Ícone do site Carreira Beauty Blog

Como vender serviços de estética para clientes do salão de beleza onde trabalho

Como vender serviços de estética para clientes do salão de beleza onde trabalho

 

Visto a oportunidade, muitos empreendedores têm feito das salas de estética dentro de salões de beleza tradicionais com cabelo e manicure, uma ótima ideia, já que um serviço complementa o outro.

Apesar de ser uma ótima chance de aproveitar a clientela de um salão de beleza, o empreendedor de estética pode se deparar com muitas dificuldades para de fato, conseguir fazer com quem esteja cortando o cabelo ou fazendo as unhas, vá contratar os seus serviços.
Essa é um problema geral na área, principalmente de quem está começando e não sabe muito bem como lidar e efetivar os clientes que já estão ali, e que consequentemente estão mais propícios a comprar outros serviços.

Veja esses clientes do salão de beleza como um ativo precioso, no qual você terá de fazer um trabalho de marketing e divulgação interno para que consiga trazer eles para fazer os seus serviços. Usar de algumas técnicas é o grande segredo para o seu sucesso, já que o talento por si só não basta, é preciso mais.
É claro que ser bom no que faz conta e muito nessa hora, mas de que adianta você ser o melhor e as pessoas não saberem disso, correto?

Então eu vou te dar agora 6 Dicas para vender para os clientes do salão de beleza onde você tem a sua sala de estética

Cultive o Relacionamento no Salão de beleza onde trabalha

O primeiro passo que o profissional de estética deve tomar dentro de um salão de beleza é se relacionar com toda a equipe, seja eles os cabeleireiros, manicures ou o dono do espaço.

Os clientes estão no salão de beleza para contratar os serviços desses profissionais, o qual ficarão bons minutos em interação. Imagina que entre uma conversa ou outra, o seu serviço de estética seja oferecido.

Mas atente-se que o seu serviço só será divulgado por quem você tem uma boa relação pessoal, ou você divulgaria o serviço de alguém que não conversa com você?

Se feita uma boa propaganda por parte do profissional, com certeza o próximo passo desse cliente será ir visitar o seu espaço de estética dentro do salão de beleza. Com certeza esse é um passo primordial para que sua sala ganhe visibilidade em muito pouco tempo e você consiga fazer da clientela do salão de beleza, a sua.

Para que haja essa propaganda por parte dos profissionais do salão é interessante eles conhecerem os seus serviços de estética. Então no decorrer do tempo, de sessões gratuitas do seu serviço a eles e mostre o que o que você está oferecendo é realmente muito bom. Entenda que quem conhece um produto ou serviço sempre consegue vender mais, sem contar que você ativa neste profissional um sentindo de reciprocidade, no qual ele com certeza irá querer retribuir a cortesia que lhe foi oferecida, indicando você a outros clientes.

O ideal é que seu serviço seja oferecido toda vez que um cliente entre no salão de beleza e para que isso ocorra, é interessante que haja uma recompensa para quem indicar. As comissões nessa situação podem ser prejudiciais ao negócio (em relação a custos), e pode ser inviável, mas pode ser uma opção, desde que faça as contas e veja se realmente vale a pena. Você também pode tentar outras coisas, como dar um presente, um jantar ou mais sessões do seu serviço no final do mês para aqueles que indicarem o seu serviço.

Comunicação Visual do seu serviço de Estética

Se você já tem os cabeleireiros e manicures trabalhando a seu favor, ótimo, já temos um primeiro passo, mas essa atitude não deve ser a única a ser tomada.
O profissional de estética também pode usar a comunicação visual, com Banners, faixas, cartão de visita, mostrando que está ali, o que oferece e algum diferencial. Essa ação deve ter o conhecimento do dono do espaço e do resto da equipe, para que não haja dores de cabeça com a atitude.

Outra questão é o tipo dessas faixas e banners, para que não tenhamos algo muito discrepante ao resto do salão, A poluição visual pode se transformar em um problema e ter um efeito contrário nos clientes. O ideal é que você siga a identidade visual utilizada no salão de beleza.
Todo cuidado nesse momento é pouco, faça artes delicadas e harmoniosas, feitas com qualidade por um bom designer.

