Ícone do site Carreira Beauty Blog

10 dicas para você lidar com os funcionários do salão de beleza ou spa

Um dono de negócio de beleza não vai muito longe sozinho. Quando um negócio começa a dar certo, ele precisa de uma equipe para apoiá-lo e fazer o negócio decolar de vez. Por isso, mais do que uma grande ideia, capacidade gerencial e liderança são características essenciais para chegar ao lucro.

Veja as dicas para quem quer ser um bom gestor e fazer da sua empresa um bom lugar para trabalhar.

1. Saiba resolver conflitos

Para começar, ouça os dois lados quando um conflito surgir. Entender os pontos de vista de cada um e ter uma postura racional evita reações que podem prejudicar o clima na equipe. Discussões ríspidas e muito emocionais devem ser controladas.

2. Retenhas talentos

Fazer um esforço para manter talentos na sua empresa pode ser muito vantajoso. Ofereça segurança e valorize seu ambiente de trabalho, com conforto e horários flexíveis. Além disso, dê chance ao funcionário para aprender e estar perto do núcleo de decisões do negócio.

3. Delegue o operacional

Para se dedicar às decisões importantes da empresa, o dono precisa aprender a descentralizar o comando. Para isso, delegue tarefas operacionais, como atender telefonemas e organizar o estoque. Segundo Ferraz, isso dá tempo para funções mais estratégicas.

4. Treine pessoalmente seus colaboradores

Você quer que as coisas na empresa sejam feitas exatamente como você faria? A saída é treinar pessoalmente os funcionários, dizendo como as tarefas devem ser executadas e estabelecendo padrões e processos bem definidos.

5. Não seja muito informal

Uma empresa pequena costuma criar uma relação mais pessoal entre a equipe. Mas não confunda esta aproximação com informalidade. Não trate clientes, fornecedores e funcionários como se fossem amigos em uma mesa de bar (o que é muito comum nos salões pequenos). Demonstrar profissionalismo reforça a credibilidade da marca.

6. Respeite as diferenças

Para um bom ambiente de trabalho, respeitar as diferenças é essencial. “Procure entender como funciona o mapa mental de cada colega e evite discutir assuntos polêmicos, ou seja, aqueles que podem gerar discussões desnecessárias”.

7. Assuma seus erros

Melhorar o clima é tarefa do empreendedor. Se você errar, assuma e explique-se. Deixar que boatos e fofocas se espalhem pode gerar distrações e falta de confiança.

8. Celebre as conquistas

Celebrar as conquistas da equipe é dividir com todos os resultados da empresa. Isso contamina positivamente o ambiente. Mesmo realizações menores devem ser compartilhadas em pequenas confraternizações. Por exemplo, é comum ganhar agrados de fornecedores (como produtos, viagens, cursos), divida ou sorteio entre seus funcionários, afinal, se o negócio está indo bem o resultado é fruto dos trabalhos deles também!

9. Incentive o diálogo

Os chefes dispostos a ouvir já estão à frente daqueles que não se preocupam em incentivar o diálogo. Valorize as várias opiniões que surgirem e esteja sempre atento ao bem estar da equipe. Ter um canal de comunicação sempre aberto com os funcionários é primordial.

10. Dê feedacks produtivos

Seja justo, específico e criterioso na hora de dar feedback para a equipe. O ideal é fazer uma reunião com hora marcada e se preparar. Críticas destrutivas não colaboram com o desenvolvimento de ninguém. Por isso, mantenha uma postura equilibrada e seja sempre sincero.

Fonte: Exame

Sair da versão mobile