Ícone do site Carreira Beauty Blog

A diferença entre maquiagem definitiva e micropigmentação

A micropigmentação é o de­pósito de pigmentos na camada subepidérmica da pele com o auxílio de um dermógrafo e agulhas apropriadas. O pigmento é introduzido em camada super­ficial, que sofrerá um desgaste juntamente com a camada cór­nea. Assim, sua permanência será temporária. A partir do 12° ao 18° mês, o pigmento poderá sofrer um clareamento gradativo necessitando de uma reavaliação e, se necessário, será feito o retoque para que seu traço e cor sejam acentuados. Mas, na maio­ria dos casos, sua permanência na pele é de dois a cinco anos.


O aplicativo mais comentado pelas esteticistas:


São várias as regiões onde se pode realizar a micropigmen­tação. As mais comuns são as sobrancelhas, olhos e lábios. “A pele saudável é o limite”, diz Vilma Hupalo, micropigmenta­dora.

Nas sobrancelhas podem ser realizadas algumas técnicas, como a tridimensional, que provoca efeito esfumaçado no sentido do crescimento dos fios. É indicada para poucas falhas a moderada. A técnica degradê permite a união do efeito esfu­maçado com a técnica de fio a fio. É indicada para quase todos os tipos de sobrancelhas. Já a técnica fio a fio reproduz um fio preenchendo falhas, dando volume e forma à sobrancelha, realizada na maioria das vezes em pessoas que possuem um volume de pêlos razoável.

A técnica compacta consis­te em fazer um traço perfeito, reproduzindo uma sobrancelha. É utilizado mais em casos em que a pessoa tem poucos pêlos ou nenhum.

Por fim, a técnica esfumaça­da é um efeito de maquiagem, como se fosse uma sombra pas­sada ligeiramente na sobrance­lha, para dar mais cor e volume. É utilizada mais em sobrancelhas com médio volume.

Delineador e contorno dos olhos

Nos olhos, a micropigmentação não é realizada na mucosa, como quando se utiliza lápis de olho. O pigmento é introduzido na linha rente aos cílios superiores e inferiores, “dando um efeito incrível de cílios mais volumosos e olhos com vida, contornados.” A intenção, segundo Vilma, é “não deixar aquela imagem de maquiagem carregada, pesada, de como se a mulher estivesse acordando de maquiagem. E sim de realçar a sua beleza.”

O efeito lifting ou iluminador visa deixar as pálpebras ilumina­das com efeito lifting. É ideal para realçar o traçado da sobrancelha.

Já o contorno e preenchi­mento labial é uma técnica utili­zada para contornar os lábios que não possuem um delineamento natural, ou seja, são assimétricos. O preenchimento é ideal para dar cor a lábios muito claros, que nem se percebe a linha branca (linha entre a pele e a mucosa), ou apenas para dar a cor que deseja ter nos lábios.

Despigmentação

Com a utilização de um de­terminado cosmético, serve para remover o pigmento já introduzido na pele, corrigindo cores indesejadas (azuladas, esverdeadas, avermelhadas e acinzentadas) e a assimetria da sobrancelha. Segundo Vilma, pode ser utilizada também para a remoção de tatuagem. Neste caso, é necessária uma avaliação para ver a que grau se chega de clareamento da tatuagem, poden­do após a despigmentação, fazer um trabalho de camuflagem.

De acordo com Vilma, com a moderna técnica em micropig­mentação fio a fio 3D, as imper­feições são disfarçadas, realçando os traços mais marcantes do ros­to feminino. “Olhos delineados, bocas expressivas, sobrancelhas desenhadas, marcas do rosto rosadas fazem parte de um rosto bonito, sendo uma das principais características de uma aparência jovem. E por meio da micropig­mentação é possível recuperar esses traços que são apagados com o envelhecimento”, conclui Vilma.

Maquiagem Definitiva X Micropigmentação

Micropigmentação: é um pro­cedimento diferente da antiga maquiagem definitiva, porque é, na verdade, uma maquiagem temporária. O aparelho usado tem uma rotação menor que o da tatuagem, deixando o traço mais suave. O pigmento usado é próprio para o rosto e não sofre variação de cor como o da tatuagem, que após alguns anos azulava as sobrancelhas.

Maquiagem definitiva: é um tipo de tatuagem que perfura a camada mais profunda da pele. Se o resultado não agradar, é complicado livrar-se do pro­blema.


O aplicativo mais comentado pelas esteticistas:


Sair da versão mobile