Ícone do site Carreira Beauty Blog

Como fazer uma escova profissional

Como fazer uma escova profissional

Ao fazer a escova, se você parar com o secador por muito tempo no mesmo lugar, danificará os fios de cabelo. Este deverá estar sempre paralelo ao couro cabeludo e em movimentos contínuos. Assim, você evitará queimar o couro cabeludo e o desperdício de energia. Além disso, o secador deverá sempre acompanhar o sentido da cutícula, ou seja, da raiz para as pontas, e estar sempre a 45°da mecha.

Como fazer uma escova profissional

Jamais encoste o bico do secador diretamente no cabelo. É aconselhável colocá-lo a uma distância de 1 a 3 cm. Deixe o eixo do secador parado (é a parte onde ele tem o motor) e só movimente o bico para frente e para trás. Assim, você estará fazendo o movimento ideal.

O cabelo suporta até 80°C de calor sem alterar suas características, isto é, preservando o couro cabeludo e a cutícula dos fios.

Penteie os cabelos, separe-os em mechas e prenda com clipes ou com prendedores de cabelos. Reparta, de orelha a orelha, e do alto da cabeça até a nuca. Comece a escovar da nuca para cima da cabeça. Para dar um efeito liso, é recomendado usar uma escova com cerdas bitufadas, que são aquelas mistas com altura diferente de cerdas.

Enrole, para cima e para baixo, para que o cabelo seque por igual. Seque primeiro a raiz, esticando com a escova por cima e por baixo da mecha. Depois, repita o processo na ponta da mecha girando a escova sobre si mesma. Se a cliente quiser que as pontas fiquem viradas para fora, termine de secar a mecha com a escova virando para cima.

A posição da escova influencia no resultado. Para um efeito liso sem volume, deve-se trabalhar com a escova por cima, fazendo com que a raiz do fio permaneça rente ao couro cabeludo. Entretanto, mantenha o bico do secador distante entre 1 e 3 cm da mecha do cabelo. Trabalhe sempre com mechas de 2 dedos de largura, para obter melhores resultados.

Para finalizar, coloque o reparador de pontas, na palma da mão, esfregue uma palma na outra e vá espalhando sobre os cabelos de maneira bem delicada. Isso abaixará os fios que ficaram levantados.

Assim, os cabelos estarão prontos para o uso da chapinha, se a cliente os quiser bem lisos e que o efeito dure mais.

Como fazer a chapinha

Depois da escova feita, reparta os cabelos da cliente, conforme o gosto dela, pois ficará deste jeito quando pronto. Divida os cabelos em mechas como foi feito para escovar. Prenda-os com um prendedor de cabelos, mas sem dobrá-los, para não enrolar ou dobrar os fios, deixando-os com marcas.

Deslize a chapinha com a mecha entre as duas partes aquecidas. No entanto, tenha cuidado para não queimar as suas mãos. Passe, pelo menos duas vezes, em cada mecha, da raiz até as pontas. O resultado são fios lisos, com mais brilho, com caimento perfeito e aparência natural, pois as cutículas são totalmente fechadas nesse processo.

Como fazer uma escova modelada

Dicas de como fazer uma escova de cabelo por Rodrigo Cintra

Sair da versão mobile