Com a crise (financeira, falta de água, etc) em nosso país todos os setores vêm repensando seus métodos e processos na busca de práticas mais sustentáveis. Implantar práticas sustentáveis em sua clínica de estética, spa ou salão de beleza é importante para o meio ambiente, para a sociedade e para a própria empresa.
Sustentabilidade
s.f. Conceito que, relacionando aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais, busca suprir as necessidades do presente sem afetar as gerações futuras.
Água e energia estão entre os recursos que requerem maior cuidado. Eles são, justamente, os principais recursos utilizados em salões de beleza, clínicas de estética e spas. Por isso é tão importante que as empresas repensem seus gastos com água e energia. É importante para o meio ambiente, para a sociedade e para o negócio. Algumas dicas simples podem ajudar a evitar o desperdício, reduzir os custos e tornar o seu salão de beleza sustentável. Confira!
Escolha sabiamente os equipamentos para o seu espaço
Revise todos os seus equipamentos: secador de cabelo, prancha, lavatório, tudo o que consumir energia elétrica deve ter manutenção constante, pois a falta dela pode ocasionar maior consumo de energia. Além disso, veja se não está na hora de trocar seus equipamentos antigos por novos. Aparelhos mais modernos consomem menos energia. Na maioria das vezes, a troca vale a pena. Na hora de escolher, opte pelos mais econômicos.
Economize nos produtos
Shampoo em excesso vai demandar mais água e mais energia elétrica na hora de lavar. Use com moderação e apenas o necessário. O mesmo vale para tinturas e químicas. No seu salão de beleza, dê preferência aos produtos que exijam menos lavagens e pese antes de aplicar. Assim, você consegue economizar água e luz nos processos de tintura e alisamento, por exemplo.
Treine os seus clientes
Salões de beleza, clínicas de estética e spas podem fazer dos clientes seus aliados na hora de economizar. Ensine seus clientes a lavar o cabelo e ofereça desconto para quem vier cortar com o cabelo já lavado. Assim, você ganha e o seu cliente também.
Tenha os melhores profissionais
Uma das maiores dificuldades em salão de beleza, clínicas de estética e spas é encontrar bons profissionais. Faça dos seus os melhores. Treine sua equipe, ensine a aplicar a quantidade certa de produto para cada cabelo, ensine a fechar o registro do lavatório enquanto massageia o cabelo, ensine a tirar bem o excesso de umidade do cabelo para economizar no secador. Observe, cobre economia dos seus cabeleireiros e manicures e elogie quando eles se mostrarem comprometidos com a economia e sustentabilidade do salão. Fale sobre a importância de economizar não só pela conta de luz e água do salão, mas também pelo meio ambiente.
Dê o destino correto aos resíduos do salão
Faça do seu espaço um exemplo. Procure orientação profissional, a prefeitura da sua cidade ou a cooperativa de catadores e se informe sobre como dar a destinação correta aos resíduos como o papel alumínio utilizado nas tinturas e o material de manicure. Separe seu lixo e dê o destino correto. Assim, você contribui com o meio ambiente e com a sociedade.