Os cuidados com a higiene e a qualidade dos serviços são primordiais para garantir a saúde e bem-estar tanto dos clientes quanto dos funcionários. O não cumprimento de determinadas regras pode ser prejudicial ao seu negócio.
Qualidade dos produtos
Utilize apenas produtos com registro. Isto vale para todos os produtos, incluindo shampoo, condicionador, máscara hidratante, etc. Além disso, evite fazer tintura, alisamento ou qualquer outro procedimento que utilize produtos químicos quando o couro cabeludo de sua cliente apresentar lesões. Esse é um detalhe muito importante ao qual o profissional deve se atentar.
Por fim, não adote o formol em seus processos químicos. O formol só pode ser usado na fórmula de cosméticos como conservante ou agente endurecedor de unhas e nas quantidades determinadas pela vigilância sanitária.
Seu uso como alisador capilar é ilegal e pode causar em quem aplica ou recebe o tratamento problemas de saúde, como queimaduras no couro cabeludo, queda de cabelo e sérios problemas respiratórios.
Regras de higiene
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), qualquer serviço de salão de beleza, cabeleireiro e afins deve ser independente de residência, possuir local próprio para lavagem de material e apresentar-se limpo, organizado e com ventilação de ar.
Um ambiente adequado ao trabalho também deverá utilizar toalhas sempre limpas e manter cadeiras revestidas de material impermeável e em bom estado de conservação. Outra coisa: imagine utilizar a mesma escova que foi passada em diversos cabelos? Desagradável, não é mesmo? Lembre-se de que escovas e pentes sujos podem causar micose e caspa, portanto, esses instrumentos deverão ser higienizados com água e sabão a cada cliente, preferencialmente.