Ícone do site Carreira Beauty Blog

Conheça os tratamentos mais poderosos para elevar os fios ondulados

conheca-os-tratamentos-mais-poderosos-para-elevar-os-fios-ondulados

Conheça aqui os tratamentos mais poderosos para elevar os fios ondulados da clientela ao status de “madeixas de Gisele Bündchen”

Entra e sai temporada e as ondas da top se mantêm entre os visuais mais cobiçados do mundo. Mas para conseguir cabeleiras espetaculares como a dela, o hairstylist precisa conhecer muito bem a textura do cabelo da cliente. A partir daí, o profissional terá condições de indicar os melhores procedimentos no salão, os produtos indispensáveis para o home care e os finalizadores que irão definir a forma dos fios. Os ondulados têm características peculiares. Por serem quase lisos, refletem mais brilho, não embaraçam com facilidade e a espessura da haste capilar é de média a grossa, normalmente. O couro cabeludo, em geral, é de normal a oleoso, assim como o comprimento e as pontas. Porém, devido às agressões do dia a dia, necessitam de reposição de vitaminas, minerais e aminoácidos. Rituais no salão e a lição de casa feita com disciplina garantem resultados incríveis!

Eron Araújo, sócio do Blend (SP), é expert na texturização dos fios

Tratamento – o hairstylist indica o Fiberceutic, de L’Oréal Professionnel, pois geralmente o cabelo está fragilizado e sem forma. “Gosto de aplicá-lo em ondulados que passaram por coloração, reflexos ou até mesmo alisamento. Assim, a fibra capilar é reconstruída instantaneamente, recuperando o brilho e o movimento”, explica. Segundo o coiffeur, o procedimento é feito combinado a alguns produtos da gama Absolut Repair Cellular (xampu e sérum). Ele recomenda que a cliente repita o processo a cada 15 dias.

Manutenção – O sócio do Blend recomenda xampu e condicionador da linha Balance, da Senscience. “Eles são perfeitos para ondulados, pois mantêm a hidratação e o brilho do cabelo sem pesar. A fórmula suave e rica em nutrientes permite que sejam aplicados diariamente”, diz o cabeleireiro.

Finalização – Movimento e leveza são essenciais nesse tipo de fio. Portanto, para uma ondulação perfeita, Eron indica o Texturizing Sea Spray, da Paul Mitchell, que equilibra a umidade, dá maciez e aspecto saudável. “Outro produto ótimo para texturizar as madeixas é o Ringlet 07, da Redken. Sua fixação média proporciona definição e controle da forma, sem grudar”, explica o profissional.

Andrea Desidério, do Beleza Natural (RJ), trata de ondulados a crespíssimos com maestria

Tratamento – A hairstylist é adepta do Spa Capilar, para que os fios possam nascer e crescer saudáveis e com forma definida. “É um serviço de desintoxicação que oxigena o couro cabeludo e permite que o cabelo seja tratado de dentro para fora”, diz a cabeleireira. Ela explica que o processo é dividido em três etapas: Primeiro, o Shampoo Remineralizante repõe os sais minerais e limpa profundamente as madeixas, retirando todo os resíduos existentes ali. Depois, o Fluido Remineralizante age ativando a circulação e promovendo uma sensação de frescor. Por último, a Máscara Remineralizante, que é composta por ativos que repõem proteínas, vitaminas e garantem uma hidratação profunda. “É interessante que a cliente vá ao salão a cada 15 dias para repetir o protocolo”, recomenda. Todos os cosméticos utilizados nos procedimentos são criações de especialistas do salão.

Manutenção – A cabeleireira explica que é necessário lavar, condicionar e hidratar os ondulados duas vezes por semana. “O creme para pentear que protege e define as ondas pode (e deve) ser aplicado diariamente”, ressalta a expert. O xampu e o condicionador mais adequados para esse tipo de fio são o do tipo Ar, da gama Quatro Elementos, do Beleza Natural.

Finalização – Como Andrea já explicou, o leave-in deve ser usado diariamente. “Ao acordar, a cliente molha o cabelo sem lavar (para retirar o produto do dia anterior) e aplica o cosmético por todo o comprimento e nas pontas, amassando os fios com as mãos de baixo para cima, para que as ondas fiquem bem-formadas”, ensina a profissional. Aqui, ela recomenda o creme para pentear Colágeno e Levíssimo, ambos do Beleza Natural.

