Ícone do site Carreira Beauty Blog

Como Montar um Salão de Beleza: a imagem interna e externa do seu salão

como montar um salao de beleza

O salão deve ser a projeção de sua imagem. Portanto, cuide da aparência do seu salão como se fosse a sua própria, tanto interna quanto externamente. Um visual atrativo e um ambiente aconchegante são bons captadores que atraem a clientela. No entanto, se a determinação da mudança não for guiada por um estudo prévio que contemple a imagem, o público-alvo e a localização do salão, por exemplo, o resultado pode ser um investimento perdido, uma aplicação errada, um tempo gasto inutilmente.


Super Recomendo!


E o prejuízo não será certamente apenas financeiro. Por isso, interpretar claramente essas variáveis, ou seja, como é a seu público, onde o seu salão está inserido, quais as modificações necessárias para atrair mais clientes, e tentar equilibrá-las no custo é o que distingue um salão bem sucedido dos outros. O cliente sabe o que quer e busca sua satisfação, acima de tudo.

como montar um salão de beleza

A vitrine e a fachada do seu salão

A vitrine e a fachada são peças importantes para o sucesso do seu salão, pois elas são o primeiro elemento de comunicação que o cliente encontra. É possível colocar pôsteres grandes, televisão, displays e vídeos. Isso gera grande interesse para que os clientes experimentem seus produtos e serviços.

Área da recepção

A recepção é a entrada dos clientes, sendo também importante porque é a primeira impressão que o cliente tem do salão. Qualidade e estética são importantes. É aqui que o cliente vai observar a organização da sua empresa com um todo.

Sala de espera

O número de assentos na sala de espera depende do número de cabeleireiros e outros prestadores de serviço disponíveis no salão. Se você só trabalha com hora marcada, essa área pode ser pequena; sugerimos que seja clean e com imagens bem claras, de modo que você também possa vender produtos através dessas imagens. Esse local deve estar abastecido com artigos para leitura, com TV, materiais relacionados à moda. Deve ter assentos confortáveis e decoração condizente com o restante das instalações. A sala de espera também pode ser incrementada com produtos para venda direta aos clientes, de preferência, de uma linha exclusiva que não seja encontrada em qualquer estabelecimento comercial.

Área dos lavatórios de cabelo

Esta é uma área estratégica em termos financeiros para o salão, pois é o primeiro serviço utilizado pela cliente. Aqui os móveis devem ser confortáveis, proporcionando um profundo relaxamento para o cliente. A iluminação pode ser bem suave para induzir ao relaxamento.

Instalações hidráulicas e encanamento do salão de beleza

O escoamento de água do lavatório deve ser profundo, de modo que o fio de cabelo comprido não obstrua a passagem da água. A entrada de água deve ser abundante para facilitar a retirada de produtos como permanentes, neutralizantes, cremes de massagem, etc. Em caso de aquecedor solar, é necessário ter um misturador de água para se obter a temperatura ideal; o encanamento e as ligações da água quente devem ser de cobre. Se o lavatório for grande, pode adaptar um esguicho ou mais na saída de água, como medida de economia.

Como Montar um Salão de Beleza:Área química

É ideal que o espaço para a área química e técnica seja separada e ao mesmo tempo não visível para quem entra no salão.

Instalações elétricas

Tenha várias tomadas sob o aparador. Com várias tomadas, você pode ligar o secador, a máquina de corte, o esterilizador e tomadas a mais para pranchas, celulares de clientes etc. As tomadas devem ficar a 30 cm do chão. O acabamento deve condizer com o restante da decoração.

 Almoxarifado

A área de almoxarifado deve ser funcional com prateleiras e espaço para acomodação de caixas maiores ou produtos de maior volume. Armazene os produtos por categoria, por exemplo, colorações, xampus, cremes para os cabelos, cremes para o corpo e rosto etc. Isso facilita o acesso a produtos rapidamente. Coloque os mais antigos na frente, para que não expire a validade.


Super Recomendo!


Sair da versão mobile