Veja dicas na hora de escolher um cursos profissionalizante e de especialização para cabeleireiros

Para sobressair-se em um mercado tão competitivo quanto o da beleza é preciso ter uma visão mais ampla de técnicas de corte, coloração e penteados. Para isso, um dos caminhos a ser percorrido é faze constantemente cursos que agreguem valores ao seu trabalho profissional do cabeleireiro.


Super Recomendo!


Porém, não adianta se matricular na primeira especialização que encontrar pela frente. Afinal, assim como cada profissional tem seu jeito de trabalhar, as academias também seguem linhas distintas. Para que o dinheiro seja bem investido, o conselho é pesquisar bastante antes de decidir por qualquer um deles.

Busca perfeita

Com uma imensa variedade de cursos profissionalizante e de especialização à disposição dos cabeleireiros, é preciso, antes de fazer a matrícula, pesquisar informações para descobrir qual a linha de trabalho de cada uma. “Há instituições que ensinam estilos prontos e outras que ensinam as técnicas e os procedimentos para criar qualquer estilo. Existem também academias cujo foco é ensinar tendências, enquanto outras se preocupam com os fundamentos da profissão ou aquelas que fazem apenas apresentações teóricas”, explica o educador Diego Willrich, da Pivot Point Brasil. Após analisar todos esses pontos, é bom ficar de olho nas instituições que tenham referência no mercado, assim como os educadores que ministram as aulas e conversar com outros profissionais que já tenham feito o mesmo curso. É bom ficar atento também as dificuldades que se tem em determinadas técnicas para que a procura pelos cursos seja mais focada. Outra dica é analisar os módulos oferecidos e apostilas disponibilizadas para saber se as aulas seguem o que você espera e precisa.

Definindo seu estilo

Após sanar todas essas dúvidas, é hora de definir o estilo da academia que mais se encaixa no seu perfil, já que existem inúmeros hair stylists que já são especializados em determinados públicos como, crianças, senhoras, homens, entre outros. Ou mesmo em trabalhos específicos como só cortes, colorimetria, catálogos de moda e desfiles. “Como as variáveis são grandes, é importante também que o profissional saiba exatamente se quer ou não seguir padrões. Ou seja, ele pode buscar outros cabeleireiros como inspiração, mas sempre ter o seu toque especial e para isso, é importante saber qual é o público que gostaria de atender. Normalmente, os profissionais com estilo próprio, têm clientes com seu perfil. Isso é bastante interessante. Quando ele é muito arrojado, atrai clientes que permitem este arrojo”, afirma Sionara Bandeira, coordenadora técnica da Keune Brasil.

Quanto mais melhor

Mesmo que o profissional opte pelas academias que sigam seu estilo, todo conhecimento adquirido só tem a somar, já que cada técnica aprendida lhe dará maior capacidade e agilidade em seu dia a dia, por isso seria ótimo fazer outros cursos que tenham diferentes linguagens. “Mesmo que uma academia traga um estilo mais ousado, é importante saber e criar conceitos. Quem fica limitado a somente uma academia, não tem visão crítica. Os clientes buscam novidades, inovações. Muitos profissionais que se inscrevem em concursos, muitas vezes não têm a menor idéia do que é criar. Isso tudo por falta de conhecimento ou por permanecer numa zona de conforto, fazendo apenas o trivial. Técnica é tudo, mesmo a pessoa sendo um artista nato”, diz Sionara.

Antenas sempre ligadas

Atualização. Essa palavrinha deve ser constantemente colocada em prática. Então, não é porque você já fez alguns cursos de especialização que irá achar que a busca pelo novo e pelo o que é tendência deve ficar somente para quem está começando na carreira. Uma boa formação aliada a um complemento de aperfeiçoamentos continuados são ferramentas indispensáveis para o sucesso de qualquer profissional! “O cabeleireiro deve estar sempre antenado ao que acontece no mundo. tudo que acontece, seja em filmes, na televisão, na moda, na música, na arquitetura e nas artes deve passar por sua atenção porque nessas coisas também estão suas referências de trabalho. E o mais essencial de tudo, deve-se praticar, praticar e praticar muito. A perfeição está na prática diária”, finaliza diego Willrich.


Super Recomendo!




Carreira Beauty

Carreira Beauty é a comunidade mais queridinha dos profissionais da beleza e está sempre pensando em como ajudar os profissionais da beleza a se destacarem e serem mais valorizados no mercado.


2 thoughts on “Veja dicas na hora de escolher um cursos profissionalizante e de especialização para cabeleireiros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *