A micropigmentação é o depósito de pigmentos na camada subepidérmica da pele com o auxílio de um dermógrafo e agulhas apropriadas. O pigmento é introduzido em camada superficial, que sofrerá um desgaste juntamente com a camada córnea. Assim, sua permanência será temporária. A partir do 12° ao 18° mês, o pigmento poderá sofrer um clareamento gradativo necessitando de uma reavaliação e, se necessário, será feito o retoque para que seu traço e cor sejam acentuados. Mas, na maioria dos casos, sua permanência na pele é de dois a cinco anos.
O aplicativo mais comentado pelas esteticistas:
São várias as regiões onde se pode realizar a micropigmentação. As mais comuns são as sobrancelhas, olhos e lábios. “A pele saudável é o limite”, diz Vilma Hupalo, micropigmentadora.
Nas sobrancelhas podem ser realizadas algumas técnicas, como a tridimensional, que provoca efeito esfumaçado no sentido do crescimento dos fios. É indicada para poucas falhas a moderada. A técnica degradê permite a união do efeito esfumaçado com a técnica de fio a fio. É indicada para quase todos os tipos de sobrancelhas. Já a técnica fio a fio reproduz um fio preenchendo falhas, dando volume e forma à sobrancelha, realizada na maioria das vezes em pessoas que possuem um volume de pêlos razoável.
A técnica compacta consiste em fazer um traço perfeito, reproduzindo uma sobrancelha. É utilizado mais em casos em que a pessoa tem poucos pêlos ou nenhum.
Por fim, a técnica esfumaçada é um efeito de maquiagem, como se fosse uma sombra passada ligeiramente na sobrancelha, para dar mais cor e volume. É utilizada mais em sobrancelhas com médio volume.
Delineador e contorno dos olhos
Nos olhos, a micropigmentação não é realizada na mucosa, como quando se utiliza lápis de olho. O pigmento é introduzido na linha rente aos cílios superiores e inferiores, “dando um efeito incrível de cílios mais volumosos e olhos com vida, contornados.” A intenção, segundo Vilma, é “não deixar aquela imagem de maquiagem carregada, pesada, de como se a mulher estivesse acordando de maquiagem. E sim de realçar a sua beleza.”
O efeito lifting ou iluminador visa deixar as pálpebras iluminadas com efeito lifting. É ideal para realçar o traçado da sobrancelha.
Já o contorno e preenchimento labial é uma técnica utilizada para contornar os lábios que não possuem um delineamento natural, ou seja, são assimétricos. O preenchimento é ideal para dar cor a lábios muito claros, que nem se percebe a linha branca (linha entre a pele e a mucosa), ou apenas para dar a cor que deseja ter nos lábios.
Despigmentação
Com a utilização de um determinado cosmético, serve para remover o pigmento já introduzido na pele, corrigindo cores indesejadas (azuladas, esverdeadas, avermelhadas e acinzentadas) e a assimetria da sobrancelha. Segundo Vilma, pode ser utilizada também para a remoção de tatuagem. Neste caso, é necessária uma avaliação para ver a que grau se chega de clareamento da tatuagem, podendo após a despigmentação, fazer um trabalho de camuflagem.
De acordo com Vilma, com a moderna técnica em micropigmentação fio a fio 3D, as imperfeições são disfarçadas, realçando os traços mais marcantes do rosto feminino. “Olhos delineados, bocas expressivas, sobrancelhas desenhadas, marcas do rosto rosadas fazem parte de um rosto bonito, sendo uma das principais características de uma aparência jovem. E por meio da micropigmentação é possível recuperar esses traços que são apagados com o envelhecimento”, conclui Vilma.
Maquiagem Definitiva X Micropigmentação
Micropigmentação: é um procedimento diferente da antiga maquiagem definitiva, porque é, na verdade, uma maquiagem temporária. O aparelho usado tem uma rotação menor que o da tatuagem, deixando o traço mais suave. O pigmento usado é próprio para o rosto e não sofre variação de cor como o da tatuagem, que após alguns anos azulava as sobrancelhas.
Maquiagem definitiva: é um tipo de tatuagem que perfura a camada mais profunda da pele. Se o resultado não agradar, é complicado livrar-se do problema.
O aplicativo mais comentado pelas esteticistas: