Ícone do site Carreira Beauty Blog

Como usar estampas listradas, afinal será que elas engordam?

A estampa listrada é um clássico na Moda. Ela tem o poder de ser usada em diferentes situações, vai com tudo e se adequa a qualquer humor nosso de cada dia. Tenho clientes que amam listras! E algumas não as usam por causa de uma das maiores crenças do “Pode” e “Não Pode” que vemos tanto por aí na Moda. Pura besteira!

Sem essa de que listras só engordam e que, por isso, não pode usar! Se acha lindo e te encanta, use! A ideia é dominar a arte de se vestir e brincar com isso a nosso favor.

Afinal, Listras engordam ou não?

Inconscientemente, nossos olhos procuram por linhas para nos localizarmos em um espaço. Olhando para alguém, naturalmente o olhar também é guiado pelas linhas, e as roupas fazem esta função. Por isso, as listras horizontais podem dar a sensação de encurtamento e quilos a mais.

Isso acontece pois a estampa funciona como uma quebra da linha vertical natural (a altura que temos). O nosso olhar também detecta as linhas horizontais da esquerda para direita, assim como lemos. E as listras fazem estas quebras, deixando uma sensação de blocos. Quanto maiores as listras, maior o destaque para a região do corpo, como vemos nas imagens a seguir – as duas peças são listradas, mas a região onde as listras são mais largas chamam muito mais a atenção, não?

O jeito que encontramos para “enganar” o olhar é usar listras fininhas. Discretas, não ressaltam aos olhos de quem as vê. Super indicado para todas abusarem da estampa sem medo, sem neuras!

As linhas diagonais confundem o olhar, sendo uma ótima dica para quem não se sente confortável com as horizontais.

Agora você consegue perceber porquê as listras verticais alongam? As linhas da estampa possuem maior comprimento. Quando os olhos percorrem toda essa linha, cria-se uma impressão de uma silhueta mais longilínea.

Como usar Listras: do trabalho ao final-de-semana

Agora que já vimos que TO-DAS podem usar listras, como compor looks?

Por remeter aos marinheiros, você pode achar difícil usar listras além dos finais-de-semana. Mas, o tipo da roupa e tecido garantem o passe livre ao listrado nos ambientes de trabalho. Combine com peças de alfaiataria, saltos ou sapatos de bico fino. Adicionar toques de cor e acessórios deixam o look com sua personalidade!

Como usar Listras: Camisas, direto do armário masculino

A camisa de listras, super do armário masculino, também vale! A peça dá um toque urbano e um até um quê de sensualidade. A feminilidade vem com elementos sutis como o nozinho com as pontas da camisa, sapato de bico fino, saia ou shorts. A gola em V formada pela própria camisa alonga toda a região do colo ao deixar esta parte de pele à mostra.

Como combinar Listras?

Na brincadeira da mistura de estampas, o céu é o limite!

Vale combinar com outras estampas – floral, xadrez, animal print e até com mais listras. Se achar demais, dá também para usa-las com peças de uma cor só. A ideia aqui é só variar um pouco da combinação tradicional com jeans, preto ou branco.

Se você precisa repor alguma peça no seu armário (oi, consumo consciente!), invista nesta estampa que será um bom custo-benefício. Há diversos modelos de listras, das mais largas as mais finas. No verão 2017, as listras aparecem repaginadas com muitas cores, bem a cara da estação!

Desfile Maria Filó, Mara Mac e Martu – Evento Rio Moda Rio, junho 2016.

*****

Se você tem dúvidas sobre Imagem e Estilo ou gostaria de sugerir algum assunto pros posts, escreva-nos na caixa de comentários abaixo, dizendo como podemos ajudar!

Fonte das Imagens: Pesquisa Google e/ou Pinterest. Caso você seja o dono de alguma(s) delas e deseje que a(s) retiremos, por favor, nos informe nos comentários e atenderemos ao seu pedido.

Sair da versão mobile