Antes do século XX, os chapéus eram acessórios de moda extremamente importantes. Além da função protetora, identificavam religião, origem social, nacionalidade e até as idéias políticas de quem os usava.
O chapéu é um clássico, mas se não for o seu estilo, é melhor não arriscar. Além da imponência, ocasião certa e roupa adequada, é preciso o mais difícil: sentir-se à vontade com ele!
Além de toda mensagem de estilo que cada chapéu transmite, claro, ele tem a função de nos proteger nos dias mais quentes, cobrindo parte do rosto contra os raios do sol. Até mesmo a proteção do frio, chuva e em casos de perda de cabelos.
Dicas para acertar no uso dos chapéus
– Rostos graúdos e corpo pesado não combinam com chapeuzinhos pequenos ou gorros e boinas apertadas. Rostos miúdos somem com acessório muito vistoso;
– Não é bacana combinar chapéu com a roupa, para não parecer figurino. O chapéu funciona como contraste de cores ou texturas com o seu look;
– Modelo do chapéu x Formato do rosto. Formas arredondadas suavizam traços angulares. Os geométricos favorecem o rosto arredondado;
– Para o chapéu não ser o maior destaque no look, tons próximos com o do cabelo chamam menos atenção e combinam com todas as roupas;
– Chapéus com abas combinam melhor em cabelos curtos, médios e presos. Modelo sem aba, como a boina, ficam melhores em cabelos longos e soltos;
– Nas festas, devem ser usados somente com sol e até antes do anoitecer;
– A colocação é um detalhe importante. Se estiver muito caído para a frente, reduz e destaca as feições. Se muito para a trás, cria um ar despreocupado. Com uma ligeira inclinação lateral, deixa o visual mais jovem;
– Chapéus de abas largas só devem ser usados durante o dia até o pôr do sol. Roupas formais pedem abas menores.
– Chapéus de copa baixa e aba reta vestem bem as mulheres com rosto fino e longo. Rostos retangulares e quadrados combinam com todos os modelos. Rostos largos devem evitar as copas altas. Abas exageradas só para mulheres altas. Baixinhas e graúdas devem ficar nas abas moderadas, tamanho adequado ao volume do corpo.
Quanto aos bonés, sempre na moda, tem tudo a ver com praia ou em um ambiente bem fashion, como uma balada noturna.
As mulheres altas e magras podem usar todos os modelos, já as baixinhas alongam com as abas e copas pequenas. Mulheres volumosas harmonizam a silhueta com copa redonda e abas médias.
Dentre tantos modelos, escolha um chapéu que tem a “sua cara” e combine com seu estilo, transmitindo um pouco da sua personalidade. Se inspire no verão e use com short e tênis, começando assim com um look mais despojado.
*****
A Equipe Ahazou no Estilo! é composta pelas Consultoras de Imagem e Estilo, Deize Andrade, Fernanda Moulin, Karen Moraes, Luciana Ulrich, Maisa Pestana, Renata Pintaudi, Silvia Saletti e Thais Motomatsu.
Tem dúvidas sobre Imagem e Estilo ou gostaria de sugerir algum assunto pros posts? Escreva-nos dizendo como podemos ajudar!
Fonte das Imagens: Pesquisa Google. Caso você seja o dono de alguma(s) delas e deseje que a(s) retiremos, por favor, nos informe nos comentários e atenderemos ao seu pedido.