Ícone do site Carreira Beauty Blog

Conheça as Técnicas Orientais de Massagem

Olá!!! Atendendo a algumas solicitações, neste artigo falarei sobre as técnicas orientais de massagem, ou melhor, falarei sobre o ‘berço’ da massagem.


Super Recomendo!


Exatamente, a massagem surgiu no oriente, acredita-se que há 4000 anos em média…E esta é uma bela história, baseada nos fundamentos da Medicina Tradicional Chinesa – MTC, a qual compreende o ser humano como parte da natureza, e como tal, regido pelas mesmas e imutáveis leis. Considera que para termos saúde e equilíbrio, todos os nossos sistemas devem estar em harmonia: físico, mental, emocional e espiritual. E para que isso ocorra, a energia vital, chamada de ki pelos japoneses, e de ch´i pelos chineses, deve fluir de forma satisfatória. O bloqueio, se não corrigido, se transforma em patologia.

Todas as técnicas terapêuticas orientais têm como objetivo corrigir possíveis estagnações, restabelecer a livre circulação da energia e nos conscientizar da responsabilidade que temos em nos manter equilibrados. Só haverá saúde a partir do equilíbrio energético.

A acupuntura trabalha sobre os meridianos, correntes energéticas localizadas sob a pele, por onde fluem e são distribuídas estas energias no nosso corpo, permitindo a manutenção das funções vitais orgânicas. Todas as técnicas orientais trabalham sobre este mesmo sistema. E quais são as principais técnicas?

Anma – técnica da Antiga China, que tem objetivo tanto curativo quanto preventivo, é realizada por cima da roupa, e a pessoa pode estar sentada. Considera os meridianos da acupuntura em sua execução, onde serão realizadas as manobras. Promove o relaxamento muscular e a livre circulação sanguínea e energética. “An ma” significa apaziguar com as mãos, ou na antiga linguagem chinesa, empurrar-puxar. Acredita-se que exista há mais de
3000 anos.

Shiatsu – técnica japonesa, onde shi=dedo e atsu=pressão, então pressão com o dedo. Porém, além dos dedos, utilizamos também palmas e cotovelos durante a sua execução. Seu objetivo é desbloquear os canais energéticos, beneficiar a circulação sanguínea e promover o relaxamento muscular. É uma das técnicas mais praticadas hoje em dia, por conta de sua praticidade e de seus inúmeros benefícios. PS: já foi postado um artigo sobre
este assunto, com maiores informações.

Zen Shiatsu – é a união do Shiatsu e seus princípios, com a filosofia Zen (busca da iluminação através do autoconhecimento). Busca trabalhar sobre os meridianos de forma profunda, porém sem dor. É realizado no chão, onde são realizadas pressões e
alongamentos.

Tui Na – técnica chinesa que utiliza os dedos, mãos, antebraços, cotovelos e também os pés para realizar diversas manobras com o objetivo de promover o desbloqueio energético, ajustamentos de vértebras, alongamentos, rotações das articulações, alívio de dores musculares, melhora da circulação sanguínea a eliminação de toxinas.

Susho – técnica coreana que une os princípios físicos do quartzo aos fundamentos da MTC. É realizada com esferas de quartzo e tem como objetivo trabalhar o fluxo energético do corpo, promovendo o alívio de dores, o relaxamento mental e o equilíbrio emocional. Não tem contra indicações, podendo ser realizada em toda e qualquer patologia.

Reflexologia Podal – técnica que se baseia no princípio de que todos os órgãos, glândulas e estruturas do nosso corpo têm pontos que se refletem nos pés. Não há um consenso sobre a sua origem, pois alguns mencionam que se originou na China, e outros no Egito, mas o importante é que é uma técnica extremamente funcional, pois, aos estimularmos pontos nos pés, estimulamos todo o funcionamento orgânico, promovendo o desbloqueio
energético, o relaxamento muscular e mental, bem como o benefício da circulação sanguínea. Os pés respondem de uma forma intensa pois, além dos pontos reflexos, há mais de 7000 terminações nervosas. Há também a Reflexologia das mãos e orelha.

Há ainda inúmeras técnicas utilizadas na Índia e também a Massagem Tai, originária da Tailândia, mas estes são assuntos para o próximo artigo…

Nos vemos’ na próxima semana!!


Super Recomendo!


Sair da versão mobile