Ícone do site Carreira Beauty Blog

Diagnóstico através das Unhas

Diagnóstico através das Unhas

As unhas podem informar mais sobre nossa saúde do que imaginamos. A análise da cor, formato, tamanho, estrutura, composição e aspecto podem auxiliar o diagnóstico de diversos males, que vão desde uma simples carência alimentar até doenças graves, como o câncer.

Esse exame se baseia numa milenar prática terapêutica chinesa, que consiste em fazer diagnósticos através de um estudo geral da Fisiognomonia corporal do paciente e suas extremidades. A unha é um exemplo de extremidade que precisa ser protegida e bem cuidada para poder evidenciar a saúde de quem a possui.

Nas unhas são analisados todas as deformações, manchas, depressões, sinais, pontos coloridos e mudanças de aspecto que revelam sintomas de doenças diversas, que podem ainda não ter se manifestado. Este tipo de exame permite a realização de um trabalho de Medicina Preventiva e faz parte de um método mais abrangente da Medicina Chinesa, que hoje vem sendo visto com bons olhos no Brasil e no Ocidente em geral, devido a sua eficácia e rapidez. A análise da unha revela aspectos muito pessoais de cada paciente como carência vitamínica, verminose, gula, anemia, desequilíbrio hormonal etc.

A unha sadia deve ser rosada e não ultrapassar o tamanho de 50 por cento da terceira junta do dedo correspondente. Deve ser livre de manchas ou sinais sintomáticos; na meia lua (lúnula), está a parte vital, é a raiz da unha que quando atingida, degenera o restante. O ciclo de crescimento de uma unha é de 3 meses para uma criança e 8 meses para um adulto. Entre os fleumáticos é que encontramos a maioria dos roedores de unhas. As pessoas que necessitam de enxofre e sal no organismo, roem as unhas desesperadamente, tentando saciar sua fome. Através da unha é que são expelidas as impurezas em excesso no organismo.

Observe alguns aspectos desta técnica de analise, de mais de 3.500 anos:

Unhas aparadas, limpas e sem esmalte são melhores de ser observadas, a fim de se precaver contra qualquer sintoma interno. A sabedoria oriental milenar, nos mostra que a própria natureza revela os segredos do corpo, e até de personalidade, tudo em nas nossas mãos. Basta observar e entender o que as unhas têm para nos dizer.

Sair da versão mobile