazer, como e quando.

Ok, podemos começar escolhendo o objetivo da campanha. Vai aqui uma lista de focos prioritários, pois possuem como meta a ampliação de mercado:

  • Tornar o seu nome (ou do salão) mais conhecido;
  • Apresentar novos serviços aos atuais clientes para ampliar o faturamento;
  • Trazer novos clientes a partir dos atuais (recomendação ou marketing boca-a-boca);

Eu sei que você vai querer fazer os 3 ítens acima, mas seja objetivo e mantenha o foco em uma delas e faça um fácil plano de ação.

Por exemplo, Quero tornar a meu nome mais conhecido:

A) Vou estabelecer parcerias com outros comércios da região ou com outras empresas de serviços complementares aos meus para nos ajudarmos na divulgação.

B) Vou fazer cartazes e/ou e-mail marketing (com modelos prontos disponíveis na web ou com uma gráfica), para distribuir para esses parceiros.

C) Vou pedir indicação de clientes deles e vou sugerir meus consumidores a eles também.

D) A campanha acontecerá perto das principais datas comemorativas do ano ou no aniversário do meu salão, por exemplo.

E) Vou precisar de uma gráfica parceira e dedicar algumas horas para visitar as outras empresas.

Esse é só um exemplo, para mostrar como é fácil começar. Mas não se esqueça de medir os resultados e ver pontos de melhoria para a próxima vez! Para medir os resultados é só perguntar a cada cliente novo como ele ficou sabendo do seu serviço. Assim foque mais onde está dando mais resultados.

Estabeleça 5 ações de marketing para você e execute-a durante o semestre. Comece devagar, mas faça! Tenho certeza de que os clientes não vão parar de crescer e seu nome vai arrebentar de tanto sucesso! São só cinco passos, bem simples, mas é preciso tomar a atitude de fazer o primeiro movimento.

Gostaria que vocês compartilhassem as ações que vocês andam fazendo e tem dado muito certo! Deixe um comentário sobre o que você anda fazendo? Ou então, depois de ler esse artigo qual idéia que você teve?

Um forte abraço,


Super Recomendo!


4 comentários em “Passo a passo de marketing para profissional da beleza”

  1. Bom dia, antes minha unica maneira de fazer a propaganda do meu trabalho era boca a boca porque sempre trabalhei muito e não cnseguia tempo para isso mas, percebi que não era o suficiente então comecei a usar as redes sociais para este novo contato. Adorei as dicas !

  2. Tenho meu studio numa parte da Minha casa em Piratinnga
    Estude I nos USA portentous muito Bem preparada com Cabelo e pele
    Recomecando Minha vida no. Br de pois de 20 anos fora.
    Agora comecando Uma Escola de Cabeleireiro e esthetics facial quer sera duas vezes por semana
    Gostaria de divulgar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.