Ícone do site Carreira Beauty Blog

Aprenda organizar a agenda do seu salão

como-organizar-a-agenda-do-salao

Não importa o tamanho do salão, saber administrar uma agenda de horários e definir regras de atendimento é uma habilidade que todo profissional deve possuir.


Super Recomendo!


A cliente está atrasada porque ficou presa no trânsito? Se você tem domínio sobre a agenda do seu salão, conseguirá determinar se o imprevisto vai ter algum efeito sobre os compromissos que foram marcados logo em seguida e encontrar a melhor solução. Veja algumas dicas!

Em primeiro lugar, é importante saber estimar a duração de cada serviço executado e entender quais procedimentos podem ou não ser feitos juntos. Por exemplo, colorações e alisamentos são procedimentos que exigem espera, portanto é preciso ter bom senso e não marcar ambos, um após o outro, para o mesmo profissional. Além disso, não se esqueça do bem-estar do seu funcionário: considere incluir alguns minutos no intervalo entre as atividades agendadas, para que ele possa ir ao banheiro ou preparar o material do próximo cliente.

Antes de decidir entre a agenda de papel e um sistema computadorizado de marcação de horários, avalie o porte do seu estabelecimento. Geralmente, um simples caderno com anotações a lápis já basta para administrar salões pequenos, pois a recepcionista já conhece bem a clientela, suas preferências e consegue se organizar sem problemas. Caso o salão seja grande, com diversos funcionários e variedade de serviços, é recomendável a adoção de um sistema.

Estabeleça uma tolerância para atrasos. A medida deverá valer tanto para as clientes quanto para os funcionários. É aceitável esperar de 10 a 15 minutos, porém, se a pessoa ultrapassou o prazo estabelecido, sugira que ela seja atendida por outro profissional disponível, sempre respeitando o cronograma da agenda. Se possível, ligue para a cliente no mesmo dia para confirmar o horário.

Alguns salões já disponibilizam marcação de horário via redes sociais. O Retrô Hair, de São Paulo, possui um aplicativo em sua página no Facebook, no qual é possível escolher data, horário e profissional de preferência sem complicações. Após o envio dos dados pela ferramenta online, o cliente recebe uma confirmação do agendamento realizado por e-mail.


Super Recomendo!


Sair da versão mobile