A maquiagem é quase uma necessidade para a maioria das mulheres. Encontrar as cores perfeitas, escolher a melhor marca e descobrir os produtos corretos para cada tipo de pele, olhos e boca é uma atividade que, mais que uma “obrigação” historicamente feminina, tornou-se uma verdadeira diversão para as garotas.
Devido a uma demanda e um nível de exigência cada vez maiores do público feminino em geral, a indústria de cosméticos busca, todos os dias, trazer produtos inovadores e até revolucionários para suas clientes, que permitam a experimentação e – por que não? – a descoberta de novas técnicas, com resultados diferentes e mais profissionais. Foi o que aconteceu com a sombra para olhos. De alguns anos para cá, vem se popularizando uma espécie de sombra conhecida no mundo da maquiagem 3D, que promete efeitos de profundidade e textura para o olhar.
O que é a maquiagem 3D?
Depois da base e do pó, junto com o delineador e a máscara para cílios, a sombra 3D, aparentemente, tem um efeito diferenciado sobre a make, colaborando para um resultado final mais aprimorado.
Com a popularização do termo “3D”, devido à sua crescente utilização nas salas de cinema e até aparelhos de televisão, alguns fabricantes decidiram incorporá-lo à nomenclatura de certos produtos com maior pigmentação, capazes de tornar o efeito visual da maquiagem mais marcante e profundo. Segundo a maquiadora profissional Monika Ganem, “alguns fabricantes, aproveitando essa situação, lançaram paletas de cores mais intensas, presentes até então somente nas bancadas de maquiadores profissionais”.
Como fazer a maquiagem com efeito tridimensional
Para Monika, o efeito de uma maquiagem 3D não é tão facilmente obtido. É preciso ter conhecimento prévio de maquiagem, sabendo exatamente como trabalhar cada produto, para que o resultado seja o mais próximo possível de um efeito de profundidade. “Entendo (o termo maquiagem 3D) como um efeito obtido por maquiadores profissionais que, com o uso adequado de uma boa maquiagem, aliado a um consistente conhecimento dos efeitos de luz e sombra, consegue simular um efeito de profundidade em seu trabalho, como um artista plástico faz ao pintar um quadro, por exemplo”, afirma a maquiadora.
As sombras com pigmentação mais acentuada são melhores para quem é leigo no assunto e pretende obter efeitos mais “dramáticos” através da maquiagem. O que se deve buscar é trabalhar os conceitos citados por Monika: a profundidade e o jogo de luz e sombra. Sua aplicação é semelhante à da maquiagem convencional: aplique um tom mais escuro na área mais externa da pálpebra, esfumando para um tom intermediário no centro da mesma (geralmente colorido) e, finalmente, para um tom mais claro no canto interno dos olhos. No entanto, como a pigmentação é mais forte, será melhor procurar um profissional para fazê-la, caso você não tenha muita habilidade com os pincéis.
Fotos de maquiagem 3D
Onde comprar produtos para maquiagem 3D?
Há uma enorme variedade de produtos disponíveis no mercado com a denominação 3D, mas convém observar (testando nos dedos e pulsos, na hora de comprar) se a pigmentação realmente é diferenciada. Esse tipo de maquiagem é fabricado por marcas menos famosas, de modo que não é difícil encontrar paletas 3D nas principais lojas de cosméticos. O importante, como dito, é que a pigmentação (que é a maneira como a sombra fica, quando passada na pele) seja forte.
Fonte: Dicas de Mulher – http://www.dicasdemulher.com.br/maquiagem-3d