Pular para o conteúdo

8 passos para abrir o seu próprio salão de beleza

Você sonha em abrir o seu próprio salão de beleza, para ter flexibilidade e autonomia de ser seu próprio patrão. Mas como você vai saber se realmente está preparado?

Passo 1: Faça uma auto análise

Os cabeleireiros profissionais escolhem trabalhar em salões por diversos motivos: para criar o seu nome, para ter uma nova clientela, para dar uma valorizada nos seus serviços, ou então se identifica com o estilo do salão. Pergunte a si mesmo, você faz seu próprio marketing? Você que organiza a agenda dos seus clientes? Você que compra seus próprios produtos? Você faz o controle financeiro das suas comissões? Se a resposta for sim para todas essas perguntas, você está a um caminho para abri seu próprio negócio.


O aplicativo mais comentado pelos cabeleireiros:


Passo 2: Onde você vai abrir seu salão?

Dizem que “não importa onde o cabeleireiro vai que os clientes vão atrás.” Isso é uma meia verdade, se o cabeleireiro mudar para um salão mais caro ou então muito longe, seus antigos clientes irão pensar duas vezes. A idéia é abrir um salão no mesmo bairro que o seu antigo salão e perto onde seus clientes moram. Se possível, perto de lugares com grande circulação de pessoas (como shoppings e estações de metro) e também perto de perfumarias onde você pode comprar produtos que esteja faltando em caso de emergência. Também não esqueça que o local tenha fácil acesso a estacionamento para seus clientes.

Passo 3: Explore as tecnologias

Você perde maior tempo agendando seus clientes, atendendo telefone, ou então contratando uma recepcionista, o que torna mais caro os custos para quem está começando a empreender, mas existem serviços de agendamento online como o Trinks, Beauty Date ou Salão Vip que são específicos para salões de beleza que vão economizar o seu tempo e custo. Com essas ferramentas, seu atendimento para agendar funcionará 24 horas por dia e 7 dias por semana pois será tudo automático.

Passo 4: Escolha os seus produtos

Quando você é o chefe, você escolhe os produtos que entram no seu salão. Você é o especialista e saberá quais produtos são bons e que vão dar resultados incríveis nas madeixas das clientes. Faça parceria com o fornecedor local, negocie descontos e seja fiel as marcas escolhidas. Os clientes ficam atento aos produtos que você utiliza neles.

Passo 5: Comece a trabalhar

Antes de abrir o seu salão você precisa resolver as questões burocráticas (como taxas e tributações), nesse caso, recomendo contratar um advogado ou contador (recomendo a Primeiro Assessoria) para te ajudar nessas questões, ou então procure o Sebrae que eles ajudam empreendedores a abrirem o próprio negócio.

Após resolver todas as questões burocráticas é hora de definir quais serviços você vai oferecer e o valor que irá ser cobrado. O valor dos serviços você conseguirá decidir após saber todos os custos que você tem, quanto que você pretende lucrar e quais são os preços da concorrência.

Passo 6: Crie a sua identidade

Pense qual emoção que o seu salão pretende transmitir. Será um espaço com humor? Será um espaço vintage?  Será uma cara mais futurística? Escolha o que transmite mais a sua personalidade e decore conforme a sua escolhe. Lembre-se que todos os detalhes são importantes, desde a escolha da cadeira e a música do ambiente até a escolha da cesta de lixo do banheiro, é nos pequenos detalhes que o ambiente do seu salão se destacará na mente dos seus clientes.

Passo 7: Use muito as redes sociais

No mercado acelerado atual, explorar o marketing nas redes sociais é obrigatório para qualquer empresa, até mesmo nos pequenos negócios. Para facilitar sua vida, o Ahazou te ajuda a produzir bons conteúdos para postar nas suas redes sociais. Além disso, possui um blog com várias dicas de marketing nas redes sociais.

Saber divulgar nas redes sociais, ajudará você a manter seus cliente fidelizados e também a conseguir novos clientes. É um canal barato de se investir, porém precisa de dedicação para postar. Você pode até terceirizar este serviço para uma agência, porém a melhor pessoa para postar é você, pois assim como a decoração do seu salão, a sua página no Facebook e Instagram precisam transmitir a sua cara.

Passo 8: Chegou a hora!

No momento em que você abre as suas portas para os negócios, você poderá desfrutar da liberdade de viver a vida que você ama. É hora de celebrar o seu sonho, faça um coquetel de inauguração e chame os amigos, parentes e clientes. Agora você está pronto para uma nova jornada e vamos falar a verdade, você pode construir o seu sonho ou então ser pago para construir o sonho dos outros.


O aplicativo mais comentado pelos cabeleireiros:

Quer receber dicas e estratégias de Marketing especias para o seu negócio toda semana? É só preencher rapidinho pra gente te conhecer um pouquinho melhor!



1 comentário em “8 passos para abrir o seu próprio salão de beleza”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.