Ícone do site Carreira Beauty Blog

Como a acupuntura ajuda contra a alergias nasais

como-acupuntura-ajuda-combater-rinite

Outono estação seca e fria que aumenta casos de alergias nasais, a Acupuntura pode te ajudar!! 

[quote]Acupuntura é uma das técnicas orientais que vem sendo muito utilizada no ocidente, com a finalidade de melhorar a qualidade de vida das pessoas. Diversas doenças otorrinolaringológicas já foram tratadas com Acupuntura, apresentando resultados satisfatórios, inclusive as doenças alérgicas nasais.[/quote] 

Rinite Alérgica na Medicina Tradicional Chinesa

Na MTC a Rinite alérgica  é proveniente de invasões repetidas de Vento-frio no canal do Pulmão não tratadas adequadamente. Depois de algum tempo, o Frio transforma-se em Calor, o Pulmão não consegue difundir e descender o Qi (energia) e se desenvolve no nariz uma estagnação local de Qi e Sangue. Todos esses fatores geram secreção nasal. O canal da Vesícula Biliar carrega o Calor para cima, em direção para o cérebro; como o Vaso Governador (Du Mai) também flui ao cérebro e ao nariz, o Calor causa formação de secreção nasal amarela e purulenta .

+ Aprenda a montar seu site GRÁTIS em 5 minutos


Tratamentos com Moxa e Acupuntura

A Moxabustão (moxa) é a técnica terapêutica de aquecimento da Acupuntura.

O aquecimento dos pontos fornece calor e energia para o corpo. Por isso, a moxa é indicada para as doenças provocadas pelo frio e pela umidade, e para situações com deficiência de energia. O calor produz vasodilatação, efeito antiinflamatório e analgésico.

O efeito da acupuntura nas doenças alérgicas nasais é na Deficiência do Qi do Pulmão que deve ser tratada para reabastecer, tonificar o Qi e consolidar a resistência do corpo e também a Deficiência do Qi do Baço deve ser tratada pela reposição do Qi, reforçar o Baço e remover a obstrução nasal.

Método do tratamento

O tempo ideal para o tratamento da rinite alérgica com a Acupuntura é pelo menos um mês antes da altura em que os sintomas começam normalmente. Enquanto alguns pacientes podem sentir um alívio imediato após apenas alguns tratamentos, um pacote de seis a dez tratamentos, uma vez por semana é normalmente necessário para tratar doenças agudas. As condições crônicas podem requerer um tratamento adicional.

Para o alívio temporário da congestão nasal e coceira, alguns pontos de Acupuntura comuns podem ser massajados por alguns minutos, várias vezes ao dia com as pontas dos dedos: Yintang (localizado entre as sobrancelhas), Yinxiang ou LI 20 (localizada no sulco naso-labial adjacente ao narinas), e, finalmente, Hegu ou LI4, (localizado na parte de trás da mão entre o polegar e o dedo indicador).

Conclui-se que a Acupuntura é promissora ao tratamento da Rinite Alérgica, e não apresenta efeitos colaterais como encontrado nas abordagens tradicionais.

 



CRISTIANE ACHKAR
Acupunturista, massoterapeuta, esteticista e consultora de bem estar e qualidade de vida.
+ Veja mais artigos

 

Sair da versão mobile