Pular para o conteúdo

Qual a melhor massagem para a Terceira Idade?

Qual a melhor massagem para a Terceira Idade?

Namastê!!

Não é novidade para ninguém que a expectativa de vida aumentou. Viveremos mais do que viveram gerações passadas. Entretanto, isso não significa que as pessoas viverão melhor.


Super Recomendo!


A terceira idade:

De uma forma geral a terceira idade está bem mais ativa do que antigamente, sobretudo as mulheres, e isso é extremamente benéfico à saúde. Mas também vivemos em época de mais poluição, mais produtos industrializados, mais remédios sintéticos, mais estresse mental.

Temos também os fatores emocionais que atingem especialmente os idosos: a tristeza, a solidão, a saudade do companheiro ou da companheira, ou simplesmente a falta de uma companhia.

Todos esses fatores tornam esta faixa etária um crescente mercado

Os benefícios da massagem na terceira idade:

Como já mencionado em outros artigos, a massagem tem inúmeros benefícios como melhora da circulação sanguínea, eliminação de toxinas, relaxamento mental e muscular, etc. E, especialmente nesta faixa etária, sabemos que o toque fortalecerá seu sistema imunológico. Mais. O idoso se sentirá cuidado, se sentirá tocado com afetuosidade. Há melhor remédio?

Técnicas massagem indicadas:

E qual a técnica mais adequada para esse cliente? Dependendo do perfil, do biotipo e da condição de saúde, podemos realizar praticamente todas as técnicas. Inicialmente o que devemos é estar atentos ao conforto do mesmo; a climatização do ambiente, não deixando-o passar frio ou calor; e prestar toda a assistência na subida e descida da maca. Ao término retire o excesso de creme dos pés para evitar acidentes.

E com base nas informações prestadas na ficha de avaliação, ou anamnese, escolheremos a técnica. O importante aqui é estar atento às indicações e, sobretudo, às contra indicações de cada uma delas. A maioria busca uma massagem Relaxante, e a executaremos praticamente da mesma forma, tomando cuidado com força e pressão exercida, pois a musculatura já não é tão enrijecida (há exceções…). Porém na região do músculo trapézio eles costumam pedir que a manobra seja realizada com mais força, afinal eles também apresentam tensão muscular nesta região. E aqui não há problemas, podemos apertar um pouco mais.

A Drenagem Linfática também é indicada, caso não existam as contra indicações que impossibilitem a sua aplicação. Da mesma forma temos a massagem com pedras quentes, que é bem agradável, ou a Reflexologia.

E caso seu cliente tenha problemas mais sérios de saúde, podemos aplicar o Sushô, técnica coreana já abordada em outro artigo, a qual não apresenta nenhuma contra indicação.

Enfim, a melhor massagem será aquela realizada com amor e bom senso. Lembre que a característica comum nesta faixa etária é justamente a carência do toque, principalmente do toque afetuoso. E que grande parte precisa é de um tempinho em que alguém lhe dê exclusiva atenção.

Então dê atenção, toque com amor e esteja pronto para ouvir a mesma história algumas vezes… Mas faça de conta que é a primeira!

E tome cuidado com o tempo, pois algumas vezes não podemos sair sem comer um bolo ou tomar um chá… Normalmente, esses clientes gostam de agradar quem cuida deles.

Temos muito a aprender…


Super Recomendo!


6 comentários em “Qual a melhor massagem para a Terceira Idade?”

  1. Avatar
    Teresa Cristina de Abreu Terreri

    Boa tarde Ana Paula, minha formação é Arquiteta.
    Mas trabalho com idosos. Tenho apenas um cliente.
    Preciso fazer um curso de massagem para a terceira idade.
    Pensando na circulação principalmente, mas tb relaxante
    Você poderia me indicar algumas linhas de massagem?

    Grata
    Cristina Terreri

  2. Olá Ana Paula Ramos boa Noite. Adorei a matéria. Estou desempregado a mais de 1 anos e sou formado em curso Técnico em Massoterapia e atualmente não estou exercendo na área e queria voltar a me especializar.
    E queria saber se tem um curso de massagem para idosos que eu possa fazer. Porque no meu condomínio a maioria dos moradores são idosos.
    Se você puder me ajudar.
    Eu agradeço.
    Obrigado.

  3. Adorei a matéria. Estou procurando um curso de massagem para idosos. Quero me aperfeiçoar e fazer tudo direitinho e com carinho. Fiquei desempregada e no condomínio onde moro existem muitos idosos. Já tive uma pequena experiência com minha falecida avó, que quando viva, precisava muito de massagens e eu sempre com todo carinho lhe aplicava as massagens. Gostaria de saber onde posso aprender a massagem de Sushô e Reflexologia, ou outras que eu possa cursar na cidade do Rio de Janeiro.
    Obrigada pela atenção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.