Ícone do site Carreira Beauty Blog

Como Definir missão, visão e valores de uma clinica de estética

Como Definir missão, visão e valores de uma clinica de estética

Como criar tópicos de missão, visão e valores para uma Clinica de estética

A missão,  visão e  valores de uma empresa são tópicos muito importantes e que devem ser explorados com cuidado. Sua empresa ou você como profissional de estética pode tornar-se conhecida por meio deles e é importante saber exatamente como você quer ser visto no mercado. Esses tópicos irão direcionar você e sua equipe, se você tiver uma, além de clientes e fornecedores que passaram a se guiar pela sua cultura organizacional, desde que, claro, essa mensagem seja bem comunicada no mercado.

Parece complicado, mas não é tanto. Definir os tópicos de missão, visão e valores de sua estética tem uma importância maior do que você imagina. As ideais contidas em cada um deles mostra o que é a sua empresa, como vocês trabalham, o que esperam oferecer para seus clientes e quais são as suas preocupações externas, valores.etc.

Assim como na vida pessoal, a trajetória de uma empresa também precisa de objetivos claros e metas bem definidas para fazer com que seus negócios avancem na direção certa.

Para isso, é fundamental que tanto os gestores quanto os colaboradores, estejam alinhados com tudo o que a empresa deseja alcançar. Dessa forma, todos trabalham em prol dos mesmos objetivos, seguindo os mesmos parâmetros.

Para que tudo dê certo, é necessário que esses aspectos sejam muito bem definidos, a curto, médio e principalmente, a longo prazo, pois são eles que irão nortear o caminho dos seus negócios.

No entanto, manter essas metas bem definidas não é o suficiente. No artigo de hoje, nós vamos te dar um norte para você criar a missão, a visão, e os valores de sua estética, mas também, como comunicar isso ao mercado.

Para que isso aconteça, você precisa ter, dentro do seu site, a definição de missão, visão e valores. E de preferência, que seja bem visível para que todas possam ter acesso. Crie uma placa bem bonita e coloque essas informações em um lugar bem visível, para que todos possam ter essa informação e cobrar as pessoas em respeito delas. Exemplo: Se um dos seus valores, é atendimento excelente, e o cliente é mal atendido, ele pode questionar a você. Sendo assim você pode tomar as suas providencias e até chegar ao ponto de despedir o funcionário que não está alinhado com aquele valor tão importante. Da mesma forma, ao ter claro esse valor e bem comunicado, o funcionário ficará inibido em prestar um mal atendimento, mesmo naqueles dias onde ele não está bem.

Vamos dar um exemplo para tornar a situação mais clara. Vamos imaginar que você tenha um centro de estética e uma pessoa comum esteja procurando por um tratamento capilar com produtos que não agridam o meio ambiente.

Se você mencionar no tópico de valores da sua empresa: Respeito ao meio ambiente, é muito provável que o potencial cliente considere isso na hora de escolher o prestador de serviço. E se escolher você irá cobrar sua empresa, caso o que tenha sido divulgado não seja o praticado.  Fique atenta para o fato que, sua declaração de Visão, missão e valores, não deve ser apenas uma jogada de marketing, para enganar as pessoas. A sua declaração de Missão, visão e valores deve ser honesta, seguida a risca e praticada por todos, ou como toda empresa desonesta, a reputação será prejudicada. A pior coisa que uma empresa é pregar uma coisa e praticar outra.

Missão

A missão de sua clinica de estética deve conter o seu propósito e a função para a qual ela é destinada. Para que esse item seja definido corretamente, é interessante responder à algumas questões como: o que a empresa faz? Porque a empresa existe?  Para quem?

Respondendo a essas perguntas você terá a maioria das informações necessárias para criar o texto do tópico Missão da sua clinica de estética.

Vamos pensar em um exemplo de missão para um centro de estética.

“Oferecer tratamentos estéticos com resultados, elevando a auto estima do nosso cliente, proporcionando a ele melhor qualidade de vida e bem-estar.
Obs: não copie essa missão, crie a sua.

É claro que aqui estamos falando de um exemplo genérico, que poderia ser muito bem desenvolvido e agregar muito mais informações.

Vamos a mais alguns exemplos de missão de empresas conhecidas no mercado.

Google
A missão: É organizar as informações do mundo todo e torná-las acessíveis e úteis em caráter universal.

Brasil Cacau
Acreditar e proporcionar felicidade. Promover a diversidade, a liberdade e valorizar as pessoas, refletindo nossa cultura popular com respeito e sabedoria, por meio de toda linha de produtos.

Seara
Atender e superar as expectativas dos nossos clientes e parceiros, fornecendo produtos seguros e com qualidade diferenciada, através de modernas tecnologias e elevada qualificação das pessoas, atuando com responsabilidade social e ambiental e gerando valor para nossos clientes, parceiros, empregados, acionistas e para a sociedade.

