Ícone do site Carreira Beauty Blog

Como acalmar uma criança durante o corte de cabelo

Com certeza eles podem ser bonitinhos, mas as crianças pequenas podem transformar um simples corte de cabelo em um experiência de tirar os cabelos.

Se a criança está passando os agitados dois, três ou quatro anos de idade, ela pode dar um bom trabalho quando chega a hora de cortar o cabelo no salão. Medo e estresse podem convergir com a “síndrome de formigas nas calças”, ou seja, inquietação, que é comum em crianças e desencadeada por qualquer coisa desde uma reação nervosa a uma birra. Para lidar com esses problemas diretamente, formule um plano de ação antes de sair com seu anjinho.

1) Tranquilize a criança dizendo que o corte não vai doer, se necessário, demonstre cortando um pedaço do próprio cabelo.

2) A presença dos pais durante todo o corte é importante para tranquilizar a criança.

3) Prometa uma pequena recompensa  à criança, pode ser um doce, caso ela obedeça todos os seus comandos como levantar e abaixar a cabeça.

4) Peça ao pai ou a mãe conversar ou fazer contato visual com o filho durante todo o processo do corte.

5) Elogie por ele estar sentado quieto e faça sinais positivos, como sorrir, piscar e acariciar os braços e pernas com carinho.

6) Distraia a criança dando a ela algo para tocar e brincar durante o corte de cabelo. Dê um livro de figurinhas ou de colorir e lápis de cor, ou mesmo um quebra-cabeças para brincar junto no colo. Crianças pequenas são tangíveis e fáceis de se distrair, então, dê qualquer outra atividade que ajude a prender o foco e tirar a atenção da criança do corte.

Mais dicas em como lidar com criança no cabeleireiro.

Crianças pequenas têm poucas noção de tempo, logo, não deixe em dizer para a criança que o corte de cabelo irá terminar “quando o ponteiro menor estiver no 3 e o maior no 12”. Assim como levará “apenas 15 minutos”, isso provavelmente significará pouco ou quase nada para ele.

Tenha sempre brinquedos, doces e outros produtos voltados ao público infantil no seu salão, assim será mais fácil lidar com esses pequenos clientes.

Sair da versão mobile