Ícone do site Carreira Beauty Blog

Especialistas desvendam os mitos que rondam o universo dos esmaltes

especialistas-desvendam-os-mitos-que-rondam-o-universo-dos-esmaltes

Os esmaltes, nos últimos tempos, têm se tornado queridinho das mulheres. Suas diversas cores, texturas e tipos de cobertura são cuidadosamente pensados para agradar esse público que está cada vez mais exigente.

Porém, mesmo que com esses cuidados dos fabricantes, ainda há mitos que rondam esse universo. Muitas são as dúvidas quanto a sua qualidade, as possíveis manchas e fortalecimento das unhas. Por isso, profissionais especializados respondem se as dúvidas são mitos ou verdades. Veja:

1. Passar muitas camadas faz com que o esmalte dure menos?

VERDADE: O excesso de esmalte, além de deixar a unha com um aspecto feio, faz com que ela fique grossa, com maior possibilidade de amassar a superfície e deixar o visual opaco. O ideal é não aplicar amis do que duas camadas de esmaltes seguidos de extrabrilho, o que ajudará a proteger a cor.

2. Esmaltes escuros mancham as unhas?

VERDADE: Eles podem manchá-las sim, já que penetram nos poros das unhas, tornando-as amareladas. O que deve ser feito é intercalar seu uso com esmaltes mais claros. Vale lembrar que, a cor escura não faz com que a unha cresça mais forte. O que fará isso é o cuidado com a hidratação, aplicação de bases fortalecedoras e lixá-las semanalmente.

3. Adicionar formol ao esmalte ajuda a fortalecer as unhas?

MITO: As preparações com o formol para endurecimento das unhas não devem estar no esmalte, pois elas precisam seguir uma concentração especifica para essa finalidade. Além disso, não devem ser aplicadas rente às cutículas, mais um ponto que não possibilita sua utilização misturada ao esmalte. O ideal é sempre procurar um dermatologista, que indicará o melhor tratamento.

4. Sempre devemos deixar as unhas respirar?

VERDADE: Os esmaltes podem tornar as unhas quebradiças, pois ressecam a lamina ungueal, tornando-as opacas, sem resistência e elasticidade, fazendo com que as bordas rompam com facilidade. O ideal é tirar o esmalte e deixa-las “respirar” por um período.

5. Devemos passar sempre uma camada de base antes do esmalte?

VERDADE: A base tem a função de proteger a unha de pigmentos que se depositam sobre elas, além de fortalecê-las (se o produto tiver em sua composição vitaminas e nutrientes associados) e fixar melhor o esmalte.

6. Adicionar acetona ajuda a dissolver a cor de um esmalte antigo?

VERDADE: No entanto, isso não deve ser feito, pois altera-se a composição do esmalte, deixando-o difícil de secar. Apesar de ficar com aparência de mais fluido, sua fixação também estará prejudicada.

7. A alergia aos esmaltes pode se manifestar em diversas partes do corpo?

VERDADE: Os esmaltes possuem componentes que podem causar alergia em algumas pessoas. Essas alergias se manifestam geralmente no pescoço, rosto e mãos (vermelhidão e coceira), apresentam inchaço nas pálpebras dos olhos e coceira nas cutículas. No mercado, já existem diversas marcas de esmaltes (Nacionais e importados) que são hipoalergênicos.

8. O vírus da hepatite C não consegue viver dentro do frasco de esmalte por causa dos componentes químicos (como solventes) presentes no esmalte ?

MITO: A hepatite é uma doença silenciosa que pode demorar até 20 anos para se manifestar. O vírus da hepatite C pode se manter vivo por até quinze dias dentro de um frasco de esmalte e por mais de 7 dias, o vírus da Hepatite C permanece no sangue seco. A transmissão no esmalte ocorre depois que a manicure ao retirar a cutícula, fere o local, ocorrendo o sangramento. Ao passar o pincel do esmalte sobre a cutícula e a unha, contamina o pincel com o sangue que ao ser levado pra dentro do frasco de esmalte, armazena ali o vírus por até 15 dias.

Fonte: Ikesaki – http://www.ikesaki.com.br/noticia/3161/especialistas-desvendam-os-mitos-que-rondam-o-universo-dos-esmaltes-.html

Sair da versão mobile