A arte do atendimento não é algo fácil e precisa de muito jogo de cintura para lidar e manter um bom relacionamento com o cliente de forma agradável e simpática.
A função de atender jamais pode se mostrar rotineira. Constitui sério erro definir o atendimento ao cliente como trabalho de rotina. Este pensamento acaba reduzindo a importância dessa função e inibindo a capacidade criativa de quem o executa. A rotineirização da tarefa atendimento é prejudicial para o funcionário e, logo, para a empresa, pois o cliente seria apenas mais um no meio de toda uma gama de consumidores.
Veja 6 dicas práticas para manter um bom relacionamento com o cliente:
– Atenda de imediato – nunca deixe uma pessoa esperando, principalmente se o serviço que estiver fazendo não tiver relação com o assunto que o cliente irá tratar. Para quem espera, um minuto torna-se uma eternidade. Há pessoas que aguardam por dois minutos, e depois são capazes de dizer que esperaram por mais de dez! No entanto, após ter sido inicialmente atendida, a pessoa aguarda com mais calma.
– Demonstre boa vontade – mesmo fora de seu setor, cumprimente a todos. Não só os colegas de trabalho, mas também os clientes. A gentileza não precisa se restringir ao setor de atuação, mas pode (e deve) se estender a todos. É sempre gratificante para o consumidor ser reconhecido e cumprimentado pelo funcionário do salão.
– Aja com rapidez – o tempo é um fator importante na hora do atendimento. Geralmente, o cliente quer que sua necessidade seja satisfeita o mais rápido possível. Porém, cuidado para não passar a impressão de que você deseja se ver livre dele rapidamente. Não confunda rapidez com descaso!
– Dê atenção às reclamações – fique atento a qualquer reclamação, queixa ou sugestão vinda do cliente e encaminhe-as ao superior imediato para verificação.
– Demonstre simpatia, como um bom cartão de visitas – lembre-se de que sua imagem corresponde à da empresa. Cuide de sua aparência e vestuário, para que esteja sempre apresentável, mantendo-o limpo e bem cuidado, e do seu material de trabalho, mantendo-o organizado. Use palavras cordiais e dê informações corretas.
– Garanta qualidade para seu ambiente de trabalho – faça a manutenção diária da limpeza e cuide dos móveis e objetos de trabalho do salão de beleza. Deixe sempre à mão os objetos de que necessita. Em um salão de beleza limpo e organizado, todos desempenham melhor suas funções.