Pular para o conteúdo

Vanessa Rozan fala sobre a carreira de maquiadora profissional

Vanessa Rozan fala sobre a carreira de maquiadora profissional

Se você tem um hobby ao qual é aficionada e fica pensando “Ah, se esse fosse o meu trabalho, eu seria tão mais feliz”, fica a dica: dá, sim, para transformar sua paixão em negócio – e ganhar dinheiro com isso. Vanessa Rozan, por exemplo, fez essa transição e virou uma mulher apaixonada… pela própria empresa!

Carreira Maquiadora: Hobby lucrativo

“Sempre fui muito apaixonada por maquiagens e penteados e adoro passar horas em frente ao espelho testando novidades. Mas a vida tinha me levado para o ramo da publicidade. Só que, apesar de estar numa empresa bacana, eu não me sentia motivada. Fazia quase o mesmo trabalho todos os dias, passava horas em frente ao computador e estava cansada da rotina meio monótona da agência. Eu não era tão criativa quanto gostaria de ser. Para você ter uma ideia, a frustração era tanta que cheguei a adoecer. Depois disso, decidi que era hora de mudar. Eu ainda morava com os meus pais, não tinha muitas responsabilidades e podia ousar. Resolvi economizar todo o dinheiro que pudesse e tirar um ano sabático para entender qual era a minha paixão. Quando vi alguns cursos profissionalizantes de beleza, no Senac, percebi que tinha encontrado uma oportunidade. Se desse certo, eu poderia abrir um salão. Se desse errado… bem, eu poderia me maquiar e cortar meu próprio cabelo sem medo!”

Preparo prévio

“Levei o curso a sério e praticava muito. Por isso, meu professor me indicou para ser vendedora e maquiadora em uma loja da M.A.C. Depois de três anos, fui promovida a maquiadora sênior, assinei desfiles e tive experiência internacional. Em 2009, fui convidada para participar do Esquadrão da Moda, do SBT, o que me deu segurança para sair da M.A.C e abrir um negócio: um lugar para dar aulas e profissionalizar pessoas na área de beleza. Assim surgiu o Liceu de Maquiagem, em 2010. Mas tive que diminuir custos para economizar. Por isso, vendi meu carro e algumas roupas.”

Negócio fechado

“Confesso que, no começo, as coisas não foram nada fáceis. Nos primeiros meses, eu não tinha equipe nenhuma e precisava dar conta de tudo sozinha. Tocava as aulas e a parte administrativa sem ajuda de ninguém. Ao longo de um ano, mais ou menos, contratei uma equipe e, agora, estou trabalhando ao lado de quatro pessoas. Começamos com os cursos de automaquiagem e atendimento de maquiagem com hora marcada. Depois de um ano, expandimos para cursos profissionais. Já formamos sete turmas de 20 alunos cada uma, sem contar nossas aulas rápidas para quem já está no mercado e procura atualização. Para mim, não tem nada mais gratificante do que ver uma pessoa que nem sabia como segurar um pincel ou um lápis fazendo um make lindo, profissional. É maravilhoso! Os lucros já pagaram todo o meu esforço inicial. E sou apaixonada por isso. Hoje, eu penso sobre as minhas atitudes e não me arrependo de nada. Faria tudo igual, várias vezes, se precisasse!”

3 mandamentos da empreendedora

1. Seja racional e pense em quanto pode investir antes de arriscar.

2. Fique de olho no mercado para estar sempre atualizada.

3. Demonstre sua paixão e se dedique muito. Isso se reflete em um serviço de ótima qualidade.

Fonte: mdemulher

1 comentário em “Vanessa Rozan fala sobre a carreira de maquiadora profissional”

  1. Avatar
    Cristiane Fantinati

    A história dela é incrível, minha inspiração. Estou tendo o prazer de me formar em sua oitava turma do curso profissional de maquiagem, a exemplo dela, virei a mesa e estou mudando de profissão. Maquigem é uma grande paixão a anos, expero prosperar nessa carreira, espero conquistar um espaço no mercado fazendo aquilo que mais amo fazer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.