Use as Mídias sociais para divulgar o seu serviço de estética.

Nos dias de hoje não usar as mídias sociais é dar brecha para o azar, e perder uma oportunidade das mais eficientes na divulgação do seu serviço de estética, pois as mídias sociais são uma arma poderosa para atrair muitos clientes para o seu espaço de estética.

Com certeza o salão de beleza que você faz parte tem uma conta no Facebook, e Instagram e já que você é parte integrada desse espaço, nada mais justo que haja a divulgação de seu trabalho.
Mostre nas redes que você existe e está dentro do salão de beleza. Dê dicas, escreva artigos, poste vídeos e imagens do seu tratamento, dos clientes, etc
Mas não pense em utilizar somente as mídias sociais do Salão de beleza onde você trabalha, você precisa ter as suas e divulgar também, Quanto mais pessoas conhecerem o seu trabalho melhor. As mídias sociais já são uma poderosa arma para atrair mais clientes na estética, imagine só utilizando as em dose dupla.

Converse com os clientes

Peça permissão para conversar com os clientes. Enquanto uma pessoa faz o cabelo ou as unhas, ela fica mais disposta a um bate papo. Aproveite seu tempo livre e veja se há a possibilidade da conversa e caso a resposta for positiva, fale dos benefícios e vantagens do seu serviço de estética.
Se essa conversa for bem-feita, com toda certeza a pessoa irá visitar sua sala na próxima visita ou quem sabe, naquele mesmo dia.

Ofereça uma cortesia aos clientes

Aproveite a conversa para oferecer uma cortesia para que o cliente conheça o seu serviço de estética. Essa é uma técnica muito utilizada em supermercados, a da demonstração. Depois de ter experimentado o seu serviço, as chances de virar seu cliente são muito maiores, claro, se caso ele ou ela tenha gostado do que você ofereceu a ele.
Nem todos se tornarão seu cliente, mas se você conseguir que pelo menos 3 em cada 10 se torne um novo cliente, já terá sido muito vantajoso.

Invista em anúncios

Já dizia o chacrinha: “Quem não se comunica se trumbica”
Muitos profissionais de estética, veem  o anuncio como obrigação ou atitude somente do dono do salão, o que é um grande erro. Quem pensa assim, tem uma atitude prejudicial ao seus negócios que poderá comprometer o seu sucesso. Primeiramente você deve ter ciência de uma coisa: anúncios são investimentos e não um gasto. Você tem certeza disso quando vê o retorno, que pode ser muito maior que o investido, e para saber isso, deve ser medido, sempre.
Você deve ter em sua anotações de gastos mensais com marketing, para saber se está valendo a pena ou não e se o retorno sobre o investimento está sendo positivo. Pode parecer difícil no começo, mas acredite, fará toda a diferença.

Usando um exemplo simples como o Facebook, com meros 10 reais investidos, você tem um alcance de mais de 600 pessoas, todas com potencial de se transformarem eu seus clientes, desde que você faça a segmentação correta para atingir o público certo. Com isso você não ajuda somente o seu negócio, mas de todo o salão, pois você também faz o caminho inverso, podendo oferecer o serviço dos seus colegas após visitarem o seu espaço de estética, gerando o sentimento de reciprocidade para com eles, o que se torna um ciclo de sucesso para todos.

Entenda você já é bom no que faz, mas não vai ficar esperando os clientes aparecerem do nada no seu espaço de estética, isso não existe. Utilize dessas técnicas, que você com certeza conseguirá trazer muitos clientes do salão de beleza para a sua sala e consequentemente, terá um excelente resultado profissional e financeiro.

Depois de usar essas dicas, quero saber os resultados positivos que você obteve. Ficarei muito feliz com o seu feedback.

 


Cristiano dos Santos
Empreendedorismo na Estética – Empreender é poder
+ Veja mais artigos

Sair da versão mobile