Ícone do site Carreira Beauty Blog

Cabelo crespo: dicas de lavagem, escovagem e hidratação

Cabelo crespo: cinco dicas para cuidar

O cabelo crespo é o tipo mais frágil de cabelo, pois tem menos camadas de cutículas. Ou seja, isto significa que ele tem menos proteção natural contra danos. Eles também são os que ressecam com mais facilidade. Esse ressecamento ocorre por causa do formato, em sua maioria pequenos cachos ou caracóis que podem dar a falsa ilusão de encolher de 20% a 75% do real comprimento do cabelo, assim não levando a oleosidade natural do couro cabeludo até as pontas dos fios.


Super Recomendo! Marketing Digital Beleza


Muitas mulheres usam químicas para controlar esse tipo de cabelo, como relaxamentos, permanentes e alisamentos, porém acabam danificando ainda mais suas madeixas. Veja a seguir algumas dicas de não apelar para o alisamento e assumir os cachos e o volume do visual crespo.

Lavagem nos cachos

Alguns cuidados são indispensáveis à lavagem de qualquer tipo de cabelo: usar produtos específicos para o seu fio, manter a temperatura da água morna e retirar todo o condicionador dos fios são alguns deles. Mas quem tem cabelo crespo, precisa se atentar a outros fatores pois esse tipo de cabelo demora mais tempo para secar, principalmente na região próxima ao couro cabeludo. Isso acontece em função do formato do fio, que retém a água. O principal prejuízo disso é que, por hábito, a frequência das lavagens vai ficando cada vez mais espaçada. A lavagem frequente é importantíssima para manter a saúde dos fios e do couro cabeludo e evitar doenças, como a dermatite seborreica. Além disso, esse bom hábito torna mais fácil desembaraçar os fios, uma vez que a estrutura dessas madeixas gera nós com maior facilidade.

Recomenda-se que o cabelo crespo seja desembaraçado já fora do banho, mas com os cabelos ainda úmidos. Deve ser usado um pente de dentes largos, penteando primeiro as pontas até chegar à raiz. O pente de madeira é o que dá menos eletricidade aos fios, e lembre-se de ser gentil com os fios. Outro conselho é evitar torcer os fios com a toalha na hora de secar, faça movimentos suaves para absorver o excesso de água.

Escovação nos cacheados

Muitas pessoas acreditam que cabelo crespo só pode ser penteado no banho. Enganam-se pois escovar o cabelo crespo seco é fundamental para ajudar a levar o óleo natural do cabelo da raiz até as pontas. A dica é usar uma escova de cerdas naturais, que não vão deixar o cabelo elétrico nem irritar o couro cabeludo. Você deve estar se perguntando: mas escovar as madeixas não vai deixar os fios com um volume que eu não gostaria? A resposta é sim, apesar de as cerdas naturais serem mais gentis com os fios, o cabelo vai ficar mais volumoso. Nesse caso a sugestão é pentear antes de dormir e lavar no dia seguinte pela manhã.

O corte ideal para cabelos crespos

Um bom corte pode deixar o cacho mais modelado, reduzir ou aumentar o volume e torná-lo mais prático para pentear. Para ressaltar o volume, cortes em camadas, utilizando técnicas assimétricas, são ótimas opções, já os cortes mais tradicionais, em linha reta, são mais indicados para quem quer reduzir o volume. Na hora de cortar o cabelo, peça para o cabeleireiro fazer sempre com os fios secos, desfiando cacho a cacho, deixando com efeito e com o shape que você quer no cabelo. Cuidado na hora de cortar os fios enquanto estão molhados. É um perigo, principalmente para o comprimento porque 1 cm do cabelo liso corresponde visualmente, quando seco, de 2 a 3 cm do cacheado.

Cremes sem enxágue

O leave-in, também conhecido como creme sem enxague, é um aliado diário. Ele deve ser usado nos cabelos úmidos todos os dias para dar forma aos cachos, na direção das pontas, de modo a envolver todo o fio, depois é só deixar o cabelo secar naturalmente. A quantidade a ser usada vai variar de acordo com o tamanho e o tipo de fio. Se você vai começar a usar o leave-in, utilize uma quantidade pequena, do tamanho de uma moeda de 10 centavos e vá sentindo a necessidade dos seus fios. Caso ele perca a forma o fique com aspecto ressecado no correr do dia, use um pouco mais, caso ele fique pesado e sem movimento, use menos.

No banho, lembre-se de retirar com água abundante todo o creme sem enxágue que ainda estiver no cabelo, até a água ficar cristalina, e então comece a lavagem normal com o xampu.

Para conseguir um visual moderno você pode misturar leave-in hidratante com um gel de levíssima fixação para deixar os cachos mais definidos sem pesar e ficar duro. O grande segredo é amassar o cabelo com folhas de papel toalha e tentar não passar a mão no cabelo até ele secar, conseguindo assim um efeito polido e perfeito do cacho.

Hidratação

Por ser um cabelo mais fino e ressecado, hidratação duas vezes por semana também fazem parte dos cuidados de quem tem o cabelo crespo. Um bom truque também é passar condicionador depois da máscara porque faz durar mais a hidratação. Recomenda-se produtos à base de silicone para uma boa hidratação das madeixas. Pois, o silicone é o que liga os outros produtos emolientes ao fio, sem ele os outros hidratantes não são absorvidos. Um exemplo são os óleos vegetais, como o óleo de coco. A função deste emoliente é penetrar e regenerar cada fio de cabelo, no entanto, ele só conseguirá esse efeito se tiver silicone na fórmula. Além disso, o silicone, por si só, já é um bom hidratante, pois forma uma película ao redor do fio, protegendo-o.

10 dicas para cabelos crespos

  1. Lave apenas os cabelos crespos com temperatura fria ou morna. Água muito quente resseca a fibra.
  2. Corte sempre a seco, mecha por mecha, como se estivesse esculpindo. Quando elas estão molhadas, você pode se confundir na definição do comprimento.
  3. Evite produtos com sulfatos, detergentes que roubam a hidratação natural dos fios. Nem use silicones e petrolatos, que deixam resíduos.
  4. Desembaraçar a cabeleira com os dedos durante as lavagens é a melhor maneira de deixá-la definida. Por isso, nada de pentes, ainda mais os de plástico, que aumentam o frizz.
  5. Secador, só se for em temperatura amena, para não agredir os encaracolado, que é, naturalmente, mais frágil. Aposte no difusor para conseguir definição.
  6. Se a cacheada optar por coloração e luzes, trate a cabeleira antes e depois. Dessa forma, é possível prevenir danos à estrutura das fibras.
  7. Para evitar o frizz, prefira toalhas de papel, de malha ou TNT.
  8. Faça fitagem. Aplique ativador de cachos e trabalhe as mechas  como se elas fossem fitas. Amasse com as mãos para a forma circular.
  9. Não penteie os crespos se estiverem secos, pois eles perdem definição e ficam arrepiados.
  10. Depois de secar,  solte um pouco a raiz com os dedosou pente-garfo para distribuir melhor o volume.

Super Recomendo! Marketing Digital Beleza


Sair da versão mobile