Ícone do site Carreira Beauty Blog

Dicas de gestão de tempo para salões e spas

Dicas de gestão de tempo para salões e spas

A época de final de ano no salão e no spa é sempre muito corrida. Geralmente nos sentimos cansados e muito atarefados. A gestão do tempo e priorização de atividades, que já não é uma fácil durantes os outros meses do ano, pode parecer uma tarefa impossível em meio a tanto movimento. Para isso, criamos uma lista de 9 dicas efetivas que irão te ajudar a se sentir mais no controle do seu salão e spa nesse final de ano.


Super Recomendo!


1. Desligue-se para ter mais tempo para gerenciar o seu negócio.

Nosso cérebro precisa de “um tempo”, um descanso. É assim que ele funciona.

“Checar” constantemente nosso telefone, e-mail ou redes sociais, não só nos esgota como diminui a nossa concentração.

#Dica: Para evitar o hábito constante de “checar” determine horários específicos para essa atividade e dê ao seu cérebro “um tempo” dessa hyperconectividade. Se a tentação for grande, mantenha o celular longe dos seus olhos.

2. Não seja multitarefas. Você pode se orgulhar da sua habilidade de ser multitarefas, mas saiba que, você está se iludindo.

Fazer várias tarefas ao mesmo tempo ou trocar constantemente de uma tarefa a outra, voltar a primeira e assim sucessivamente pode reduzir o tempo de conclusão da tarefas em 40%. Ao invés de agilizar o nosso trabalho, ser multitarefas nos atrasa. Se você não resiste a conferir aquele alerta luminoso do celular, desliga-o.

3. Olhe o relógio para tornar o seu tempo mais eficaz.

Pense no dia que antecedeu o início das suas últimas férias. Quanta “papelada” do seu negócio você conseguiu finalizar ou passar aos seus funcionários? Aposto que foi um dos seus dias mais produtivos e focados em meses. Pesquisas mostram que quando estamos cientes do tempo, nós somos consideravelmente mais produtivos.

#Dica: Programe alarmes a cada 30-60 minutos para “enganar o seu cérebro”.

4. Não faça reuniões no salão ou spa, elas “comem” tempo.

Essa é uma dica que todos conhecem mas que não sabem aderir a ela. Você realmente precisa marcar aquela reunião no seu espaço? Uma ligação não resolveria?

#Dica: Tente reduzir uma reunião por semana. Assim, aos poucos, você esvazia o seu calendário.

5. Recupere o controle, use “porque”.

Explique o “porque” você está dizendo não a um pedido de uma cliente, ou porque está fechando o salão no horário.

Pesquisas mostram que incluir “porque” em seus argumentos os tornam mais racionais e aceitáveis. “Desculpe, eu não posso te atender depois do horário no próximo Sábado porque…”

6. Use truques para superar a procrastinação nos negócios.

Tem um projeto ou tarefa difícil que você provavelmente vai adiar? Veja essa dica.

#Dica: Dias antes da data em que você pretende começar a trabalhar no projeto ou tarefa pare 20 minutos para pensar sobre ela. Nada muito trabalhoso, um esboço, mapa mental, ou lista. Depois jogue-o fora. Com isso você engana o seu subconsciente e quando começar a trabalhar no projeto ele irá fluir como mágica pois o seu cérebro já estará inconscientemente acostumado com ele.

7. Reinvente a sua metodologia de trabalho para criar mais tempo.

Somos tão ocupados, estamos tão ocupados para pensar “fora da caixa”.

Olhe as tarefas que você faz diariamente e pergunte-se como fazê-las de forma que sejam mais rápidas, fáceis e leves. Pergunte-se: “Como economizar um minuto para poupar horas?”

Pode ser algo simples como montar um modelo padrão para suas reuniões de feedback com seus funcionários. Ou a criação de um manual de normas do seu negócio para ser entregue a cada novo funcionário que se juntasse a equipe de seu spa ou salão. Com isso você economizaria horas. Os funcionários novos leriam o manual e você teria uma reunião mais produtiva com eles, apenas para sanar dúvidas ao invés de explicar detalhadamente. Sem contar que um a existência de um manual formaliza todas as instruções passadas aos funcionários, prevenindo futuros problemas.

8. Sinta-se menos sobrecarregado em seu salão ou spa.

Você usa qualquer tempo livre, “checando” os emails de negócios ou publicando na página do Facebook do salão?

Você será mais produtivo e se sentirá menos sobrecarregado se, na hora da sua pausa, se afastar do telefone do salão, dos tablets e telas que te remetem ao trabalho, e fazer realmente uma pausa.

9. Sorria e sinta-se no controle do seu tempo.

Se queremos nos sentir menos sobrecarregados e fora do controle nós devemos sorrir.

O sorriso, comprovadamente, diminui o estresse, a pressão alta e está diretamente ligado a liberação de endorfinas. Aparentemente, de acordo com pesquisas, um simples sorriso estimula o cérebro mais que do 2000 barras de chocolate. Pense no quanto de calorias você não economiza com um sorriso.

#Dica: Um terço dos adultos sorriem menos de 20 vezes ao dia. Então tenha em mente: “Não importa o quanto você tenha a fazer, você se sentirá menos ocupado se sorrir”.

Se você não quiser tentar seguir nenhuma das outras dicas, tudo bem. Mas essa última você tem que fazer!


Super Recomendo!


Sair da versão mobile