Pular para o conteúdo

Tesouras ideais para cada tipo de corte de cabelo

tipo de tesoura funções

E importante saber qual é a tesoura certa para o tipo de cabelo e corte que o seu cliente quer. Possuir habilidade técnica é fundamental para produzir cortes perfeitos. Contudo, utilizar a tesoura correta garante melhor acabamento e mais agilidade nos procedimentos.


Super Recomendo!


[quote]Uma dica é ficar atento ao tamanho. As tesouras maiores servem para definir o comprimento, enquanto as menores são próprias para estilizar os fios e cortar franjas.[/quote]

As tesouras usadas no salão de beleza têm diversas versões para estilizar o cabelo em cortes diferentes. As versões mais conhecidas repicam, tiram volume ou dão estilo reto às madeixas e fazem parte do kit básico de todo cabeleireiro

Confira os 3 principais tipos de tesouras

Essa ferramenta do cabeleireiro é essencial na mudança porque ajuda a definir as madeixas e deixar os fios com o caimento ideal para seu tipo de fio e rosto.

Tesoura Fio navalha

É a tesoura mais versátil, pois serve tanto para cortes retos, como repicados. Excelente para fazer acabamentos desfiados e conceder leveza aos cabelos. Como o próprio nome diz, são as mais afiadas, usadas para desfiar, fazer repicados nos cabelos e podem ter “potências” diferentes de acordo com a lâmina, desfiando de 10% a 30% ou 50% em outros modelos.

Restrições para a navalha

Segundo o cabeleireiro profissional Alexandre Rodrigues, os cabelos processados quimicamente (alisamento, escovas de alisamento progressivo com formol e etc) não devem ser desfiados com a navalha. “O modelo aumenta o efeito poroso e desgastado das pontas, resultando na necessidade periódica de renovação das pontas. A tesoura dentada é a melhor opção para esses cabelos, sendo usada após o corte de base com a laser”.

Tesoura fio laser

Proporciona cortes mais precisos. Não deve ser usada para desfiar os cabelos, pois ela repuxa os fios. A tesoura fio laser é para cortes de precisão, que precisam ficar impecáveis, como os cortes retos.

Tesoura desbaste (dentada)

Usada somente para finalizações de pontas ou mais próximas da raiz, em qualquer tipo de corte.  A tesoura debaste tira o volume dos cabelos – desejo principal de muitas mulheres com madeixas crespas e cacheadas A tesoura dentada pode ser usada tanto por homens como por mulheres, vai depender da quantidade de ‘dentes’ da ferramenta. As tesouras com mais ‘dentes’ são aconselhadas para quem tem cabelos curtos porque distribuem melhor o corte e fazem aquele acabamento batido

Restrições para a tesoura desbaste (dentada)

A tesoura dentada possui vários modelos e pode criar efeitos variados no cabelo da cliente. “Em qualquer corte feminino, a tesoura dentada deve ser utilizada abaixo do meio do fio ou nas pontas. Por exemplo, é uma grande ilusão utilizar essa tesoura para retirar volume de cabelos ondulados ou cacheados na raiz. A tendência de se repetir esse procedimento é criar mais volume na raiz, uma vez que os fios curtos, quando começam a crescer, tendem a empurrar os maiores, além de tornarem o comprimento e pontas mais ralo. Volume só se tira com procedimentos químicos de relaxamento”.

Tesoura dentada com espaçamento pequeno entre os dentes: “Para cortes masculinos, quando se deseja um melhor acabamento do efeito batido”.

Tesoura dentada com espaçamento maior entre os dentes: “Para cortes de cabelos médios a longos, em camadas, ou parar tirar volume das pontas muito cheias de cortes como o chanel”.

principais tipos de tesouras

Outros tipos de tesouras usadas em salões

Os três tipos principais de tesoura podem ser usados em um mesmo corte, um para a estilização e outro para o acabamento, ou mesmo para áreas diferentes do cabelo, como uma franja reta com a extensão dos fios repicados. Além dessas variações, é possível encontrar também no mercado a tesoura térmica, que corta com uma lâmina aquecida entre 110°C e 150°C, o que sela as pontas das madeixas e promete manter o estilo por mais tempo. Outras têm modelos diferentes, como a versão com encaixe giratório para os dedos, o que facilita o manuseio durante o corte.


Super Recomendo!


2 comentários em “Tesouras ideais para cada tipo de corte de cabelo”

  1. Qual a diferença no efeito do corte com a tesoura de desbaste com os dentes voltados para cima ou para baixo? Alguns profissionais dizem que a ideal é com os dentes para baixo, porem, a que utilizo os dentes são voltados para cima. Ou não tem diferença?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.