Ícone do site Carreira Beauty Blog

Anorexia X Bulimia: Fique atento aos sinais dos clientes

Infelizmente a busca desesperada por padrões de beleza, na maioria das vezes inalcançáveis para a maioria da população leva algumas pessoas a atitudes extremas. É importante conhecermos essas doenças já que trabalhamos com beleza, mas também com saúde.

Anorexia Nervosa

A Anorexia nervosa é uma doença, um transtorno alimentar que acomete em sua maioria mulheres de 12 a 25 anos que na busca implacável pela magreza leva essas pessoas a recorrer diversas estratégias para atingirem seus objetivos. Fique atenta aos sinais que sua cliente pode apresentar: perda excessiva de peso e em curto espaço de tempo, amenorreia, apesar de estar magra relata estar excessivamente gorda, fica falando o tempo todo sobre comida, peso, depressão, irritabilidade, ansiedade, progressivo isolamento de amigos e da família, comer em segredo e mentir a respeito disso. O tratamento é multidisciplinar.

O objetivo primordial do tratamento é a recuperação do peso corporal através de uma reeducação alimentar com apoio psicológico. Em geral, é necessária alguma forma de psicoterapia para ajudar o paciente a lidar com sua doença e com as questões emocionais subjacentes. A doença
é grave e pode matar!

A bulimia nervosa

A bulimia nervosa também é um transtorno alimentar, mas é caracteriza por uma ingesta compulsiva de alimentos seguida de atitudes compensatórias como vômitos autoinduzidos, uso de diuréticos, laxantes e excesso de atividades física para compensar o que foi ingerido. Nesses casos pode não haver perda de peso o que dificulta o diagnóstico.

Sinais que as clientes podem apresentar: depressão, ingestão excessiva de alimentos sem ganho de peso excessivo, obsessão por exercícios físicos, se alimentar escondido, vômitos autoinduzidos, uso de laxantes e diuréticos, chás desintoxicantes, muitas crises de dor de garganta, caries e lesões nos dentes, desidratação. Também é necessária uma abordagem multidisciplinar, psicoterapia, orientação nutricional entre outros. Também pode levar a morte.

Lembre-se de estamos tratando pessoas e não disfunções estéticas e que os excessos não são bons. Cabe a nós estarmos atentos e não induzir e/ou incentivar essas pessoas a continuarem seus tratamentos para perda de peso, pois estão doentes e necessitam de auxílio.

Ética e respeito ao próximo devem estar acima de tudo sempre!

Até a próxima!


 


MARIANA M. CARRILLO NEGRÃO
Docente e Pós graduada em Fisioterapia Dermato-Funcional
+ Veja mais artigos

 

Sair da versão mobile