Visão

A visão de sua clinica de estética deve estabelecer perspectivas para longo prazo. A visão é capaz de inspirar-se no que a empresa almeja para o futuro, desde que aquilo seja um sonho atingível. Nada de utopias e ideias absurdas na visão. Pense em tudo o que você gostaria que sua empresa fosse capaz de fazer, que não é concebível no momento, mas que têm grandes chances de realização no futuro.

Nessa etapa, você deve incluir tudo aquilo que a empresa deseja se tornar e em qual direção devem ser focados os seus esforços.

Um exemplo prático de visão para uma empresa de estética seria:

“Tornar-se referência mundial em matéria de procedimentos estéticos com ativos sustentáveis até 2020”.

Vamos aos exemplos de Visão de empresas famosas

Natura

A Natura, por seu comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, será uma marca de expressão mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor através da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte e com o todo.

Tigre S.A

Liderar o mercado de Tubos e Conexões da América Latina.

Hospital Albert Einstein

Ser líder e inovadora na assistência médico-hospitalar, referência na gestão do conhecimento e reconhecida pelo comprometimento com a responsabilidade social.

Valores

No tópico dos valores da sua clinica de estética, você deverá inserir princípios éticos e morais de um indivíduo comum. Essa é a hora de “humanizar” a sua empresa e fazer com que ela seja vista como uma pessoa, que tem ideais, aspirações e sentimentos.

Os valores são capazes de guiar a conduta de uma organização quando os planos de Missão e Visão estiverem sendo executados. Os valores são inegociáveis e ditam os principais comportamentos e atitudes no que diz respeito ao funcionamento de toda estrutura organizacional.

Os valores também são responsáveis por dar suporte às formas de relacionamento dos colaboradores e gestores da empresa entre si e perante os clientes e à sociedade.

Um bom exemplo de valores para uma empresa do ramo da estética, seria:

“Produtos ecologicamente corretos – Compromisso com a satisfação do cliente – Comprometimento – Qualidade – Ética – Atendimento excelente. ”

 

Lembre-se que os valores, ou qualquer outro tópico aqui citado não é um jogo, onde você pesquisa palavras bonitinhas e coloca para dizer que você tem a missão, visão e valores da sua estética. É um compromisso, que você tem com o seu negócio e todos aqueles que estão envolvidos com ele. Essas declarações devem fazer parte da cultura da empresa e por isso deve ser a verdade de seu dono, aquilo que ele realmente acredita.

Infelizmente, se houvesse uma máquina da verdade muitas empresas teriam na sua declaração de missão: Ganhar dinheiro e ponto. Esse tipo de missão, é maléfica, pois quem tem como missão principal ganhar dinheiro, abre mão de sua visão e principalmente de seus valores.
Ganhar dinheiro não é pecado, é toda empresa deve ganhar dinheiro, mas a sua missão principal é servir ao consumidor, para depois, consequentemente ganhar dinheiro. Talvez essa seja a causa da falência de muitas empresas, pois sem um serviço de qualidade, feito com amor e carinho, não há sustentabilidade no negócio, já que, as pessoas acabam percebendo e passam a procurar outras opções no mercado, deixando você a ver navios.

Agora que você já tem noções de como criar conceitos de Missão, Visão e Valores para sua estética, é hora de colocar o que aprendeu em prática. Acreditamos que com as informações disponibilizadas aqui, você já saiba exatamente quais são as principais diferenças entre um e outro tópico e o que deve ser colocado em cada um deles, mas antes, faça uma viagem para dentro de si para que encontre as melhores respostas.

Se caso tiver dúvidas, contrate um profissional de marketing, ele poderá lhe auxiliar a construir a missão, visão e valores da sua estética.

Uma empresa sem missão, visão e valores, tem uma lacuna incrível que precisa ser preenchida. Torna-se apenas um negócio comum, sem objetivos, sem metas e sem ambições. Não permita que sua empresa seja vista como algo assim.

Minha Missão, Visão e Valores

Missão

Transformar o mercado de estética através do empreendedorismo e do marketing, levando a conscientização da importância de fazer aquilo que você realmente ama, para levar ao cliente o seu melhor através de uma relação saudável de consumo com base no ganha ganha.

Visão

Ser a maior referência em empreendedorismo e técnicas que alavancagem de negócios dentro do mercado de estética.

Valores

Desempenho – Ética – Liberdade – Respeito – Alegria – Amor – Reciprocidade – Gratidão

 


Cristiano dos Santos
Empreendedorismo na Estética – Empreender é poder
+ Veja mais artigos

Sair da versão mobile