Ícone do site Carreira Beauty Blog

Email marketing para divulgar seu negócio

email-marketing-para-divulgar-seu-negocio

Você tem o e-mail atualizado de todos os clientes do seu espaço de beleza?

Ter o e-mail de seus clientes pode ser uma excelente forma de relacionamento e fidelização. Manter essa lista de emails atualizadas é uma das formas de marketing de melhor custo benefício para qualquer empresa. Áreas comerciais no mundo inteiro gastam milhares de reais em listas de e-mail para divulgar seus produtos/serviços e você já tem essa lista sem gastar quase nada, pois eles já são os seus clientes.


Super Recomendo!


Por que devo enviar email marketing?

Ele é personalizável

O e-mail é pessoal e individual, sabendo usar de forma correta é uma excelente ferramenta para construir um relacionamento com os clientes. Ele é uma das poucas ferramentas na qual você pode segmentar o seu público, por exemplo: você pode enviar um e-mail específico as clientes que vão toda a semana no salão, outro para aqueles que não frequentam o salão há mais de dois meses, e por aí vai.

O alcance orgânico está morrendo

Hoje está cada vez mais difícil fazer os posts alcançarem a todos os seus seguidores nas redes sociais. O facebook por exemplo, só distribui o conteúdo postado na sua fan page para cerca de 5% dos seus fans. Isso pois ele deseja que as marcas e empresas invistam em anúncios para que suas postagens tenham maior alcance.

É econômico e fácil

É possível criar campanhas de email marketing gastando pouco dinheiro, as vezes é possível fazer isso sem gastar nada. Uma boa campanha para os seus clientes pode ser criada apenas com e-mails de texto se eles forem bem escritos, cativantes e personalizados.

É ágil

Segundo o estudo Channel Preferences Survey, de fevereiro de 2012, da ExactTarget, 91% das pessoas vê seu e-mail diariamente. Isso torna rápido o retorno das campanhas de email marketing. Aproveite para fazer aquela promoção relâmpago e veja o quão rápido os clientes entrarão em contato.

É compartilhável

Os seu clientes podem facilmente enviar seus e-mails para outros potenciais clientes (amigos, familiares, etc). Ainda segundo o estudo anterior, 63% das pessoas usam e-mail para compartilhar conteúdos.

Como começar

1. Tenha o e-mail dos seus clientes

Os melhores momentos para ter o cadastro do cliente é enquanto ele aguarda ser atendido ou quando ele está pagando, por isso oriente a sua recepção para sempre cadastrarem o e-mail dos seus clientes.

2. Escolha a ferramenta certa

A ferramenta ideal para gerenciar a sua lista de emails depende do quão grande e segmentada você deseja que ela seja. Caso o seu espaço seja pequeno e você não deseje fazer uma segmentação tão profunda dos seus clientes é até possível gerenciar os seus contatos através próprio e-mail do seu espaço, separando os clientes por grupos.

Caso a sua base seja mediana ou grande e você deseje segmentar os seus clientes (por idade, serviços, etc) é fundamental escolher uma ferramenta de email marketing para te ajudar. Na ferramenta você poderá importar sua lista com os emails de clientes guarde-os em um excel) ou até mesmo integrar de forma automática (procure um profissional de TI para te ajudar), onde cada novo cadastro é automaticamente salvo na plataforma. Se o seu espaço já utiliza algum software de gestão ele provavelmente já possui esse sistema de integração.

Recomendamos o Mail Chimp para gerenciar os seus emails, essa ferramenta é uma das mais usadas por pequenas empresas no mundo e possui uma versão gratuita 😀

3. Comece a escrever os seus e-mails

Pense em quais momentos você gostaria de impactar o seu cliente e comece a escrever as suas campanhas. As ferramentas de gestão de email marketing geralmente possuem um ambiente para te ajudar na criação do e-mail, mas caso escolha por e-mails de texto, apenas o editor de e-mails do seu computador será suficiente.  Escreva modelos personalizados (aniversário, datas comemorativas, promoções, etc) e deixe-os salvos para quando for dispará-los.

Bônus: tenha bom senso!

Algumas pessoas se empolgam com os resultados do email marketing e começam a lotar a caixa de entrada dos seus clientes com emails e mais emails. Pense, você gosta de receber vários e-mails de propaganda? Pois bem, seu cliente também não, por isso é muito importante sempre fazer um planejamento dos momentos que você irá usar essa ferramenta para alcançar o seu cliente. Invista em fazer e-mail bonitos, bem escritos, sem erros de português e que agregue valor para o cliente. Afinal, da mesma forma como um bom email marketing é capaz de construir um bom relacionamento entre você e seu cliente ele também pode fazer o cliente achá-lo chato e invasivo.


Super Recomendo!


Sair da versão mobile