Depilação e maquiagem: cinco cuidados essenciais

Shares
Depilação e maquiagem: cinco cuidados essenciais
Read Carefully

A maquiagem é provavelmente o ritual de beleza mais comum na rotina de todas as mulheres. Mas nos dias em que os pelinhos são extraídos, é preciso negociar com a pele para evitar reações adversas. A dermatologista Amanda Loyola, do Hospital São Vicente de Paulo, no Rio de Janeiro, elaborou um passo a passo para combinar depilação e make-up com segurança.

1. Higienização: pele limpa e segura

Em primeiro lugar é preciso garantir que a pele esteja absolutamente limpa, sem resquícios de poluição e maquiagem. Lave o rosto suavemente, com água fria e corrente, utilizando um sabonete neutro ou específico para o seu tipo de pele. “O contato da cera e de cremes depilatórios com a maquiagem tem resultados imprevistos e, justamente por isso, absolutamente perigosos. Nunca se sabe como todos os ativos podem reagir uma vez que estejam em contato. Manchas, queimaduras e alergias são algumas das reações possíveis”. A dermatologista sugere a finalização dessa etapa com um algodão embebido generosamente em tônico suave, sem sabão ou álcool na composição. O demaquilante não é indicado, pois também possui ingredientes específicos cuja reação durante os processo depilatórios é desconhecida – e, portanto, nada segura.

Após a depilação, a regra é a mesma: todos os agentes depilatórios devem ser removidos para a pele receber os produtos e maquiagem com segurança.

2. Hidratação: devolvendo nutrientes a pele

A água é um elemento constitutivo essencial da pele. O nível de hidratação da pele não é constante; a depilação está entre os fatores externos que alteram as barreiras de proteção da pele – o próprio pelo é um deles. “O hidratante devolve à pele os nutrientes perdidos com a agressão sofrida – independente do processo: pinça, linha, cera, aparelhos elétricos ou cremes depilatórios. É fundamental hidratá-la para acalmá-la e recuperar sua integridade o mais rápido possível. Do mesmo modo, é importante fazer da hidratação um hábito diário: a pele nutrida é mais forte e protegida e sofre menos com a eliminação dos pelinhos”.

3. Proteção: adequada a cada tipo de pele

O uso do filtro solar é obrigatório. “A pele recém-depilada fica extremamente vulnerável a todos os fatores externos. A exposição aos raios UVA e UVB pode provocar queimaduras. E isso não depende das condições metereológicas: ainda que o dia esteja nublado, ou que a rotina se dê em ambientes fechados, as luzes artificias também agridem a cútis. A escolha de uma textura adequada para o seu tipo de pele também garante benefícios extras, seja como aliado na hidratação da pele seca ou respeitando a oleosidade de quem tem tendência à acne”.

4. Agentes calmantes: revertendo reações adversas

Aguarde o período de 4 horas para aplicar a maquiagem. É o tempo mínimo que a pele precisa para fechar os poros e se acalmar totalmente após a extração. Há loções e truques que podem acelerar o processo. Devem ser aplicados após a finalização do procedimento, com o auxílio de um algodão. Mas a maquiagem só está liberada depois que a vermelhidão passar.

5. Maquiagem: corretiva e multi funções

Menos é mais: aplique pouco produto e, dê preferência, apenas um deles – como a base ou o pó compacto por exemplo. Lembre-se: a pele nestas condições está mais exposta. Muitas camadas de maquiagem tende a fechar os poros. Nesse momento a prioridade é promover a oxigenação da cútis para que ela se renove o mais rápido possível.

A especialista aponta dois caminhos seguros. O primeiro é utilizar os produtos que fazem parte da rotina de cada um – com a pele sensível, não é hora de testar novidades.

Outra possibilidade é utilizar as chamadas maquiagens corretivas. “Elas permitem camuflar imperfeições da pele, como sinais, irregularidades e tatuagens. Contudo, trata-se dos produtos que, além de cumprir sua função estética primordial agregam outros benefícios: fotoproteção, agentes hidratantes e antioxidantes. Verifique se o produto escolhido é de alta tolerância – o que significa que pode ser usada por qualquer tipo de pele, pois é hipoalergênica, prevenindo, assim, o surgimento de alergias e irritações cutâneas”.

Carreira Beauty

Carreira Beauty é a comunidade mais queridinha dos profissionais da beleza e está sempre pensando em como ajudar os profissionais da beleza a se destacarem e serem mais valorizados no mercado.

One comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top