Ícone do site Carreira Beauty Blog

Entrevista Exclusiva com Simone Barcelos – Maquiadora Profissional

entrevista-exclusiva-simone-barcelos-maquiadora-boticario-escola-madre

Conversamos com nossa expert de maquiagem Simone Barcelos que nos contou um pouco da sua carreira, negócios e dicas riquíssimas para quem está atuando nessa profissão.

Nome: Simone Barcelos
Profissão: Empresária e Especialista em Beleza
Formação:
Stick Art (Make Up Forever)  – Espanha
Pós Graduada em Cosmetologia Aplicada à Estética – Senac São Paulo
1. Por que você escolheu trabalhar no mercado da beleza?
Escolhi o mercado da beleza por que nele consigo desenvolver duas faces que gosto muito de trabalhar: o lado artístico e o lado técnico.
Na parte artística estudamos cores, formas, história, fotografias, filmes, tendências de moda, criação e desenvolvimento de imagens.
Na parte técnica precisamos aprender sobre estrutura e funcionamento da pele, cosmetologia, assepsia de materiais e também ter domínio sobre o visagismo e atendimento personalizado de cada caso.
2. Como foi o inicio da sua carreira?
Fiz cursos de maquiagem profissional para aprender sobre a parte mais técnica – aplicação correta dos produtos, visagismo e colorimetria –  e também fiz assistência para diversos maquiadores para aprender na prática como funciona no dia a dia o papel do maquiador.
3. Qual a maior dificuldade você encontrou no inicio de carreira ?
A maior dificuldade foi montar a própria maleta sem ajuda, sem conhecer à fundo os produtos existentes no mercado. Errei bastante até encontrar os produtos certos, comprei vários que acabava nem utilizando, até achar os que tinham o resultado que eu procurava.
4. Como é seu dia-a-dia de trabalho?
Eu trabalho em diversos segmentos do mercado de beleza, por isso não tenho uma rotina definida.
Faço maquiagens para fotos e filmes de publicidade, crio e desenvolvo as coleções de maquiagem da marca Panvel Make Up, sou responsável pelos treinamentos de maquiagem para as curadoras de beleza da marca “The Beauty Box” (Boticário) e participo de programas de TV e internet dando dicas de beleza,
Também faço a direção de maquiagem dos vídeos tutoriais da marca “Quem Disse,Berenice? “, então cada dia estou em um lugar diferente! Às vezes em estúdio, às vezes em locações, até na praia a gente grava!
Atualmente tenho ficado mais na minha escola, a Madre Conhecimento Criativo, onde coordeno cursos ligados à beleza, moda e artes visuais. Na escola também dou cursos de maquiagem profissionalizantes e tenho meu escritório, onde escrevo conteúdo de beleza para sites, recebo clientes, colaboradores e tenho meu acervo de livros, maquiagens, referências.. é o meu cantinho de ter idéias!

 

5. O que você faz para se manter atualizada na profissão?
Procuro ir em todas as feiras e eventos ligados à beleza, gosto de acompanhar os desfiles internacionais para saber as principais tendências e também leio alguns blogs de moda e maquiagem. Além disso procuro acompanhar os lançamentos de maquiagens e cosméticos, adoro ver novos produtos e formulações no mercado.
6. Você tem seu próprio negócio, nos fale mais dele e como é ser empreendedora?
A MADRE Conhecimento Criativo é um núcleo formado com o objetivo de unir pessoas, empresas e profissionais da indústria criativa para a troca de experiências e expansão do conhecimento em beleza,moda  e artes visuais. Aqui ofereceremos cursos e experiências para ajudar as pessoas a se desenvolverem e usarem mais a criatividade no seu meio.
Teremos parcerias com escolas internacionais, para trazer o que há de mais atual nas nossas aulas.
Nossa primeira parceria é a LA College of Creative Arts, uma escola com sede em Dublin e unidades em Londres e Los Angeles. Traremos em janeiro os principais cursos de beleza oferecidos por eles, com todo o método criado e desenvolvido por eles, professores especialistas em beleza e produtos de alta qualidade.
Ser empreendedora muita realização, conquista e aprendizado ao mesmo tempo. É voar aprendendo a pilotar ao mesmo tempo, com dedicação total a um projeto sem separar trabalho da vida. Tudo se mistura, é a realização de um sonho. O que dá muito trabalho, mas muita alegria ao trabalho.
7. Quais dicas você daria para outros profissionais que queiram ter seu próprio negócio?
Ter o próprio negócio é um sonho…para quem gosta de trabalhar muito! É muito bom trabalhar para ver o próprio negócio crescer e prosperar, mas a dedicação tem que ser intensa para que haja um bom retorno.
Ter o próprio negócio é vivê-lo praticamente em todos os momentos, dar atenção e se preocupar com todos os detalhes, é preciso ser responsável e saber liderar sua equipe. Mas se você faz algo que gosta muito, isso tudo se torna mais fácil!
É muito importante manter-se sempre atualizado e dedicar-se à criar novas experiências, pois para ter sucesso é preciso sempre inovar.

8. Qual o segredo de sucesso para um profissional que trabalha com beleza?
Dominar o serviço que está oferecendo, aprimorar-se buscando cada vez mais conhecimento. Ser acessível sempre, tanto com os clientes como com os colegas de profissão, não ter medo de trocar idéias e dividir informações com outros profissionais da área. Manter-se atualizado com as tendências de moda e de lançamentos de produtos.
9. Quais dicas você daria para uma pessoa que queira se tornar maquiadora  profissional?
O melhor caminho é procurar boas escolas para a formação técnica e em seguida fazer assistência para maquiadores profissionais experientes. Manter-se atualizado sobre os lançamentos de produtos e tendências de beleza também é importante, assim como fazer cursos de especialização na área escolhida para oferecer um bom trabalho.
10. Nos diga uma tendência de maquiagem que os profissionais não podem deixar de  saber
Pele natural é uma super tendência e também uma técnica que nunca sai de moda. Uma pele bem feita mas sem pesar na quantidade de produtos, onde as imperfeições estão escondidas mas a textura e brilho natural da pele ainda estão aparentes.

11. Deixe um recado para os profissionais do Carreira Beauty
Trabalhar com beleza é muito gratificante! É maravilhoso finalizar um trabalho e ver sua cliente sorrindo e com a auto estima elevada ou ver seu trabalho impresso numa revista com uma beleza incrível que você produziu. Se vocês gostam de trabalhar com beleza, não desistam dos seus sonhos! Estudem sobre o mercado, invistam em conhecimento e preparem-se para trabalhar num dos mercados que mais tem crescido na economia do brasil. Existem muitas boas oportunidades, com esforço e dedicação é possível ter o trabalho dos sonhos: ser bem remunerado para fazer aquilo que a gente ama!
Sair da versão mobile