Marcos Lima, do Stylo Hair (PR), é especialista, entre outras coisas, em recuperar fios detonados

Tratamento – Cauterização a Frio, da Redken, é um dos procedimentos que Marcos recomenda para cabelos ondulados. Segundo ele, é uma das melhores opções para reconstruir a fibra capilar e devolver brilho e forma. Os fios são lavados com um xampu antirresíduo e recebem um mix de ativos de acordo com a necessidade das madeixas (coloridas, indisciplinadas, ressecadas). Depois de 5 minutos, o profissional borrifa fluido, que fecha as cutículas. Feito isso, ele enxágua e retira o excesso de água com uma toalha. Na segunda etapa, uma máscara específica age por mais 5 minutos e é totalmente eliminada com água.

Manutenção – Os cuidados semanais com os ondulados, segundo Marcos, devem ser delicados, para que os fios não arrepiem. A linha que ele indica para isso é a Fresh Curls, da Redken. “Após lavar e condicionar o cabelo, a cliente vai retirar o excesso de água com uma toalha de algodão ou papel-toalha, somente apertando as madeixas, sem esfregar”, ensina.

Finalização – Essa etapa é crucial para que o cabelo ganhe a melhor forma. Por isso, pentear ou escovar está fora de cogitação. “Basta aplicar uma quantidade generosa de ativador de cachos misturado a algumas gotas de óleo de argan e modelar. Depois, seque com difusor ou naturalmente. Mas não toque nas madeixas, a fim de evitar o efeito frizz”, recomenda Lima.

Fernando Paolo, do Fernando Fernandes Studio (SP), conhece profundamente madeixas crespas

Tratamento – o cabeleireiro é fã do Amino Reconstrução Capilar, da Ponto 9, que é reconstrutor. Ele acredita que para se obter ondas bem-modeladas e saudáveis é importante que a cliente faça no salão a reposição de aminoácidos e vitaminas uma vez por mês. “São 12 sessões anuais que irão manter as cutículas seladas, a hidratação, o brilho, a maciez e a vitalidade das madeixas”, avisa Fernando. Os ondulados, segundo ele, precisam de uma reposição maior de aminoácidos, agentes umectantes e antioxidantes, e vitaminas essenciais. Porém, o couro cabeludo é geralmente saudável, porque a oleosidade natural dele consegue deslizar bem pelo comprimento e pelas pontas.

Manutenção – Xampu, condicionador, máscara e leave-in, de acordo com Fernando, são essenciais para manter a saúde e a forma do cabelo. O cabeleireiro recomenda produtos da linha Curly Hair, da Ponto 9. “Serão apenas três lavagens por semana, com direito a leave-in sem enxágue, e tratamento intensivo com a máscara duas vezes em sete dias”, ensina.

Finalização – A modelagem é fundamental para manter as ondas bem-formadas. O hairstylist indica uma loção-gel rica em aminoácidos – também da linha Curly Hair, da Ponto 9 para isso. “Primeiro, a cliente vai pegar o equivalente a uma moeda de 25 centavos do finalizador e passar do comprimento às pontas para conter os fios arrepiados. Em seguida, vai amassar com as mãos e depois com papel-toalha ou uma toalha de algodão. Então, ela vai jogar a cabeça para frente, para um lado e outro e para trás. Esses movimentos farão com que a ondulação fique mais marcada”, orienta o especialista.

Lidiane Teixeira de Masena, do Werner Coiffeur Botafogo 2 (RJ), está acostumada a devolver brilho, maciez e hidratação às cabeleiras mais danificadas

Tratamento – O conhecido ritual Oléo Relax, de Kérastase, é o preferido da cabeleireira. Ela indica o procedimento para cabelos secos e rebeldes, e ele deve ser repetido a cada 15 dias. “Depois de lavar as madeixas com o xampu, aplico uma ampola de Concentré Oléo Fusion, mecha a mecha, e a máscara. Deixo agir por 5 minutos e enxáguo. Por último, envolvo os fios com o fluido”, esclarece a profissional.

Manutenção – O home care deve ser feito com os produtos da gama Oléo Relax, pois tratam a fibra capilar desde a lavagem. A especialista recomenda hidratações semanais com a máscara para nutrir e disciplinar o cabelo.

Finalização – Para modelar e manter o ondulado bonito e com movimento, Lidiane indica a aplicação do creme para pentear Oléo Relax Slim, da Kérastase, do comprimento às pontas. “Depois, é só amassar as madeixas com as mãos e deixar secar”, ensina.

Fonte: Cabelos & Cia – http://www2.uol.com.br/cabelos/cabelos/ondas_perfeitas.html

Sair da versão mobile