Ícone do site Carreira Beauty Blog

Como ajudo minha cliente na hora de escolher uma coloração?

Sua cliente está com vontade de mudar a cor do cabelo, mas tem receio dos efeitos da tintura? Essa é uma boa oportunidade para explicar os diferentes tipos de coloração.

Coloração Vegetal

Se a cliente está á procura de uma solução para os fios brancos, mas não quer utilizar nenhum tipo de química no cabelo ou agredi-lo, as tinturas vegetais são uma boa pedida. A mais conhecida, tanto por sua facilidade de aplicação quanto pelo efeito natural, é a henna.

Coloração Progressiva

Conhecida também como coloração metálica, a progressiva é uma combinação de sais de chumbo, prata, Cadmo, bismuto, níquel e estanho. Ao entrar em contato com o enxofre presente no cabelo essa mistura forma uma capa em volta do fio. Seu objetivo é escurecer o cabelo progressivamente a partir da ação do oxigênio. Essa coloração não permite o uso concomitante de descolorantes ou tinturas oxidantes.

Coloração Sintética

É a coloração mais conhecida e utilizada pelas mulheres, pois é recomendada para todos os tipos de cabelo. As tinturas sintéticas são divididas em três categorias: temporária, semi-permanente e permanente, sendo a diferença entre elas a durabilidade do pigmento no fio.

Permanente: à base de amônia, pode tanto escurecer quanto clarear o cabelo de maneira duradoura. É a tintura mais utilizada nos salões de beleza e é indicada para aquelas mulheres que procuram fazer uma grande mudança no visual ou cobrir os fios brancos de maneira mais efetiva. Ela age colorindo a parte interna do fio devido à ação da água oxigenada.

Temporária: o corante se deposita sobre a cutícula do cabelo, portanto o pigmento não penetra em sua estrutura. Ex: shampoos neutralizadores de amarelado dos tons de loiro e rinsagens.

Semi-permanente: é o famoso tonalizante, que cobre tons indesejados, inclusive os fios brancos, e também acentua o brilho do cabelo. Essa coloração tem um efeito bastante natural e é menos agressiva do que a permanente.

Coloração Composta

Combina sais metálicos com pigmentos vegetais e não deve ser utilizada com amônia até o quarto mês de aplicação. Passado esse período, deve-se aplicar somente na raiz do cabelo.

Sair da versão mobile